Imaginário e Bruxaria



A magia, exista ou não, sempre fez parte do imaginário humano para explicar parte dos mistérios da vida e desvendá-los.Na antiguidade, ou seja, antes do cristianismo,existiam os sacerdotes e as sacerdotisas que misturavam supostas "magias" e "feitiçarias" com suas crenças em muitos deuses. Entretanto, eram respeitados como mestres religiosos e guias espirituais.

Na Idade Média, já na era cristã, A Igreja dominava o pensamento religioso em quase todo o ocidente. E tudo que fugisse aos dogmas da Igreja era visto como pecado, heresia. Foi neste contexto que surgiram as bruxas. Essas primeiras bruxas eram na maioria mulheres que se dedicavam ao curandeirismo, ou seja, preparavam remédios caseiros para todo o tipo de doença, tanto física, como psicológico ou espiritual. Rapidamente seus talentos medicinais ficaram conhecidos e contrariaram a Igreja, que dizia que somente a fé e a obediência para com a Igreja poderia curar os males do homem. A Igreja considerou esses remédios caseiros verdadeiras poções mágicas e tratou as curandeiras como bruxas adoradoras do demônio. Para puní-las e purgar seus pecados, queimavam-nas numa fogueira, dizendo que seriam purificadas pelo fogo. Mesmo depois da reforma protestante, as novas denominações repetiram os atos da antiga Igreja Católica, como foi o caso das Bruxas de Salem, mulheres acusadas de bruxaria que foram sentenciadas a morte pelos calvinistas nos EUA no século XVII.

Em tempos modernos, a bruxaria tomou uma conotação mais suave, principalmente porque a ciência desmistificou muitas lendas em relação à magia. Surgiram muitas seitas, como a wicca, que apregoa uma bruxaria "do bem", que cultua os elementos da natureza entre outras coisas. A bruxa do nosso tempo não é mais uma "adoradora de satã" e sim uma pessoa que estuda e pratica artes místicas praticamente inofensivas. Se quiser ter uma idéia desse misticismo moderno leia os livros do Paulo Coelho. Eu sou muito cético pra essas coisas, mas como disse Shakpeare " existem mais mistérios entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia".
Autor: Maiko Cesar Menassa Silva


Artigos Relacionados


A Força Do Sangue

EducaÇÃo CristÃ

O Tribunal Do Santo OfÍcio E Os Tribunais Seculares

Bruxaria E FeitiÇaria

A História O Dia Das Bruxas

Wicca E As Divindades Brasileiras: O Culto Aos Ancestrais Nativos Na Bruxaria Moderna

A Bruxa Está Presa