Educação Brasileira: ela tem solução?



A situação da educação no Brasil apresentou melhorias significativas na última década do século XX: houve queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade média e da freqüência escolar (taxa de escolarização).
É importante sabermos que existem quase 57 milhões de estudantes matriculados em todos os níveis de ensino. Este número significa somente 1/3 dos brasileiros freqüentam diariamente a escola (professores e alunos).
De acordo com o PNAD - IBGE houve um queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (1992 a 2002).
Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos freqüentavam a escola.
Outro dado importante é a queda no índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos, devido também reforma no sistema de ensino chamado educação escolar continuada.
É preciso que olhemos para a educação como um processo contínuo e eficaz. Tenhamos desta maneira um ambiente favorável para que crianças e jovens possam estudar sem preocupação com a violência.
No entanto, a situação da educação no Brasil ainda não é satisfatória, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país.
Por fim, a educação Brasileira tem solução, e temos que acreditar e realizar isso, desde que seja realizado um trabalho de comprometimento de todos os envolvidos na educação.
Autor: Alexandre Vieira


Artigos Relacionados


Educação Para Todos

Educação Brasileira: Existe Qualidade No Ensino?

FormaÇÃo Continuada Na EducaÇÃo De Jovens E Adultos

A EducaÇÃo EstÁ Sendo Valorizada No Brasil?

Educação à Distância

O Brasil Perdido

Ensino Reprovado