Palestrante de Vendas?
Estive no último mês em um evento muito bem realizado em Minas Gerais, um workshop de negócios, pertinente, inovador, interessante, até que resolvi ficar (após minha palestra) para assistir um colega (Palestrante de Vendas) ainda não o conhecia, mas sempre é bom aprender e vi que a próxima hora seria uma boa oportunidade;
A Palestra começou animada, umas duas piadas muito boas, apesar de algum constrangimento do colega ao ver-me na platéia. Bobagem. Começou então a discorrer sobre o tema VENDAS, opa, vamos lá, pensei...
Uns toques sobre apresentação pessoal, preparo emocional, plano de trabalho, interiorização de algumas premissas e...
A coisa não andava, não saía do “agrada empresário” do “produto perfeito” e do “você pode”, uns belos jargões, mais risadas, mais piadas de clientes e vendedores...
Já estava incomodado, mas pra não criar constrangimento ao colega resolvi ficar até o final, eu também já fui mal algumas vezes, acontece...
No final nos encontramos no coffe break, a melhor hora, naquele caso, o colega se aproximou entusiasmado e continuou falando sobre o tema até que lhe fiz uma pergunta óbvia: “Você já foi vendedor?” HUMMMM, BEMMM, na verdade não exatamente, trabalhei um tempo mas não era minha praia, prefiro ser palestrante, sabe como é né?
Eu sei como é, respondi. Não quero ser inconveniente, mas se me permite um “toque”; Claro que sim, respondeu o jovem.
Não é preciso ser policial para falar de segurança, nem cozinheiro para falar de gastronomia, mas sem dúvida é muito melhor ouvir alguém que sabe o que está falando porque já teve experiência;
Percebo que você sabe falar bem sobre questões técnicas, isso é importante, mas sabe de uma coisa, você nem passou perto das coisas essenciais para se ter sucesso em vendas;
Continue, me pediu o jovem já um pouco constrangido...
Ok, não se chateie comigo, quero realmente te ajudar a colocar seu talento à serviço do seu público; Você é bom para comunicar mas é preciso ter conteúdo, analisar seu público e ver se o que você tem a oferecer vai atender a necessidade de seu público, aqui, você falou para profissionais experientes e altamente qualificados em vendas, portanto não acrescentou muito à eles;
Sim, mas o senhor falou que nem passei perto das coisas essenciais para se ter sucesso em vendas, não é nenhuma das que falei? Postura, planejamento, foco...
Meu amigo, uma das coisas essenciais é justamente o contrário do que você está fazendo aqui; Eu não sou um cliente em potencial para você, seus clientes estão em volta de você, conversando entre si, dispersando, enquanto você está aqui comigo, estamos num bom papo, mas profissionalmente improdutivo, você deveria estar prospectando, colhendo feedbacks, escutando, percebendo, visualizando, estes sim são exercícios para o sucesso em vendas;
Temos aqui mais de 200 empresários, todos têm uma equipe de vendas, todos precisam melhorar ou recriar, dinamizar seus procedimentos de vendas, todos estão cheios de idéias ou precisam se encher delas para melhorar sua produtividade e você (como vendedor) precisa ser o elo entre o caos e o sucesso; Este é o vendedor de sucesso.
O Elo entre o Caos e o sucesso;
Pense bem ao contratar um palestrante de vendas; falar sobre vendas é muito mais que apresentar uma receita de bolo, vender é quebrar paradigmas, é se colocar em posição de observador atento, é ouvir, é perceber, é sentir; Sem sensibilidade comercial o sucesso é um acidente.
Trabalhei por muitos anos em vendas, carregando minha pasta, batendo de porta em porta e utilizando muitos outros métodos, sei o que é matar um leão por dia, já fui campeão Brasileiro de Vendas, já fui o lanterninha da equipe, vi grande e medíocres no ramo, assisti homenagens e execrações, pude tirar minhas lições e incorporar muitas coisas para ajudar a sua equipe; Sim, estou me vendendo!
Sucesso!
Múcio Morais | www.muciomorais.com
Palestrante e Coaching
(31) 3082-7271
Autor: Múcio Morais
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