Lista de E-mails - Entrega de E-mails.



A entrega de e-mails para seus destinatários é um ponto crucial principalmente para quem mantém uma lista de e-mails. Quando um e-mail não é entregado em seu destino, além da perda de um possível contato, ou até mesmo de um potencial consumidor, há a questão dos e-mails retornados que dependendo de sua quantidade, poderá colocar o nome de seu domínio na “Lista Negra” de SPAMMERS!

Apesar da resposta agressiva dos servidores de e-mails que desenvolveram filtros e ferramentas “inteligentes” para detectar e classificar mensagens como não solicitadas, isto não significa que eles serão os únicos que decidirão se uma mensagem é SPAM ou não! Muita coisa também depende de você e da reputação de seu domínio pela Internet.

Estudos de organizações norte americanas concordam que até 77% dos problemas de entrega de mensagens foram devidas à reputação do remetente (nome do domínio). Estes problemas foram salientados em cinco pontos que os servidores de e-mails buscam para classificar as mensagens de certo domínio.

Volume: quantos e-mails o seu domínio envia? SPAMMERS enviam bastante. Aqui entra em jogo uma simples atitude: “Pedir para as pessoas que receberão seus e-mails, que coloquem o seu endereço de e-mail em suas listas de contatos em suas contas de e-mails”. Se o volume de e-mails que você envia é grande e os destinatários não lhe deram permissão para envio, este vai ser o primeiro fator que “pesará” na classificação de seu domínio.

Queixas de SPAM: um fato que até passa por desapercebido, é quando um destinatário para não receber mais suas mensagens, clica no botão “denunciar spam”. Isto vai ocorrer quando um destinatário quiser sair de uma lista de e-mails por exemplo, e não encontrar uma ligação que faça esta remoção (a real intenção não é denunciar, mas apenas parar de receber aquelas mensagens). Neste caso específico, basta que estas queixas sejam freqüentes (por algumas semanas) para que suas mensagens encontrem dificuldades para chegarem em seus destinos. Então, coloque a ligação de remoção de cadastro em local bem visível, se enviar mensagens sem esta ligação, coloque no mínimo: ”Para remover sua inscrição, responda esta mensagem com o assunto REMOVER”.

Bouncing E-mails: estes são e-mails que retornam para o endereço de origem quando um endereço de e-mail não existe ou é desconhecido no servidor de destino (também ocorre quando um destinatário digita erradamente seu e-mail ou coloca um endereço de e-mail falso em um formulário). Quanto mais baixa for a taxa destes e-mails retornados, mais manterá a reputação de seu domínio boa. Se você possui uma lista de e-mails, siga de perto estes e-mails, na primeira vez ou segunda (no máximo) que um endereço de e-mail retornar, apague-o imediatamente e impiedosamente!

SPAM Traps: é como são designadas contas de e-mails vencidas (há anos), contas de e-mails que nunca foram registradas, ou seja, contas de e-mails que não são ativas. Para que servem? Simples, os servidores de e-mails ativam estes endereços e como não pertencem à ninguém (não são ativas), qualquer mensagem que caia nestas contas, é imediatamente classificada como SPAM. Programas SPAMMERS vasculham sítios, blogs, fóruns ou qualquer outra coisa que esteja pela Internet usando algoritmos e expressões regulares para colecionarem qualquer coisa que tenha “@”, e estes SPAM Traps são posicionados em locais “visíveis” para estes programas (não para seres humanos). Por isto é que deve-se evitar comprar listas de e-mails com milhões de e-mails - normalmente foram construídas por estes programas e têm até centenas destas armadilhas (endereços de e-mails) embutidas, pois o nome de seu domínio terá uma grande possibilidade de entrar na “Lista Negra” quando enviar mensagens para a sua lista com milhões de e-mails.

Autenticação: serve para que o servidor de e-mail de seu destinatário saiba que o emissor do e-mail é realmente quem diz ser. SPAMMERS falsificam endereços(domínios) de e-mails ou exibem endereços (domínios) de e-mails de origem não existente. Quando um servidor recebe estas mensagens, faz uma verificação [Reverse] DNS (Domain Name Server – Servidor de Nomes) para certificar-se que o endereço de origem é realmente o endereço que o e-mail diz ser. Qualquer pessoa pode enviar uma mensagem com o campo “FROM” nos cabeçalhos das mensagens do e-mail dizendo que é o Presidente do Senado e com o endereço [email protected], basta conhecer um pouco de programação. Daí esta autenticação ser necessária (existem vários campos nos cabeçalhos das mensagens que identificam a origem do e-mail, identificam a mensagem, quem enviou, o servidor de e-mail usado...). Da mesma forma que esta autenticação verifica a autenticidade do emissor, poderá também denunciá-lo se praticar SPAM.

Com relação ao que é escrito no corpo do e-mail, dependerá para qual servidor de e-mail a mensagem será enviada. Alguns servidores como o Gmail e AOL, parecem não dar muita importância ou “peso” para o conteúdo da mensagem. Outros já dão um certo “peso” para o que está escrito no corpo da mensagem, mas muitos poucos como o MSN, dão “peso” de 25% ou mais para o que você escreve.

Quando o conteúdo das mensagens enviadas eram um dos fatores cruciais para o bloqueio de mensagens nos servidores de e-mails, era essencial que relê-se a mensagem antes de enviá-la, não que não seja importante hoje, mas deve se ponderar os cinco fatores acima quando estiver compondo suas mensagens e construindo uma lista de e-mails.

Atualmente a questão dos filtros dos servidores de e-mails e na passagem de suas mensagens por estes filtros, devem ser averiguadas de perto. Não apenas as suas mensagens serão extraviadas, mas o nome de seu domínio ganhará “peso” na classificação de SPAMMERS.

Dependendo de qual cliente de e-mail você usa para ler mensagens de e-mails, você poderá ver claramente se o seu domínio está ou não “pesado”. Basta que você envie uma mensagem de e-mail diretamente de seu servidor de e-mail para um outro endereço de e-mail seu de um outro servidor de e-mail e baixe-o através de POP3 para o seu cliente de e-mail local (por exemplo no seu computador). Então procure por uma opção no seu cliente de e-mail local do tipo: “ver todos os cabeçalhos”

Procure por linhas como abaixo:

//--------

X-Spam-Status: No, score=0.0
X-Spam-Score: 0
X-Spam-Bar: /
X-Spam-Flag: NO

//--------

Para manter as linhas de cabeçalhos acima como estão, comece por eliminar bouncing e-mails de sua lista de e-mails, de seus contatos. Se usar programas de autoresponders, só use os que têm a opção double opt in (além de certificar-se que foi realmente o inscrito quem se inscreveu, saberá que aquele endereço de e-mail realmente está ativo). Estas ações não apenas permitirão que mantenha “limpa” sua lista de e-mails, mas reduzirão também as chances de o nome de seu domínio ser capturado por um SPAM Trap.

Para evitar que inscritos cliquem no botão “denunciar spam” - mesmo sem más intenções, se apresentar um formulário em alguma página para coletar inscrições, descreva claramente qual será o objetivo daquela inscrição, o que o inscrito receberá, a freqüência...

Assim evitará que alguém que não esteja interessado no conteúdo de sua lista se inscreva. Isto é importante, pois se alguém se inscrever e receber material no qual não tem interesse, mesmo com a ligação de remoção no final da mensagem, poderá clicar no botão “denunciar spam” para não mais receber suas mensagens. Atualmente, muitas pessoas colocam nas primeiras linhas das mensagens: “Se não desejar receber mais estas informações, clique no link no final da mensagem”. Assim garante que mesmo os mais desatentos saibam que devem clicar em uma ligação no final da mensagem e não no botão de denuncia!

Nunca use o nome de sua empresa ou domínio em banners no cabeçalho ou no rodapé nas mensagens de e-mails que enviar (mensagens HTML). Muitos servidores de e-mails ou bloqueiam imagens ou não têm suporte à elas, e o que o destinatário verá, será apenas o corpo da mensagem e poderá clicar no botão de denúncia pensando que é realmente SPAM!

Tenha sempre em mente e sob controle, a classificação de seu domínio como SPAMMER. Quanto melhor sua reputação (domínio), mais suas mensagens chegarão em seus destinos e mais terá retorno de suas campanhas. Você deve monitorar a entrega, identificar problemas de entrega, determinar as causas e repará-las. Observe as boas práticas de mensagens de e-mails e poderá alcançar entrega de mensagens de 97% ou mais em sua lista de e-mails, além de manter uma boa reputação de seu nome na Internet.
Autor: Julio Araujo


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