AS MANIPULAÇÕES NA BOVESPA E NO MERCADO FINANCEIRO



As empresas sabem o quanto valem, mas os operadores do mercado virtual, na sua maioria, nao querem saber da realidade e da moralidade do sistema. O valor de uma ação tem que estar necessariamente atrelado ao seu valor patrimonial contábil, desde que se haja com lisura.
Nada proibe que as empresas, principalmente as negociadas em bolsa, atualizem o seu valor patrimonial, mas atraves de auditoria externa, com aprovaçao final da CVM e da Receita Federal do Brasil. A presença da RFB é fundamental para que o patrimonio imobilizado e realizável nao seja corrigido irresponsavelmente e com maquiagens, visando enganar o acionista e a propria receita federal nos valores apreciados e depreciados em balanço.
E essa Transparencia deveria ser obrigatoriamente exigida pela CVM, para todas as ações negociadas em bolsa, evitando essa zorra de sobe e desce, sem nenhuma sustençao em informaçoes contábeis, concretras e honestas. Com esse referencial, o verdadeiro investidor estaria mais protegido, o mercado respeitado, como deve ser em qualquer atividade mercantil.

É uma balela querer impor que açao é investimento de altissimo risco. É uma veradadeira mentira, desde que os papeis estejam sendo negociados com seriedade e ñ c/essa ganancia de corretores irresponsáveis.
01.- Quando se diz que qualquer açao é investimento de alto risco, os agentes de corretagens e inescrupulosos, estão simplesmente imbutindo na cabeça dos investidores que é normal um retorno de longo prazo e que pode vir ou nao vir com a remuneração do capital.
02.- Mas o verdadeiro motivo de se colocar ações no mercado, é o de capitalizar as empresas, para que produzam mais,, reduzam juros e encargos financeiros, tenham maior rentabilidade, sólida liquidez e distribuiçao de lucros compativeis com os investimentos realizados. E, em decorrencia disso, as ações nunca poderiam se transformar em peças de um grande Cassino, como estamos vendo e no mundo inteiro.
03.-O investidor tem que ganhar e sempre, é na rentabilidade dos papeis e ñ nas malandragens das negociações virtuais, que colocam as empresas como simples referencias e para manipulações, como aconteceu recentemente com a Volks e uma infinidade outras e brasileiras.
04.-E ação só é de alto risco quando lançada no mercado por preço superior ao seu valor real , como aconteceu com as IPOs, caso para o Ministerio Publico investigar. O mercado está prostituido pelas super e sub avaliações de prêços, porque nao é fiscalizado pelo Estado para protejer o cidadão. Cabe a CVM, como agente fiscalizador do mercado, agir e rapidamente mostrar para a sociedade, com ampla publicidade na Intert, o valor real de cada uma ação de empresas que estao listadas na Bolsa. Se há um acompanhamento sério do mercado, não é difícel dar publicidade para essas informações.Os politicos tem tambem a responsabilidade de criar instrumentos para disciplinar esse mercado que virou um verdadeiro casssino, valorizando e desvalorizando crimonisamente, ações, comodities e a moeda. E, em função da liberalidade com o capital volátil, baseado em paraísos fiscais e que já circula mais de US 13 trilhão, no mundo inteiro, prioridades de Governo, como educação, saude, transporte, habitação e outras prioridades, passaram a ser de interesse secundário. Mas os especuladores continuam sugando livremente o sangue de muitas Nações pobres e em desenvolvimento e disputando Poder.
Autor: João da Rocha Ribeiro Dias


Artigos Relacionados


A Juventude Precisa Aprender A Lidar Com Numeros

Valorização Do Real Beneficia Estrangeiros Que Compram Ipos

Quem Saiu Ganhando Com A Euforia E NegÓcios Na Bovespa

Ó Brasil É A Melhor Isca Para Atrair Os TubarÕes Da EspeculaÇÃo Financeiros

Para Especialistas, Segurança Atrai, Mas Prazo Deve Ser Longo

A Queda Na Bovespa Era Esperada Pelo Especuladores

Os Integrantes Do Mercado Acionario - Tema De Monografia E Tcc