Por favor...Cativa-me!



“...A gente só conhece bem as coisas que cativou, os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas...” - O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
Todos nós conhecemos as frases “O cliente em primeiro lugar” ou “O cliente sempre tem razão”, mas poucas vezes falamos Atendimento a Clientes é uma profissão e por ser uma profissão é nobre! Poucas vezes fazemos nossa equipe entender que seu trabalho é mais do que um simples emprego. É uma oportunidade de ter contato com gente, fazer-se presente e alegrar o dia das pessoas. Fazer a diferença na vida daqueles que por alguns instantes estiveram diante de nós demonstrando suas expectativas, anseios e sonhos.
Atendimento a clientes não é só o que envolve contato pessoal. Atendimento a cliente é todo toque pessoal, seja no empacotar um produto, limpar o balcão, organizar uma gôndola, etiquetar um produto, contabilizar uma venda, emitir uma nota fiscal, digitar um pedido, ligar um equipamento, organizar o estoque, zelar pela segurança do estabelecimento, atender um telefone, ou simplesmente sorrir para aquele que acaba de entrar em nossa empresa.
Atendimento é aquilo que fazemos e que de alguma forma irá surgir diante do cliente.
As linhas que escrevo têm a intenção de chegar ao coração daqueles que diariamente dedicam seu tempo em atender clientes. Gostaríamos de fazê-los sentir se ESPECIAIS. Para isso, aproprio-me do livro “O Pequeno Príncipe” (aqueles que leram sabem do que falo a você que não leu fica como dica).
Quando o Pequeno Príncipe e a Raposa se encontram, a Raposa diz: Por favor... cativa-me! Responde o principezinho - não tenho muito tempo, tenho muitas coisas a conhecer...
Quantas vezes nosso cliente nos pede para cativá-lo. Cativá-lo através do sorriso na voz ao atender uma ligação, cativá-lo ao oferecer o produto que verdadeiramente vai suprir a sua necessidade, cativá-lo ao escutar suas duvidas e oferecer uma solução, cativá-lo quando ele chega diante de nós ansioso, nervoso, irritado com seus problemas e dificuldades.
E qual tem sido a nossa resposta, a mesma que o Pequeno Príncipe deu a Raposa? “não tenho muito tempo, tenho muitas coisas a conhecer..., a fazer...”
Ou, a resposta tem sido de um genuíno profissional de atendimento ao cliente: Estou aqui e vou servi-lo!
“...os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo já pronto nas lojas...`` Nós profissionais de atendimento podemos transformar os lugares onde os homens entram para comprar coisas em lugares melhores através de pequenas ações, como: ouvir, sorrir, encantar, cativar, fazer o cliente se sentir único e especial. Por que eles são mesmo únicos e especiais!
A necessidade de cada cliente é especifica, é única. Daí a importância de um atendimento personalizado, consultivo e não padronizado.
Quem pode oferecer esse tipo de atendimento é aquele que está disposto a SERVIR! E servir não é para qualquer um é somente para pessoas especiais como VOCÊ Profissional de atendimento. Sensível o suficiente para entender o cliente e se colocar no lugar dele. Que sabe e gosta de escutar que dedica tempo em conhecer o cliente.
Afinal o trabalho de um profissional de atendimento é cuidar bem dos clientes!
``Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante. Os homens esqueceram essa verdade. Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela tua rosa...`` (experimente trocar a palavra rosa por cliente).
Autor: Angela Oliveira


Artigos Relacionados


O Que é Não Atender Bem O Cliente?

Qualificação No Setor Comercial Da Operadora De Turismo!!!

Qualidade No Pronto-atendimento Hospitalar

Atendimento A Clientes

Quem "apenas" Presta Serviço, Não Presta!

Atendimento - Um Momento Eterno

Vendendo Com Eficiência E Eficácia