NEOLIBERALISMO E A DEPRESSÃO



ANÁPOLIS, 12 de Novembro de 2008. ENIO DE V.ANDRADE.
EDUCADOR E HISTORIADOR

NEOLIBERALISMO E A DEPRESSÃO

PALAVRAS-CHAVES: CAPITALISMO, NEOLIBERALISMO, INDIVIDUALISMO; MODERNIDADE

ACREDITO QUE ENCAIXA JÁ DE INÍCIO UMA REFLEXÃO SOBRE O PENSAMENTO DE FRANCIS FUKUYAMA, QUANTO A MORTE DA HISTÓRIA. SEMELHANTE AO PENSAMENTO DE GILES KEPEL SOBRE A MORTE DE DEUS, QUANDO O MESMO DISSE QUE O HOMEM DESENVOLVEU TANTA TECNOLOGIA E O PENSAMENTO HUMANISTA QUE NÃO PRECISARIA DO SAGRADO E DO MÍSTICO PARA ALIMENTAR O SEU ESPÍRITO, AGORA TOTALMENTE CONVERTIDO AO CAPITALISMO, À LOGICA RACIONAL E HUMANÍSTICA DO CAPITAL. DEUS HAVIA MORRIDO! AGORA PARA FUKUYAMA O HOMEM ATINGIU O SEU AUGE E, AS SOCIEDADES, PRINCIPALMENTE AS OCIDENTAIS, NÃO TERÃO MAIS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES HISTÓRICAS. O HOMEM CHEGOU NO SEU ÁPICE E, A SOCIEDADES VIVEM SOB A PROFUNDA CONQUISTA DAS MÁQUINAS, DOS INVENTOS, DOS CAPITAIS, ETC.
O MUNDO POLÍTICO TEM SOFRIDO ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES DENTRO DESSA LOGICA DO TRIUNFO DO CAPITALISMO E DAS MÁQUINAS. A POLÍTICA SE DÁ NO CAMPO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS FRAGMENTADOS, TAIS COMO: MOVIMENTO GLS, MOVIMENTO SEM-TERRA, MOVIMENTO NEGRO, ETC. AS ONGS TAMBÉM PASSAM POR UM TIPO DE ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL, QUE ATINGEM UM PAPEL SOCIO-POLÍTICO BEM DEFINIDO, QUE ACABAM ASSUMINDO ATITUDES SOCIAIS, BEM COMO SUBSIDIÁRIAS JUNTO AOS GOVERNOS. E, COM O MUNDO ECONÔMICO TAMBÉM SÃO MARCANTES OS ACRÉSCIMOS SOFRIDOS PELO MESMO. NOTAMOS UMA ECONOMIA MAIS GLOBAL, COM INTENSA DESENVOLTURA NO SETOR DE SERVIÇOS E MARKETING, NO INTUITO DE RESPALDAR A INDÚSTRIA DESENVOLVIDA AO LONGO DA MODERNIDADE. OS MERCADOS ESTÃO SOFRENDO UM PROCESSO DE ENTRELAÇAMENTO, DO QUAL CHEGA A SUPERAR AS DIMENSÕES DE UM ESTADO-NAÇÃO QUALQUER. NO CASO DO BRASIL, É VISÍVEL A PRESENÇA DE MITSUBISHI, MCDONALD´S, COCA- COLA ETC, NO PAÍS POR MAIS QUE TENHAMOS INCENTIVOS ÀS EMPRESAS E ÀS INDÚSTRIAS NACIONAIS.
SENDO ASSIM, O LIBERALISMO ECONÔMICO DESENVOLVIDO POR ADAM SMITH, EXPRESSADO EM SEU LIVRO RIQUEZAS DAS NAÇÕES QUE FOI ESCRITO NO SÉCULO XIX, GANHA TOTAL FORÇA E, O CAPITALISMO GLOBAL PASSA A DITAR AS NORMAS AOS MERCADOS ENTRELAÇADOS, CONSEGUINDO TAMBÉM DITAR AS NORMAS POLÍTICAS DE UMA NAÇÃO, MESMO COM FORÇAS CONTRÁRIAS. É O CHAMADO MOMENTO NEOLIBERAL, ISTO É, ADAM SMITH ESTAVA CERTO QUANDO APREGUOU O LAISSEZ-FAIRE: DEIXE LIVRE O MERCADO, O GOVERNO NÃO DEVE INTERFERIR NA ECONOMIA. O NOVO LIBERALISMO TAMBÉM ESTÁ CARACTERIZADO VÁRIOS ASPECTOS SOCIAIS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS, TAIS COMO: 1- REDUÇÃO DOS GASTOS NAS POLÍTICAS SOCIAIS COMO MORADIA, SANEAMENTO, SAÚDE, EDUCAÇÃO ETC. E, O CHAMADO ESTADO MÍNIMO, OU SEJA, O ESTADO NÃO PRECISA GASTAR TANTO COM ESTAS QUESTÕES, APENAS CANALIZAR MAIS O SEU DINHEIRO NOS FINANCIAMENTOS EXTERNOS, DÍVIDAS E INCENTIVOS PARA QUE AS COMPANHIAS INTERNACIONAIS TENHAM SUCESSO EM SEU TERRITÓRIO; 2-NÃO-RESTRINÇÃO DO ESTADO ÀS COMPANHIAS INTERNACIONAIS; 3 SEMPRE VENCERÁ O MELHOR, O CIDADÃO MAIS COMPETITIVO; 4-AFROUXAMENTO DAS CONQUISTAS SOCIAIS DO TRABALHADOR COMO 13 SALÁRIO, IDENIZAÇÃO POR JUSTA CAUSA ETC; 4-UM GOVERNO NACIONAL QUALQUER NÃO DEVE INTERFERIR NA ECONOMIA, POIS ASSIM, ATRAPALHARIA O PROCESSO DA GLOBALIZAÇÃO DO CAPITALISMO; ETC.

A PARTIR DE TODAS ESSAS INFERÊNCIAS QUE DIZ RESPEITAM AO MUNDO ATUAL, SOB UMA ECONOMIA NEOLIBERAL E, QUE ESTÁ INERENTEMENTE LIGADA À LOGICA CAPITALISTA DA MERCADORIA, DA OFERTA E PROCURA, DOS JUROS E DOS LUCROS, PODEMOS VER OS INDIVÍDUOS FICAREM ATORDUADOS, POIS A ECONOMIA É QUEM DITA ,NESSE CASO, COMO ATÉ MARX COLOCOU, A FORMA DE ORGANIZARMOS NOSSAS INSTITUIÇÕES, NOSSOS COMPORTAMENTOS, UM TANTO QUANTO INDIVIDUALISTAS,BEM COMO CARENTE DO OUTRO. POIS NUMA SOCIEDADE QUASE TOTALMENTE ESQUIZOFRÊNCIA POR VALORIZAR O MATERIAL EM DETRIMENTO DO HUMANO, ACABA DEIXANDO OS INDIVÍDUOS MAIS EGOÍTAS, ADÚLTEROS DE SI MESMOS, POIS SUBSTITUEM A ESSÊNCIA HUMANA, QUE É COMPARTILHAR COM O PRÓXIMO, CONVIVER COM O PRÓXIMO, PARA SUPERVALORIZAR A BMW, A CARÍSSIMA COBERTURA, ETC.
MAIS DO QUE ANTES, HOJE OS CIDADÃOS TÊM SOFRIDO COM A INTENSA MAGIA DA MERCADORIA. TUDO É MERCADORIA. É UMA SOCIEDADE DO ESPETÁCULO, JÁ DITA POR UM AUTOR. NO PALCO SÓ APARECE A EXPOSIÇÃO DO QUE SE DEVE CONSUMIR. CONSUMIR E DEPOIS DESCARTAR! NÓS, POBRES MORTAIS, POSSUÍDOS PELO “ ESPÍRITO DO CAPITALISMO” , ENTRAMOS EM COLAPSO QUANDO NÃO CONSEGUIMOS CUMPRIR OS SACRIFÍCIOS, OS JEJUNS, AS BENZIÇÕES, AS REZAS E AS VIGÍLIAS DO CONSUMO E, CAÍMOS NUMA INSATISFAÇÃO TOTAL. POIS, “TER” NESSA RELIGIÃO DO DEUS-CAPITAL, É O CUMPRIMENTO DE TODA DEVOÇÃO!
ACREDITO QUE A PATOLOGIA PSÍQUICA DA DEPRESSÃO TAMBÉM TEM AUMENTADO NESSES ÚLTIMOS ANOS NÃO SÓ DEVIDO A QUESTÃO BIOLÓGICA NO QUE SE REFERE AOS TRAUMAS DE NASCIMENTO, PREDISPOSIÃO GENÉTICA, MAS TAMBÉM DEVIDO A TODO ESSE CONTEXTO SOCIO-CULTURAL IMPOSTO PELO PADRÃO DE SOCIEDADE QUE TEMOS. PORTANTO, SUTILMENTE, SÓ PERCEBEMOS TAL FENÔMENO SE ABRIRMOS A MENTE E, CONSEGUIRMOS SAIR DA CAVERNA, TANTO FALADA POR PLATÃO!
Autor: ENIO DE VIVEIROS ANDRADE


Artigos Relacionados


Desenvolvimento Do Conceito Político Do Liberalismo.

Um Contexto Neoliberal Na Educação

O Século Xviii E O Nascimento Da Sociologia

O Capital E A Crise EconÔmica

Neoliberalismo: Quem Se Atreve?

O Sistema Capitalista Na Economia

Do Liberalismo Ao Neoliberalismo