MAXIMIZE SUA FOLIA, ALIMENTANDO-SE BEM



MAXIMIZE SUA FOLIA, ALIMENTANDO-SE BEM
Já estamos em ritmo de carnaval e para obtermos o melhor deste período não basta preocupar-se somente com a escolha das bebidas, mas dar a devida atenção às comidas. O que acha?
“Tirar a barriga da miséria”, “encher os canecos” são frases que se fazem presentes nesta época do ano, mas deve-se ter cuidado! Tudo em excesso faz mal, então para evitar ou minimizar a ressaca do carnaval, vamos primeiro compreender esta reação tão indesejada.
A RESSACA – ENTENDA PARA EVITÁ-LA
É importante ressaltar que a interação do álcool com o organismo é algo bem particular, variável de pessoa para pessoa. Quanto de bebida alcoólica cada pessoa consegue suportar é algo bem individual.
Para a ressaca acontecer, deve-se levar em conta tanto a quantidade de bebida alcoólica ingerida, quanto o que se comeu durante esta ingestão.
Vamos entender? O álcool ao ser ingerido vai direto para o fígado, local onde será metabolizado. Passa em seguida para a corrente sanguínea e assim chega ao cérebro.
É quando o álcool estimula a produção de algumas substâncias que podem vir a gerar desconforto. Afinal, as bebidas alcoólicas provocam muita secreção gástrica, que por sua vez irrita o fígado. Daí a explicação da famosa queimação estomacal, náuseas e até mesmo as dores de cabeça.
O ideal não é correr e apelar primeiramente para os medicamentos e sim fazer algumas escolhas alimentares e, com certeza, ingerir bastante líquido. A água, além de hidratar, atua diluindo o álcool e dando uma “forcinha” a mais para o bom funcionamento do fígado e dos rins.
O organismo, neste caso principalmente o fígado, necessita de energia para metabolizar o álcool. Se a alimentação não acontece durante a bebedeira, este órgão, na falta de energia, não consegue eliminar, ou seja, limpar o organismo desta substância.
Fazer a manutenção da taxa de glicose no sangue durante a ingestão das bebidas alcoólicas é a melhor opção, pois o álcool é o responsável, nestes momentos, pela sua diminuição. A glicose por sua vez, em taxas normais acelera a metabolização do álcool.
A FOLIA DOS ALIMENTOS
Prepare-se para o carnaval alimentando bem nos momentos pré-folia:
. Alimentação saudável, ou seja, leve. Verduras, legumes, frutas e sanduíches naturais.
. Bastante líquido.
. Evite ao máximo a ingestão de medicamentos.
Durante a folia, vamos lá:
. Alimente-se bem. Frutas e sucos naturais, são ótimas opções.
. O líquido aqui também deve se fazer presente.
. Evite frituras e condimentos, para não sobrecarregar ainda mais o fígado.
O pós-folia chegou, o que fazer?
. Um bom banho, descanso e líquido.
. Opte por alimentos leves e naturais. Pouco açúcar e gordura.
Aproveite o carnaval, sem demasia. Conheça seus limites e respeite-os! Seja feliz, pule, cante e divirta-se com saúde. Bom feriado.

Izaara Alvarenga
Nutricionista
Autor: Izaara Alvarenga


Artigos Relacionados


A Ressaca Do Dia Seguinte

Estudo Dos Efeitos Do Alcoolismo

HipertensÃo, O Caminho É: Estilo De Vida E AlimentaÇÃo

HipertensÃo, O Caminho É: Estilo De Vida E AlimentaÇÃo

HipertensÃo, O Caminho É: Estilo De Vida E AlimentaÇÃo

FaÇa As Pazes Com Os NÍveis De TriglicÉrides

Aprenda A Alimentar-se No Inverno