Mesmo na crise, Intercâmbio Cultural é um ótimo investimento



A crise que abalou o mercado financeiro de todo o mundo nas últimas semanas trouxe uma preocupação sobre uma possível recessão que virá em seguida. Em momentos como esse, empresas passam a investir menos levando a uma desaceleração da economia.

O Brasil já passou por alguns momentos de recessão econômica em sua história e uma de suas conseqüências é a queda na geração de empregos.

A dificuldade na obtenção de um emprego certamente é maior em períodos recessivos e com isso a competição se torna bem mais acirrada.

QUALIFICAÇÃO NO EXTERIOR É UMA VANTAGEM NO MERCADO DE TRABALHO

É justamente em momentos como este que um profissional que realiza um programa de intercâmbio cultural se destaca no mercado de trabalho.

Ao morar no exterior, seja realizando um curso ou um estágio, o indivíduo convive de perto com os hábitos culturais do país visitado, oferecendo uma oportunidade única de compreender um modo de vida diferente do que está acostumado aqui no Brasil. Abre-se, com isso, uma nova perspectiva de conhecimento e nesta situação, o intercambista precisa se adaptar ao novo ambiente.
Este é um dos motivos que levam os departamentos de Recursos Humanos de diversas empresas brasileiras a levarem em consideração a participação em programas de intercâmbio cultural no exterior na hora de contratar novos profissionais. . Além do aprendizado ou aperfeiçoamento do idioma do país visitado, a adaptação do indivíduo a um ambiente diferente daquele que está acostumado aqui no Brasil, o credenciam a encarar desafios corporativos com sucesso.

APESAR DA DESVALORIZAÇÃO, DÓLAR AMERICANO ESTÁ NO MESMO PATAMAR DE 1996

O aumento na cotação do dólar americano nas últimas semanas aumentou o custo do programa de intercâmbio em alguns países.

Mesmo assim, se levarmos em conta a valorização do dólar desde 1996 (quando a cotação era de 1 real) e aplicarmos o índice do IGP-M divulgado pela FGV, a cotação de hoje estaria em torno de 2,30, proximo do patamar atual.

Além disso, moedas como o dólar neozelandês e o dólar australiano, não tiveram uma valorização significativa em relação ao real nas últimas semanas e com isso, os programas de intercâmbio para estes países praticamente mantiveram seu custo, mesmo com a valorização do dólar americano.

Em uma época que todos buscam a melhor forma de investimento, investir em um programa de Intercâmbio Cultural é uma ótima opção.
Autor: Claudio Chalom


Artigos Relacionados


Conheça O Intercâmbio Voluntário

Idioma E O Foco Empresarial

Como Diferenciar Agências De Intercâmbio E Optar Informado?

Cotação Do Ouro - O Que A Influencia?

Intercâmbio No Exterior

Saiba Como Estudar No Exterior.

Veja O Que Você Precisa Saber Sobre Intercâmbio.