CONCEITOS DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO



Avaliação - ato ou efeito de se atribuir valor. Sentido qualitativo: formação de juízo, atribuição de conceito a determinados atributos de algum objeto.
Sentido quantitativo:quantificação de atributos de um objeto. Desempenho - atuação de um indivíduo ou grupo na execução de uma tarefa.
“Avaliar um desempenho significa julgá-lo ou atribuir-lhe um conceito diante de expectativas preestabelecidas”. (Catelli, 1999)
Se fizermos uma análise da palavra avaliação logo percebemos que a utilizamos constantemente em nosso dia a dia: A dona de casa ao ir ao supermercado, ao procurar a primeira escola do seu filho, ao adquirir uma propriedade, ao cozinhar, ao decidir se casar, enfim estamos constantemente avaliando.
Mas o que é avaliação de desempenho?
Assim como em quase todas as circunstâncias de nossa vida estamos avaliando, este processo também é comum no mundo dos negócios. Para as empresas competitivas e organizadas avaliar é fundamental para corrigir os devios, manter a uniformidade e obter melhores resultados. Avaliar o desempenho financeiro, a qualidade dos produtos e serviços, a função de Gestão de Pessoas, a eficácia organizacional fazem parte do cotidiano destas organizações.
As celebres frases repetidas inúmeras vezes em palestras, congressos e seminários como “a empresa somos nós”, “as pessoas são nosso patrimônio maior”, “Capital humano”, “Capital Intelectual”, e entre tantas outras, denotam a importância das pessoas para a competitividade das organizações, e, portanto são a chave fundamental para o desempenho e eficácia organizacional. A avaliação do desempenho humano se faz necessária para manter o sucesso organizacional.
Para exemplificar melhor partimos do planejamento estratégico de uma organização: nada vai adiantar ter uma missão, visão, valores, políticas bem definidas se não temos a adesão, qualificação e comprometimento das pessoas para o alcance dos objetivos organizacionais.
A avaliação de desempenho humano deve ser encarada como um poderoso meio de resolver os problemas de desempenho e melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida nas organizações e não como um método burocrático e rotineiro de preenchimento de fichas e relatórios de avaliação. Ela foi estruturada para mensurar o desempenho e o potencial do funcionário, tratando-se de uma avaliação sistemática, feita pelos supervisores ou outros hierarquicamente superiores familiarizados com as rotinas e demandas do trabalho, sendo um processo que busca mensurar objetivamente o desempenho e fornecer aos colaboradores informações sobre a própria atuação, de forma que possam aperfeiçoá-la sem diminuir sua independência e motivação para a realização do trabalho.
“A Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa, em função das atividades que ela desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento”. (Idalberto Chiavenato – Gestão de Pessoas)

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Autor: MÁRCIO A SILVA


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