A ARTE DE LIDAR COM A TPM



A ARTE DE LIDAR COM A TPM

Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia, estima-se que 30% das mulheres sofram dos típicos sintomas da tão falada TPM, ou mais comumente denominada Tensão Pré-Menstrual. Sintomas estes que vão desde dores nas pernas e inchaço até alterações de humor.
A TPM pode ser descrita como sendo um distúrbio que afeta os hormônios femininos e os neurotransmissores do cérebro. São essas as substâncias responsáveis pela comunicação entre os neurônios.
Quando a menstruação aproxima-se, enquanto os níveis do hormônio chamado progesterona aumentam, os de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar, diminuem. É aí que encontra-se o “problema”.
Surge então o mau humor, agressividade, vontade de comer doces, etc. Além disso, podem ocorrer cólicas, retenção de líquidos, insônia, dores de cabeça, entre vários outros.
De acordo com o livro da escritora Isabel Vasconcellos, a mulher em seu ciclo menstrual, passa por duas fases bem distintas: numa predomina o estrogênio. Ela fica mais sexy, produz-se mais e sente-se mais atraente. Na outra, há o predomínio da progesterona, hormônio que faz a mulher sentir-se mais maternal e mais doméstica, voltada para as coisas do lar e dos filhos.
Só nós mulheres, sabemos o quanto é difícil lidar com todos estes sintomas, tanto com nós mesmas quanto com as pessoas que nos rodeiam durante este delicado período. Cabe lembrar que é a partir daí que a mulher tem o dom de gerar outra vida.
Sabe-se desde 1944 que os alimentos têm estreita relação com os sintomas da TPM. Então para amenizar e com isso auxiliar, você mulher que sofre de um ou mais sintomas, e até mesmo você que passa bem durante o seu ciclo menstrual, vão aí algumas dicas.

DICAS QUE TODA MULHER COM TPM GOSTARIA DE SABER

Cálcio e Magnésio - Aliviam cólicas, dores nas costas e nervosismo, porque diminuem a contração muscular dolorosa do útero e diminuem a retenção de líquidos. Boas fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verde escuras.
Ácidos graxos - Reduzem irritabilidade e dores nas mamas. Boas fontes: óleos de peixe e frutos do mar (ricos em ômega 6 e ômega 3), salmão e atum.
Vitamina D - Necessária à assimilação de cálcio e magnésio, nos ossos. Entretanto, não é específico para a TPM e sim para toda a vida da mulher (evita osteoporose).
Vitamina B6 - Contra enjôo, cefaléia e irritabilidade. Boas fontes: arroz integral, gérmem de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum e fígado de boi.
Vitamina E - Evita cefaléia, dores nas mamas e cólicas. Boas fontes: cereais integrais, nozes, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleos de soja e girassol, milho, gema de ovo e agrião.
Mulher, saiba que Deus lhe deu o dom de gerar uma vida, por isso entenda que a TPM é apenas um sintoma e não um bicho de sete cabeças . Viva feliz e boa semana.

Izaara Alvarenga
Nutricionista
Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


Tpm, Um Guia Para Sobreviventes

Bom Humor: Alegre-se Comendo!

Viva Bem E Tenha Uma Menopausa Tranquila

AlimentaÇÃo Da Mulher Adulta

AlimentaÇÃo Da Mulher Adulta

AlimentaÇÃo SaudÁvel Na GestaÇÃo, O BÊbÊ Agradece!

Aliviar A Tpm