Um por todos e todos por um



Um por todos e todos por um.

Quando falamos em segurança pública, logo vem idéia de agentes e autoridades que trabalham para o governo federal, estado e municípios com pensamento único direcionado ao bem estar da população. Como sugere o nome “Segurança Pública” sem enfatizar ou denominar esta ou aquela instituição. Fica mais do que claro que o importante é trabalhar unidos em prol de um bem comum, o povo. É certo que objetivos diferentes desses, são ultrapassados e contrários aos anseios da sociedade, pois para o cidadão não importa a cor da farda ou do uniforme que o agente está usando, nem a instituição a qual ele faz parte. O importante é a segurança proporcionada. Para que isto aconteça precisamos de lideres com comportamentos e idéias contemporâneas e ainda disponibilidade de ação conjunta. Contudo, infelizmente ainda encontramos indivíduos ligados a segurança pública querendo abraçar o “mundo sozinho” e não concordam com aplicação de novas técnicas, novas instituições. Fica nítido que estes estão sendo movidos pelo sentimento de ciúmes e não admitem que ninguém faça aquilo que eles não podem ou não tem estrutura para fazer.
Porém, felizmente, existem pessoas comprometidas com a evolução dos municípios no sentido de implantar e delegar atribuições concernentes a segurança pública. Um exemplo que deu certo é a parceria da Secretária de Segurança e trânsito, através da Guarda Municipal, do município de Tubarão Estado de Santa Catarina com a polícia civil do Estado. Cito a Delegacia de Delitos de Trânsito e Divisão de crimes Ambientais, onde Guardas Municipais e policiais civis trabalham juntos no atendimento a acidentes de trânsito em via pública e, confecção de Boletim de Ocorrência. Facilitando assim a vida do cidadão. Outro ponto plausível é a instalação do canil, com cães farejadores que já contribuíram com operações policiais onde o desfecho só foi possível, devido capacitação dos agentes que realizam um trabalho incansável no treinamento dos animais. Tudo isso prova que a união na segurança pública é benéfica para toda a sociedade, trabalhando juntos para o bem da coletividade. Este é o lema.
Exemplos positivos como estes servem de espelho para segurança pública do Brasil inteiro, e já é visível o interesse de outros municípios em seguir o mesmo caminho da cidade de Tubarão, SC. Porém, não poderia deixar de comentar a respeito dos ”caranguejos jurássicos” da segurança pública, que foram arrebatados da era Paleozóica, para os dias atuais e sentem dificuldades de se adaptar a modernidade. O homem Bitolado que olha apenas para o próprio umbigo está em extinção. E tomara que seja extinto o mais rápido possível. Roberto Gómez Bolaños, ator mexicano, criador e interprete do Chapolim Colorado, atento a esta realidade já dizia: “muito ajuda quem pouco atrapalha.”
Autor: Maciel Brognoli


Artigos Relacionados


A Segurança Pública Prevista Na Constituição Federal Brasileira De 1988

Segurança Pública No Município De Indiaroba

Autodefesa Para SeguranÇa PÚblica

Exemplo A Ser Seguido

SeguranÇa PÚblica Comunitaria

A Nova PolÍtica De SeguranÇa PÚblica, O ServiÇo Social E O DiÁlogo NecassÀrio Entre Os Atores Sociais Na Cidade Do Rio De Janeiro

Segurança Pública: No Combate A Violência Doméstica E Familiar