A importância do "falar bem!



As histórias de pessoas com boa formação específica, mas com problemas de comunicação, são velhas e verdadeiras. Com efeito, há muitos profissionais que são bons em suas áreas, mas carecem de uma melhor comunicação. Não avançam neste processo de melhorar a comunicação, porque simplesmente entendem que não é necessário, ou então que "não nasci para isso".
Mas o profissional de sucesso, hoje, precisa saber se comunicar. Um contador, por exemplo, trabalha para um público interno - quase sempre. Mas pode chegar o dia em que seja convocado pelo superior a fazer uma explanação sobre a situação econômica da empresa. Aí bate o desespero!
Na verdade, não há motivo para desespero, pois via de regra, este contador conhece o seu ofício e poderá desenvolver a apresentação com sucesso, se atentar para algumas técnicas de comunicação. Numa apresentação, a segurança, o controle emocional e a fluência verbal estão intimamente ligadas ao "conhecer o assunto".
Vejo acadêmicos trêmulos, horrorizados e alguns até com forte descontrole emocional, ao ter que apresentar um trabalho em sala de aula. Não deveria ser assim, mas as universidades - para não falar as escolas em geral - não preparam seus alunos para o "saber falar em público", o que considero uma falha.
Contudo, retomando o princípio, se temos conhecimento do assunto sobre o qual vamos explanar, não devemos ter medo da apresentação. É só dominar algumas técnicas para o controle emocional e a doma do medo, posicionamento corporal, articulação vocal e pronto. Sucesso garantido.
Falar bem não é difícil. Basta querer!
Autor: Antonio Corrêa de Jesus


Artigos Relacionados


Oratória: Falar Bem é Possível

Cinco Dicas Para Falar Bem Em Público

''não Foi Isso Que Pedi...'' (sobre Os Ruídos Da Comunicação)

Marketing Pessoal - Vença O Medo De Falar Em Público

"como Fazer ApresentaÇÕes Profissionais"

Campanha Faixa De Pedestre: “efetiva X Confusa”

Características Importantes Para O Sucesso