Teísmo e Ateísmo



Acredito que muitos que se dizem ateus, são na verdade agnósticos ou mesmo crédulos na existência de Deus, mas sem religião. Por um motivo muito simples: é mais fácil e mais inteligente acreditar na existência de Deus do que na auto-criação do mundo ou no acaso de todas as coisas. O fato é que muitas pessoas são contra os dogmas das religiões ( cristianismo, islamismo, judaísmo, taoísmo, hinduismo e budismo) e das mais de seis mil seitas tribais que existem no mundo. Encaram a religião como cultura de um povo e não como verdade absoluta.

Um agnóstico é a pessoa que acredita em Deus como uma força criadora, viva, mas não professa religiões. Existem aqueles que, como eu, são cristãos, por exemplo, e não seguem denominações (como a igreja Católica Romana, igreja Católica Ortodoxa, igreja protestantes históricas, Igrejas protestantes pentecostais e igrejas protestantes neopentecostais). Todas as religiões possuem denominações como o islamismo que se divide em xiitas, sunitas, fatímidas etc Muitas vezes a pessoa se considera ateu, mesmo não sendo, por ignorar esses fatos.

O motivo que leva uma pessoa a negar uma denominação ou todas elas são evidentes. As igrejas são compostas por seres humanos passíveis de falhas, o que faz com que a igreja seja também um lugar onde se encontram muitos defeitos. Por falta de tolerância com essas falhas ou mesmo por indignação, muitos deixam de frequentar ou nem se arriscam a participar de uma missa ou culto. Além disso, as denominações muitas vezes fogem de preceitos religiosos, enfatizando aspectos como dinheiro, poder, politicagem ou possuem máculas em sua história. Também é muito comum dogmatismos exagerados, ou seja igrejas que estabelecem muitas regras de postura e conduta ou tentam impor sua crença, quase que na força, atravé de uma pedagogia de medo, bonbardeando o fiel com ameaças de padecimento eterno, sofrimento profundo e tristeza sem igual caso não sejam frequentes e obedientes, ao mesmo tempo que dizem "Deus te ama".Aquele ditado que diz" religião não se discute" faz referência justamente a dificuldade que é debater ou questionar a postura ou dogma de uma igreja com um de seus membros , que na maioria esmagadora das vezes está fechado para novas idéias e pensamentos , acreditando que a verdade que carrega é absoluta e imutável. O motivo de existir tantas denominações em cada religião é simples: o fato de suas escrituras sagradas( Bíblia, Alcorão, Torá etc) serem subjetivas, figuradas, com parábolas passíveis de várias e diferentes interpretações. Ora, se são escrituras tão subjetivas, passíveis de diferentes interpretações, como pode a maioria das religiões e das Igrejas se auto-proclamar a mais certa ou a única certa e fiel a vontade de Deus?

Atualmente, o ecumenismo, que no meu entendimento era uma possibilidade para as religiões e igrejas alcançarem um pouco de humildade, vem perdendo força e sentido. Como eu disse sou cristão.Eu acredito em Jesus Cristo, mas como ser pensante que sou, não aceito pensamentos prontos de outrém quando não concordo com eles.Questiono coisas que para mim estão erradas, e aprecio a minha própria interpretação da Bíblia, recorrendo a outros, caso eu ache necessário. Optei por não frequentar igrejas pelos motivos que já falei e por outras razões e acho que, assim como eu, existem muitos outros que fazem o mesmo. Portanto cabe a nós aprendermos a diferenciar o ateísta do teísta em suas diferentes variações.
Autor: Maiko Cesar Menassa Silva


Artigos Relacionados


Religião E Arte

As Fábulas De Empresas Chamadas Igrejas

Nossa EvangelizaÇÃo É Uma MÁ DistribuiÇÃo De Igrejas

O Descaso No Estudo Das Escrituras

O Engodo Cristão

Religião Em Itália

A Religiao Que Consequente Acaba Gerando Guerras