A ausência de uma cultura de transparência e responsabilidade



O actual estado de coisas aponta para uma persistente ausência de uma cultura de transparência e responsabilidade.
Contudo, os sentimentos de solidariedade de grupo prevalecem e oprimem aqueles que o queiram desafiar. Isto é um elemento da condição humana que deve ser adaptado em qualquer estratégia para alcançar uma mudança na cultura do serviço público.

Aqueles que violam as regras e se comportam de um modo corrupto - e não aqueles que denunciam - devem ser vistos como aqueles que traem o grupo, e o este necessita de compreender não só que existe um dever de relatar tais actividades, mas que é também do interesse de todos que isso seja feito.

O problema reside na natureza da denúncia de corrupção. Muitos funcionários públicos estão relutantes em denunciar os seus amigos e colegas, contudo pode haver situações em que a única maneira de um subordinado consciencioso servir o seu superior ou o - interesse público - é fazer exactamente isso.

As linhas de telefone quentes que podem proteger a identidade do informador e assegurar o anonimato foram usadas tanto no sector público como no privado para garantir a decisão de denunciar as práticas corruptas.
Nenhuma organização aprecia um escândalo embaraçoso. O instinto de esconder os factos é tanto humano como contraproducente.

É necessário coragem e confidência para enfrentar directamente um escândalo na sua própria área de responsabilidade e deve-se conceder crédito total àqueles que o fazem.

Um mecanismo próprio a favor da denúncia é vital para desenvolver ou manter uma cultura de honestidade e de integridade na administração pública.

Para que tal sistema possa ser realmente usado, é importante gerar uma compreensão das vítimas de corrupção para que o suposto queixoso sinta que existe um aspecto positivo para se queixar (reparar a injustiça das vitimas) mais do que simplesmente obter retribuição.
Autor: Artur Victoria


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