Liderança de Auto-Impacto



A arte de gerenciar e liderar se reduz a uma questão muito simples, que é determinar e enfrentar a realidade das pessoas, situações, produtos e em seguida atuar com objetividade e rapidez nessa realidade.

Os segredos da liderança são:

1. Mude, antes que seja tarde demais: no passado, a função de gerente era criar um clima propício e comodismo. Hoje, os gerentes levantam questões, debatem e resolvem-nas. Eles trabalham com a visão de como a empresa poderá vir a ser no futuro.

2. Gerenciar menos é gerenciar melhor: a redução dos níveis hierárquicos, descentralizando, amplia o espaço de gerenciamento. Estávamos gerenciando menos, o que era muito melhor.

3. Analise criteriosamente a empresa e defina o que precisa ser ajustado: diversificar sim, mas nunca esquecer-se da qualidade em todos os setores de atuação.

4. Em vez de se fixar em uma idéia central, defina apenas algumas metas claras e gerais como estratégia de negócios: essas metas iam se modificando de acordo com as circunstâncias.

5. Seja o líder do mercado: devemos competir apenas em mercados nos quais tenhamos condições de mantermos no topo.

6. Quando decidir o que deve mudar na empresa, nada deve ser sagrado: essa mudança implica em livrar-se de empreendimentos, gerentes e funcionários que tinham deixado de ser produtivos ou interessantes para a empresa.

7. Crie uma cultura e difunde-a: uma das maiores armas é a sinceridade.

8. Transfira idéias, aloque recursos e em seguida saia do caminho: é colocar as melhores pessoas nas melhores oportunidades e as maiores quantias de dinheiro nos lugares certos.

9. Crie uma atmosfera na qual as pessoas tenham recursos para crescer e se expressar: reconheça a importância do que as pessoas estão fazendo. Escute suas idéias e opiniões.

10. Expresse uma visão e em seguida deixe que os funcionários a coloquem em prática: um bom gerente apresenta uma visão e em seguida tem o bom-senso de deixar as pessoas implementá-la.

11. Aja como uma pequena empresa:
• possua facilidade de comunicação;
• o papel do líder é mais visível;
• as pessoas têm ampla condições de ouvir e falar;
• o seu desempenho e as conseqüências de suas medidas são claros para todo mundo;
• elas se dedicam apenas às atividades fundamentais;
• elas procuram a paixão e não dão valor à burocracia;
• aproveitam as boas idéias, venham de onde vierem;
• se comunicam com simplicidade; e
• todos os funcionários conhecem os clientes.

12. Corte os custos, custe o que custar: quando estiver implementando uma política de contenção de despesas, não pense em ir ao encontro de interesses estabelecidos por terceiros, pense apenas no futuro da empresa.

13. Seja rápido: a velocidade traz junto com ela a sensação de urgência, uma preocupação com as verdadeiras prioridades, é uma vacina contra a burocracia.

14. Elimine as fronteiras: remova as barreiras entre as funções, os níveis e entre os locais. É fazer todos participarem dos problemas, sem dar mais ou menos valor a determinada idéia por causa da posição, sexo, nacionalidade ou sobrenome.

15. Coloque-se à disposição de seus funcionários e responda todas as perguntas que eles fizerem: crie programas onde os funcionários possam ter respostas rápidas as suas dúvidas e questionamentos.

16. Simplicidade e autoconfiança: são fundamentais para as funções de um líder.

Acreditamos que a chave para a vantagem competitiva é a capacidade da liderança para criar um ambiente de constante aprendizado, que seja capaz de criar capital intelectual com idéias e inovação.

“Gerenciar é apenas isso: definir e agir”.
“Jamais associei a palavra gerente à paixão e jamais vi um líder sem ela”. John F. Welch
Autor: Sandra Regina da Luz Inácio


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