ASPECTO GERENCIAL



ASPECTO GERENCIAL




Além do requisito técnico, o bom gerente deve atender principalmente ao requisito do quociente de equilíbrio emocional adequado, pois o requisito técnico pode ser satisfeito apenas com a memória, sendo este um dos atributos da inteligência que não o principal; pois o principal atributo da inteligência é a capacidade de discernimento.

O bem discernir depende diretamente da humildade e da maturidade de uma pessoa e, por aí se vê, que não é assim tão fácil encontrar um bom gerente, uma vez que, a humildade não é da natureza humana e, não sendo natural, exige esforço para ser adquirida.

É preciso ter humildade para entender que o gerente não pode e não deve ocupar o papel de ator principal de uma organização. Muito antes pelo contrário. Ao gerente cabe o papel de contra-regra, que é quem prepara todos os itens necessários a fim de que os atores principais desempenhem o seu papel da melhor maneira possível.

A maturidade, por sua vez, impede o preciosismo desmedido. Faz-se necessário ter maturidade para entender que o trabalho deve ser executado com respeito ao ponto de vista e ao modo particular de quem o executa, restando ao gerente apenas a avaliação e o controle do aspecto finalístico do seu conteúdo, não podendo haver a pretensão descabida de que o subordinado hierárquico faça o trabalho exatamente do modo do seu gerente, desrespeitando-se a individualidade e o talento de cada um. Aliás, diga-se de passagem, o respeito pelo outro é a base de qualquer relacionamento, seja pessoal, ou profissional.

Faz parte do espírito gerencial o bom acolhimento de críticas e a reflexão rigorosa e honesta face ao confronto com idéias divergentes, pois, enquanto o espírito crítico analisa os prós e os contras de determinada situação, o espírito de crítica está sempre disposto a denegrir a imagem de todos, combatendo pessoas ao invés de idéias.

Uma gerência ideal não pode pretender ser a mola propulsora, nem a locomotiva de uma entidade, ou a protagonista das suas principais ações. Em uma empresa, tal missão é de fato e de direito, de cada funcionário, lembrando sempre que a Organização vem antes do Cargo, pois não existe carreira sem Instituição e, portanto, todos precisam trabalhar em prol de uma Organização Institucional de excelência, para que se tenha um produto prestigiado pelo mercado e reconhecido pela sociedade.

Se cada peça desta grande engrenagem cumprir o seu papel, todos sairão ganhando, pois do senso profissional de cada um, depende o futuro coletivo. Cada qual fazendo a sua parte com a consciência de que o verdadeiro adversário encontra-se do lado de fora da organização, já que estão todos no mesmo barco e precisam alinhar a direção para, só então, saber avaliar se os ventos são bons ou ruins.
Autor: Marcelo Lyra de Almeida


Artigos Relacionados


Saiba Por Que O Responsável Pelo Sucesso E Pela Liderança Da Equipe é O Gerente.

O Papel Do Gerente De Projetos

Como Funciona O Treinamento Gerencial?

Gerente Ou LÍder?

Gerente Ou Líder ?

Treinamento De Gerentes

O Papel Do Mentor Nas OrganizaÇÕes - Compreensão De Si Mesmo E Dos Outros