A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Falar de conhecimento científico não é tarefa fácil, pois, exige fazer uma leitura minuciosa de uma série de implicações que envolvem as questões filosóficas, a ciência, a política, a economia e a ética. Porém, nesse emaranhado da epistemologia se pretende entender, analisar e avançar numa reflexão sobre a temática, discorrendo de forma crítica e prática sobre algumas ocorrências do conhecimento científico e sua importância para a vida do cidadão comum. Pretende-se, também, neste contexto, discutir abertamente o conhecimento científico buscando maior esclarecimento sobre ele, numa abordagem crítica e qualitativa para a vida acadêmica.
2 A IMPORTÃNCIA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O homem ao nascer é meramente condenado a viver em um mundo que lhe é estranho até então. Logo, é obrigado a interpretar a si mesmo e a interpretar o mundo do qual ele passa a fazer parte. Então, quando o homem começa a entender e criar suas próprias representações para as coisas do mundo, ele passa a dar forma e significado a elas e assim, a conhecê-las. Eis que surge o processo ao qual denominamos aqui de conhecimento.
Segundo Garcia (1997, p.45), o conhecimento é uma forma de estar no mundo. E, durante o processo de aquisição de conhecimento o homem percebe que ele é um ser em constante construção, um ser que está em mutação e que pode ser melhorado diariamente se este estiver aberto à realidade.
Conforme nos coloca Gil (1999, p.26)
O conhecimento só é científico se for passível de verificação, isto é... Torna-se necessário descrever as operações mentais e técnicas que possibilitam obter o conhecimento. Para tanto, entende-se que o conhecimento científico é diferente do conhecimento comum e mais popular ao qual denominamos senso comum.
O senso comum é pouco questionado. È um conhecimento piamente copiado, acreditado sem contestação, dado fé. É o conhecimento passado de geração a geração. É algo quase que imutável, uma crença.
O conhecimento científico caminha avesso ao senso comum. Para que um conhecimento do senso comum passe a ser um conhecimento científico, basta-nos problematiza-lo, criar obstáculos para ele, criticá-lo e nunca aceitá-lo como algo pronto, definitivo. Por exemplo, se alguém lhes disser que sai leite de uma pedra, não aceite como crença, duvide, conteste, vá a campo, pesquise, averigúe e prove que a pedra é só um abstrato e que dela não sai leite, faça demonstrações para provar tal fato. Assim, esse processo de pesquisa e investigação séria que o levou a crítica e ao estudo mais minucioso para provar que a pedra era somente um abstrato denominamos método científico e, o fato depois de provado, denomina-se conhecimento científico ou epistemologia.
Garcia (1997, p.45) nos coloca que a realidade do conhecimento científico só estabelecida após sua comprovação ser efetivada, demonstrada e experimentada.
Dessa forma apresentado, a importância do conhecimento científico passa a ser entendida com maior eficácia, pois para a vida acadêmica é necessário que o acadêmico seja possuidor de um aguçado espírito crítico-científico, para que seja de fato, introduzido nos caminhos sinuosos da produção intelectual indissociável à pesquisa e compromissado com o avanço tecnológico e científico que o mundo globalizado nos apresenta.
Para Bjis (2006, p.1)
o conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas.
Ainda para Bjis (2006, p.1)
o acesso ao conhecimento gerado, portanto, é extremamente importante para a evolução das comunidades científicas, visto que nos apropriamos de novos pontos de vista, conceitos, métodos, técnicas, instrumentos, ferramentas, enfim tendências e perspectivas que norteiam a construção do saber de uma área de conhecimento.
Estudos revelam que o conhecimento por si só, poder ser classificado de várias formas, dentre elas encontramos o conhecimento dogmático, o conhecimento mítico, o conhecimento ordinário e o científico.
Para a aquisição do conhecimento científico é necessário o uso de métodos que possibilitam o indivíduo sair de uma posição de expectador passivo e/ou testemunha sem o poder sobre determinado saber advindo do senso comum e, passar a ser o problematizador com atitudes racionalistas e lógicas que busca, acima de tudo, entender o mundo através de suas dúvidas, questionamentos e usufruindo os métodos capazes de promover a epistemologia. Assim, estará o indivíduo construindo o conhecimento científico a partir de novas teorias, criando novas leis, explicando novos fatos e fenômenos sempre os fundamentando na verificação e correspondendo-os com a realidade do fenômeno. Surge então, indivíduos capazes de promover a epistemologia oportunizando o surgimento de uma maior autonomia e criticidade em prol da resolução da apatia aos conflitos e marasmos mundiais. Eis aqui o valor do conhecimento científico.
3 CONCLUSÃO
A partir deste contexto, têm-se a uma visão mais clara sobre o processo do conhecimento, bem como, da importância do conhecimento científico para a vida acadêmica e para o mundo. Acredita-se que para continuarmos evoluindo não nos basta a crendice popular, não nos basta o senso comum, é preciso dar maior respaldo àqueles que buscam problematizar as coisas já prontas postas ao mundo, é preciso que os indivíduos em geral e os acadêmicos coloquem à prova o seu saber comum para transformá-lo em um saber mais epistemológico, pois é a partir deste saber, deste conhecimento que ocorrerá o progresso contínuo e necessário ao mundo tecnológico e globalizado.
Em suma, constatou-se que todo o conhecimento científico é importantíssimo para o progresso da nação e/ou para o progresso mundial e, se faz extremamente necessário que se estimule a criação de fundamentos mais sólidos e que se testem suas hipóteses comprovando-as para o contínuo crescimento do saber, do conhecer cientificamente.
4 REFERÊNCIAS
BJIS, v.0, n.0, p.1-2, jul./dez. 2006. Disponível em: http://www.portalppgci.marilia.unesp.br/bjis/.ISSN: 1981-1640
GARCIA, A. M. F. O Conhecimento. In: HÜHNE, Leda Miranda (Org.) Metodologia científica: caderno de textos e técnicas. 7. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997, p.45.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
Autor: Gladenice T. da Silva
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