Afinal, o que é a Bíblia?



A palavra bíblia origina-se do grego e significa “os livros”. Como seu próprio significado informa, não é um único livro, mas uma coleção de vários, tidos por sagrados no decorrer da história. A designação da bíblia como hoje a entendemos – o livro de Deus em que é narrada a saga dos judeus e dos primeiros cristãos – só seria utilizada a partir do século 2º d.C., quando todos os textos já estavam escritos.

A união dos livros em um único volume aconteceu apenas no século IV, quando houve a proclamação do Cristianismo como religião oficial do Império Romano. Daí surgiu a demanda por boas cópias do Novo Testamento, fato comprovado pela encomenda de 50 cópias para as igrejas de Constantinopla por parte do imperador. Esta foi, provavelmente, a primeira vez em que o Antigo e o Novo Testamento foram apresentados em um único volume, que se denominou Bíblia.

Em sua forma original, ela é desprovida das divisões de capítulos e versículos. Para facilitar sua leitura e localização de “citações”, em 1227 ela foi dividida em capítulos. A decisão de criar subdivisões veio apenas em 1551.

A Bíblia inclui escritos de caráter diversos: leis, contos, poesias, cartas, testemunhos, profecias. A obra não nos transmite apenas conhecimentos, mas sobretudo idéias que os homens fomentaram sobre a história. Ver algum sinal de Deus em algo é expor toda sua fé. Ela pode, portanto, ser usada como um livro histórico, afinal, é um dos poucos relatos documentais de que se tem da Antigüidade. Usá-la, no entanto, apenas para este fim, seria falsear sua verdadeira mensagem.

Os livros do antigo testamento estão divididos em três partes que praticamente se equivalem a duas religiões – Cristianismo e Judaísmo. A dos judeus se divide em Leis, Profetas e Escritos. Os nomes, em hebraico, são Torah, Neviim e Ketuvin. Em hebraico, cujo alfabeto é composto apenas por consoantes, essas três partes unidas são chamadas de Tnch (para nós, pronunciadas Tanak). Para os cristãos, por sua vez, essas três partes são o Pentateuco, os Livros Históricos e os Livros Proféticos. Na verdade, o que os judeus chamam de bíblia é o que os cristãos chamam de Antigo Testamento, sem constar os sete livros inclusos posteriormente.

O novo testamento só existe para as religiões que são cristãs, que seguiram Jesus e o viram como Messias. Em poucas palavras:
1. A Bíblia nos dá uma palavra que inspira a viver no amor;
2. A Bíblia foi escrita para formar um povo: o povo de Deus;
3. A Bíblia revela o nome de Deus e quem ele é;
4. A Bíblia foi escrita de geração em geração (em torno de 10 séculos).

Em seu conjunto, ela forma uma identidade ideológica, que é a crença no monoteísmo. Posteriormente, com Cristo dito por Messias, os textos sagrados tomam outros rumos. Jesus passa a ser o centro da história da aliança de Deus com a humanidade, o Alfa e o Omega.
Autor: Tiago Cosmo da Silva Dias


Artigos Relacionados


A BÍblia (na Visão Da Doutrina Espírita)

As Leis De Deus

Fim Do Mundo

Aprenda O Grego

A Bi Blia

"dei Verbum" -reflexões

Crente Ou NÃo