Vivendo como se todos os dias fossem Natal



Mais um Natal se aproxima e, com ele, uma grande oportunidade para reflexão. Naturalmente, as festas natalinas contribuem para que as pessoas desacelerem um pouco o ritmo frenético de vida e fiquem mais sensíveis a relacionamentos. Esse fato vem, a cada ano, me motivando mais a contatar familiares distantes, amigos com os quais não tive a oportunidade de estar próximo e pessoas que tive apenas um rápido contato, mas que me causou grande admiração.

“Estamos todos aqui neste planeta, por assim dizer, como turistas... O mais importante de tudo é ser uma pessoa boa”.
Dalai-Lama

Foi justamente essa feliz atitude que me levou a reatar laços de amizade com um amigo que esteve sempre a meu lado, porém como se estivesse ausente. Alguém que me fez enxergar que “ser feliz não é ter tudo que desejamos, mas desejar tudo que temos”. Esse amigo que muito tem contribuído para que eu me torne uma pessoa melhor, que em nossas conversas tem tocado profundamente o meu coração com cada palavra de fé, sabedoria, amizade, amor, compaixão...

Recentemente, conversamos sobre as nossas conquistas e perdas. Eu, com entusiasmo, contava a ele sobre as minhas humildes, porém importantes conquistas; sobre os obstáculos que havia superado; os novos horizontes que se despontavam; sobre as minhas metas para o próximo ano; sobre o meu otimismo com a economia do nosso país e do planeta; sobre todas as coisas boas que eu pretendia conquistar. Como de praxe, ele me ouvia com grande dose de tranqüilidade, paciência e cordialidade.

Foi quando eu percebi que estava eufórico demais e talvez falando um pouco além do que devia. Daí, parei um instante e perguntei se estava cansado. Com a generosidade que lhe é peculiar, disse estar apreciando me ouvir. Mas, eu então, quis saber sobre a vida dele, tendo ele feito o memorável relato:

“Eu já não me preocupo tanto com as coisas materiais, por isso usei o tempo que tive para fazer mais coisas que me faça ser lembrado e menos coisas que me faça ser notado nessa vida”. E continuou: “Fui ao hospital do Senhor para fazer um check-up de rotina e constatei que estava doente. Quando Jesus checou a minha pressão, verificou que estava abaixo da ternura; ao tirar a temperatura, o termômetro registrou 40 graus de egoísmo; fiz um eletrocardiograma e foi diagnosticado que eu necessitava de uma Ponte de Amor, pois minhas veias estavam bloqueadas por não abastecer meu coração vazio”.

“Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto”
Jo 12:24

“Eu tinha dificuldade de andar lado a lado e não conseguia abraçar os irmãos, porque havia fraturado o braço, ao tropeçar na minha vaidade; também, tinha miopia, constatada por não enxergar além das aparências; não estava ouvindo bem devido a minha prepotência; não estava pronunciando bem as palavras e daí não era compreendido em função das minhas palavras vazias do dia-a-dia”.

Continuando disse: “Ele me perguntou se algo mais me importunava. Eu reclamei da falta de colaboração dos colegas de trabalho: das implicâncias do chefe; da falta de ética da concorrência e da pouca compreensão familiar”. Daí, Ele me receitou:
Uma colher de sopa diária de bom dia, irmão;
Ao levantar, uma xícara de chá de obrigado, Senhor;
Ética antes das refeições;
Um comprimido de paciência, com meio copo de humildade três vezes ao dia;
Uma injeção de amor pela manhã e, um comprimido de compaixão a tarde e ao deitar, duas cápsulas de consciência tranqüila;
Repita uma vez ao ano esse mesmo exame para que, quando for chamado, que seja de causa natural”.

Daí, eu disse: “obrigado Senhor, por não ter custado nada a consulta e pela sua grande misericórdia. Desculpe-me Senhor, por tomar o seu tempo, saiba que fiquei com a gratidão de seu eterno cliente” (trecho adaptado de autor desconhecido).

Não ficarei mais doente e todos os dias serão Natal.

Pense nisso, feliz Natal e um próximo ano de muita saúde, paz, amor e prosperidade,

Evaldo Costa
Escritor, Consultor, Conferencista e Professor.
Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”
Site: www.evaldocosta.com.br / Blog: http://evaldocosta.blog.terra.com.br
E-mail: [email protected]
Autor: Evaldo Costa


Artigos Relacionados


Recorde Para Ser Comemorado

O Presente Nosso De Cada Dia

Acredite Ou Não: Você Faz A Diferença

Paciência Dos Vencedores

Você Tem Uma Boa Notícia?

Um Grau Para O Sucesso

A Grandeza é Uma Opção