O Mercado Pede Profissionais Realizadores



No mercado muito tem falado sobre as conseqüências da “crise”, os investidores segurando os investimentos, e as empresas procurando “driblar” esses obstáculos, buscando manter e/ou crescer o seu faturamento e reduzir os custos. Neste contexto, em diversas organizações a contenção de despesas começa pela folha de pessoal.
O mercado hoje é muito competitivo, pequenos detalhes fazem uma grande diferença, e neste momento de “dificuldades financeiras” e falta de confiança, a competitividade aumenta, pois se tem muito menos dinheiro circulando. As pessoas estão segurando os seus recursos, e evitando fazerem despesas a médio e longo prazo.
Entretanto, observa-se em diversas organizações a ausência de profissionais empreendedores, que tenham a capacidade de realizar, e que não tenham medo de desafios.
Segundo os especialistas em Recursos humanos, existem diversas oportunidades no mercado, porém não se encontram profissionais que atendam ao perfil desejado das empresas. E as vagas ficam a espera. Uma das características mais desejadas pelas empresas é a capacidade de realizar. O profissional independente da sua área de atuação tem que ser capaz de enfrentar desafios, liderar pessoas, transformar idéias em projetos, e estar disposto a mudar e aprender.
No mundo contemporâneo não basta ser um bom profissional, ter um bom nível de conhecimento, ter uma boa rede de relacionamento, e um bom currículo. Hoje é preciso ser capaz de realizar. As empresas medem seus funcionários não pelo seu nível de QI ou QE, mas sim pelo que podem e conseguiram realizar. É preciso ser empreendedor, ser idealista, ser capaz de executar projetos. O gestor moderno tem que ser realizador.
Em todas as organizações existem 2(dois) tipos de pessoas: os que fazem acontecer e os que vêem acontecer. Saber identificar problemas, e logo vislumbrar oportunidades é uma característica bastante almejada pelas empresas. Os empreendedores enxergam pra cada problema, pelo menos 2(duas) soluções(oportunidades), e trabalham no intuito de resolver. Pensam de forma estratégica e não desistem nunca. A persistência também é uma característica bastante valorizada, especialmente nestes momentos de dificuldades.
A capacidade de compartilhar os problemas com o grupo, e escutar as sugestões visando procurar transformar as melhores idéias em ações é bastante presente neste tipo de profissional. Trabalhar com planejamento, e saber tomar decisões é um dos pontos fortes dos realizadores. A tomada de decisões é um momento crítico para qualquer gestor, pois trarão sérias conseqüências. Num mundo interligado, de muita agilidade, é preciso ter muito equilíbrio na hora de tomar a decisão, decisões tomadas de forma precipitadas podem custar muito caro, e prejudicar todo um planejamento.
Esta necessidade de resultados rápidos impõe aos Recursos Humanos das empresas a necessidade buscar pessoas capazes de suportar pressão e que sejam bastante equilibradas na hora de tomar suas decisões. Pessoas que sejam desprendidas e que tenham objetivos claros.
As pessoas precisam se adaptar a esta nova realidade, o mundo corporativo está muito mais competitivo, onde o grande diferencial é a sua capacidade de realização. Os profissionais não valem mais pelo que são, mas sim pelo que conseguem oferecer para a empresa. Neste novo momento, observa-se a rapidez na depreciação da valorização dos profissionais, e isto exige um esforço bastante intenso das pessoas para se reinventarem, e usarem a criatividade em busca de identificarem novos problemas e criarem novos projetos. Os valores estão mudando, “é melhor ser pequeno ágil, que ser grande e pesado”.
O Gestor Moderno precisa estar consciente da necessidade de ter agilidade, ética e principalmente ser capaz de identificar problemas, ter idéias e transformá-las em grandes oportunidades para as organizações.
Autor: Kleber Cavalcante de Sousa


Artigos Relacionados


Plano EstratÉgico – Que Coisa É Essa?

Por Que Contratar Uma Consultoria?

Gestor De Recursos Humanos: Importante Para Sua Empresa

O Líder Como Fator De Mudança

Treinamento - Planejamento & Inovação

Gestão Com Pessoas

Oportunidades Ou Ameaças?