Ética não é Produto mas Vende!



A ética sem dúvida será o alicerce que sustentará todo o profissional no mercado nos dias de hoje. A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta, e segundo o Dicionário Aurélio, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”.

Alguns diferenciam ética e moral de vários modos:

- Ética é princípio, moral são aspectos de condutas específicas;
- Ética é permanente, moral é temporal;
- Ética é universal, moral é cultural;
- Ética é regra, moral é conduta da regra;
- Ética é teoria, moral é prática.

Os lideres empresariais descobriram que a ética passou a ser um fator que agrega valor à imagem da empresa. Da mesma maneira ela agrega valor a um profissional de vendas, principalmente nos dias de hoje.

Eis a razão da crescente preocupação, entre os empresários, com a adoção de padrões éticos para suas empresas e representante, vendedores. Sem dúvida, os profissionais serão analisados através do comportamento e das ações por eles praticadas, tendo como base um conjunto de princípios e valores.

Da mesma forma que o indivíduo é analisado pelos seus atos, as empresas, os clientes avaliam a conduta dos profissionais, principalmente os de vendas, sobretudo após a edição de leis que visam a defesa de interesses coletivos, código de Defesa do Consumidor.

A credibilidade de um representante é o reflexo da prática efetiva de valores como a integridade, honestidade, transparência, qualidade do produto, eficiência do serviço, respeito ao consumidor, entre outros.

A ÉTICA nos negócios vende. Isso é o que temos que ter clareza.

No mundo corporativo, tão habituado aos modismos e às novas teorias de gestão, a impressão que se tem é que existe uma perda de identidade em relação aos valores essenciais do relacionamento entre as pessoas, que tanto são apregoados como base para a sociedade. É um fenômeno interessante e ao mesmo tempo preocupante.

A mesma cobrança ÉTICA que colocamos na sociedade e na clareza das relações pessoais, devemos cobrar nos relacionamentos comerciais.

Vale lembrar que o melhor negócio é nunca perder negócios. O grau de confiança, que sempre colocamos em nossos relacionamentos pessoais, está em jogo diariamente. Um deslize neste campo é tão grave quanto um erro técnico. Ou mais. Afinal a técnica pode recuperar um acontecimento. Já a honestidade é uma obrigação. Que se não cumprida precisará de mais provas do que uma engrenagem funcionando.
Autor: Daniel Borges


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