TRANFORMANDO EMPREGADOS EM COLABORADORES ATRAVÉS DO ENDOMARKETING



O termo Endomarketing foi cunhado por Saul Bekin em 1975 em seu livro “Conversando sobre Endomarketing”, onde relata de maneira didática elementos que foram chamados de marketing interno nas organizações, por Philip Kotler em “Administração de Marketing”.

Conforme Bekin, “o Endomarketing é um processo cujo foco é alinhar, sintonizar e sincronizar, para implementar e operacionalizar a estrutura organizacional de marketing da empresa ou organização, que visa e depende da ação para o mercado e a sociedade”. (BEKIN, 2004, p. XVII)

O Endomarketing cria valores nos funcionários que os direcionam para o objetivo da empresa, servir ao cliente. São ações de motivação, treinamento, acompanhamento e ajuda, voltadas para o público interno da empresa, tornando-os mais comprometidos e motivados, acreditando na empresa em que trabalham, para que o produto ou o serviço prestado alcance um alto grau de qualidade, refletindo diretamente no público externo.
A empresa utiliza desta ferramenta para vender a sua própria imagem aos seus funcionários, e mais ainda, a seus familiares e amigos, criando um grande laço de confiabilidade das pessoas externas que rodeiam cada funcionário.

Os programas devem ser descritos pelos responsáveis da organização, levando em consideração o público externo a ser atingido e a estratégia da empresa. As seguintes perguntas devem ser respondidas “onde a empresa quer chegar?”, “como ela pretende se estabelecer?”. Tendo estas respostas as ações devem ser preparadas e focadas na integração do público interno, levando os funcionários ao melhor desempenho, colaboração e apoio ao marketing externo da empresa, mantendo-os motivados e direcionados para os objetivos da empresa, obtendo assim resultados eficientes para a organização como: atrair e reter seus clientes externos.

Levar em conta apenas os ganhos financeiros e a conquista dos clientes externos da empresa, não faz com que a relação empregador e empregado se torne mais confiável, satisfazendo o publico interno. A idéia é que haja um interesse verdadeiro pelos funcionários internos e que não sejam estes considerados apenas como ferramentas que alavancarão o crescimento da empresa. No Livro O Monge e o Executivo o autor mostra a importância do líder em saber servir os seus colaboradores, esta é a melhor forma de entender a necessidade do público interno, entendendo as necessidades do empregado, mantendo-se próximo às equipes de trabalho, ouvindo, conversando, enfim, procurando as melhores formas de manter um clima organizacional harmonioso no qual todos compartilhem o mesmo senso de direção e prioridade.
A liderança não deve enxergar os seus funcionários apenas como marionetes que são levadas para lá e para cá sem sentimentos e desejos, devendo apenas obedecer as ordens de seus líderes sem expressar opiniões ou sugestões. Esta não a forma adequada de conseguir respeito e colaboração e muito menos fazer a empresa se desenvolver.
A comunicação deve ser clara, os níveis hierárquicos podem ser simplificados para que os empregados cheguem aos seus gerentes com mais facilidade, sejam ouvidos e incentivados a dar sugestões, normalmente eles que estão na linha de frente, visualizam com muito mais facilidade determinadas necessidades da empresa para melhor desenvolver o produto ou serviço prestado.
O desafio do Endomarketing é proporcionar aos empregados uma condição de aplicação de valores, como empatia, afetividade, transparência, comprometimento, valores estes transformados em seu crescimento e desenvolvimento.
Quando são ouvidos e veêm suas sugestões aceitas e muitas vezes postas em pratica pelos seus lideres,os funcionários passam a ter um sentimento de cooperação e lealdade e se sentem valorizados dentro do seu grupo. Este sentimento reflete diretamente na convivência tanto interna quanto externa.
Eles se sentirão muito mais seguros para tomar atitudes, e preparados para fazer a empresa crescer e a empresa estará muito mais preparada para permitir o crescimento e desenvolvimento de seus empregados, podendo estes com orgulho serem chamados de colaboradores.

Se cada colaborador for multiplicador da boa imagem da empresa, os produtos fabricados ou os serviços prestados serão muito bem aceitos pelos seus clientes.
Autor: Gislaine Souza Santos Amancio da Silva


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