Uma releitura da globalização a partir da energia solar e religiosa.



1. Saudada num primeiro momento como a solução para os graves problemas que afligem a humanidade neste final de milênio, à medida que suas conseqüências se fazem sentir, passa a ser vista mais criticamente.
2. Assim, internacionalização é uma tendência que sempre existiu entre os povos;
3. Mundialização começou no século 16, com as grandes navegações, quando os descobridores se lançaram ao mar em busca de terras inexploradas.
4. A globalização tem início com a revolução da informática na década de 70;
5. Um simples olhar para a nossa história recente revela-nos um País se construindo como Nação, criando sua margem de independência política, econômica, social e cultural.
6. O processo de globalização está em curso, acelera-se o processo de descaracterização do exercício da política.
7. A globalização , sendo assimétrica, é marcada por uma enorme perversidade, que pode ser comprovada pelo desemprego e pela desestruturação das economias periféricas;
8. A globalização é profundamente idolátrica, seus ídolos são o dinheiro, o mercado e o consumo.
9. A globalização é marcada também pela crueldade: o crescimento das massas de excluídos e a perda de compaixão para com os pobres são sinais reveladores desta crueldade.
10. A globalização ignora territórios e pessoas no momento mesmo em que estudos recentes têm mostrado a força do “ lugar”...
11. O lugar é o espaço do acontecer solidário, possui um outro tipo de poder, nele se produzem formas de sobrevivência, a economia informal cresce criativamente.
12. A globalização ameaça a própria biosfera. Sua sobrevivência passa pelo aumento crescente da miséria que parece não ter fim.
13. O espaço físico é retirado do anonimato, “ tal como um pré-socrático- o geógrafo primordial- que não perde de vista a importância da natureza na explicação do Homem, Bautista Vidal revela a mentira ou a esquizofrenia, em se considerar mero insumo a base da ação humana.
14. As ciências sociais no Brasil, nos estudos nunca se importam com a “ energia da natureza”, privilegiam sempre o capital e o trabalho.
15. a energia solar é a origem da vida. Ela movimenta motores, as civilizações e é a origem e base da manutenção dos seres vivos.
16. A globalização vai dando seus sinais de exaustão, aqui e ali seu motor rateia. Ela ameaça a própria biosfera.
17. A globalização sobrevive, hoje, apropriando e expropriando em escala mundial. O carvão mineral e o petróleo, motores do capitalismo, estão “marcados para morrer”.
18. O território brasileiro é hoje o epicentro da história mundial, sobretudo depois que ficou escancarado o ocaso do combustível de petróleo.
19. Mas o país é também marcado por energias espirituais que se manifestam numa impressionante pluralidade de fés.
20. Só um cristianismo que realizou ma autocrítica e se “ refontalizou” será capaz de empreender um começo novo e colaborar na construção de uma nova sociedade
Autor: Sidnei Laone


Artigos Relacionados


Globalização - América: Muitos Povos Uma Sociedade Análoga

GlobalizaÇÃo E O Processo De ExclusÃo Social

Educação E Globalização

União Para Uns, Separação Para Outros

O Consumo De Drogas E Os Fatores Que Contribuem Para Tal Atividade Ilícita

Intervenção Direta Do Estado No Domínio Econômico Como Forma De Amenizar Os Efeitos Negativos Da Globalização

A Crise Da Globalização