Distorção Natalina



“Então é Natal”! Sim, e daí? Parece vergonhoso, mas a atual versão dessa data que representa é um dos acontecimentos mais importantes da história humana é distorcida daquilo que realmente deveria ser. Transformou-se numa Metáfora muito mal feita pelas mentes capitalistas do nascimento de Jesus.

Fala-se muito mais dos presentes, das pomposas ceias, das chamativas liquidações no shopping mais próximo e, erroneamente, menos do verdadeiro ‘espírito natalino’ e do que ele representa. Nas igrejas é um dos raros locais onde ainda vimos e sentimos esse clima de paz de espírito cuja extinção parece se aproximar a cada 25 de dezembro.

Ontem assisti a mais uma apresentação desse estereótipo tosco de ‘Natal’: churrascos com inúmeros quilos e tipos de carne, com a famosa troca de presente e as grades de cerveja. Ao perguntar para alguns por que estão bebendo exageradamente em plena quarta-feira, a resposta que ouvi foi a famosíssima: “Hoje é Natal, esqueceu ? “.

Basta por os olhos na rua para ver o festival de embriaguez, no outro dia muitos nem lembram o que fizeram e se o fazem falam, novamente: “Ontem foi Natal”. O que estará pensando o aniversariante ao ver tais cenas? Talvez que estão assassinando o seu aniversário ou, amenizando, que estão fazendo-o para si próprios em datas erradas.

Os tempos são outros, ou melhor, a sociedade é outra, todos sabem disso, todavia se mostra necessária a conservação de alguns comportamentos em certas datas como o Natal. Essa data é muito importante para se transformar (tudo indica isso) num dos muitos feriados nacionais.
Autor: Raphael Luz da Silva


Artigos Relacionados


Natal

Feliz Natal

Decoração De Natal

Hoje é Natal.

A Esperança Do Natal!!!

Natal Do Seculo Xxi

O Natal