TUDO A FAVOR DA PRODUÇÃO E NADA A FAVOR DA ESPECULAÇÃO



AMERICANOS JA PENSAM EM VALORIZAR A PRODUÇÃO
Temos um histórico muito forte de valorizar o capital especulativo, em detrimento da produção. Talvez retroagindo aos exemplos de Rooselvet, o pres. do FED chegou à conclusão, hoje, no congresso americano, que recessão deve ser combatida com juros baixos e com produção elevada. Aqui no BR, esses dois ingredientes não fazem parte do receituário do Tesouro e nem do BC. Hoje querem aumentar a Selic pq o dólar se valorizou e, amanha, porque o US$ se desvalorizou em relação ao real. Falaram muito q a china seria o carro chefe da inflação mundial, passando de 8%. Erraram redondamente os analistas da área economica do governo quando achavam q a inflação iria estourar no primeiro mundo. A inflação chinesa ficará bem proxima da meta e com jrs reais abaixo de 2% enquanto os jrs reais do BR passam de 7,75%.

O pres. do FED alegou também q existiu abundancia exagerada de crédito irresponsável para insolventes e q agora a economia se acomodará à realidade, liberando créditos abundantes, + com liquidez
-----------------------------------------------------------------
BANQUEIROS LEVARAM MAIS DO QUE PEDIRAM
Quem está de fora, já acredita q ñ falta transferir + nada ao sistema financeiro mundial. Atenderam tudo q os banqueiros queriam, inclusive a garantia dos lucros, gratificações e dividendos duvidosos. Nunca se viu tanto dinheiro à disposição de tão pouca gente. Esqueceram a fome mundial, a produção, o emprego e concentraram esforços para alimentar a ganancia dos especuladores financeiros. E a liquidez do sistema financeiro nunca esteve tão saudável e c/ recursos gerados c/ o suor de bilhões de pessoas.

E o forte cartel financeiro deve continuar + tranquilo, porque as contas das perdas serão do Tesouro d uma infinidade de paises. Enquanto isso, faltam recursos para incentivar a produção industrial e agrícola , para a manutenção e geração de novos empregos, renda e consumo.

Querer controlar inflação somente com jrs altos é um comodismo que só acarreta prejuizos de bilhoes para o Tesouro e lucros de bilhoes para especuladores. A China deu + um exemplo, se voltando para a produçao
-----------------------------------------------------------------
COBRAM ATÉ DEMAIS DA CHINA
Enquanto o mundo luta para que o crescimento do PIB passe de 3% ao ano, cobram da China um crescimento acima de 10%. Pq tanta marcação negativa dos analistas
contra o pais ? 9% é um crescimento fabuloso e dobra a economia do pais em apenas 9 anos. Pq ñ temos analistas para mostrar o crescimento tão tacanho do BR e as causas ( juros)?

Com reservas de + de 2 trilhão de USD, os Chineses estão garantido a aquisição de titulos do Tesouro americano, a custo zero, com sacrificios para a sua economia interna. Se em 2009 o crescimento da China ñ passar de 8% e as taxs de jrs reais ñ passarem de 2% aa., qual economia terá maior solidez e crescimento ?

É bom lembrar que a China com 1,3 bilhões de habitantes, só tem hoje pouco + de 6% de desempregos na área urbana e, na rural, os investimentos estão sendo expressivos.

Aqui no BR quando se fala em reduzir gastos, não se fala em reduzir jrs exorbitantes, mas se fala na redução de salarios e dos programas sociais, que geram emprego e consumo.
Autor: João da Rocha Ribeiro Dias


Artigos Relacionados


NÃo Tem Justificativa Para Os Juros Altos Em 2008

Que ForÇas Extranhas Garantem Ao Brasil Praticar As Maiores Taxas De Juros Doplaneta?

Porque Uma Crise Tao Longa E Somente Agora Estao Socorrendo Os Pacientes?

Os Chineses Podem Ajudar Na Rolagem De Nossa DÍvida No Longo

O Povo Brasileiro Sempre Perdendo Com Crise Ou Sem Crise

Trinta Anos Dedicados A Pagar Juros E Ao Crescimento Da DÍvida

Os Americanos NÃo EntrarÃo Em RecessÃo