Ronco e apneia do sono. Como resolver esses problemas?



Dr. Fausto Ito - Ipanema RJ (21) 2512 5151.

O ronco é um sinal do envelhecimento, do aumento de peso e da flacidez muscular. Por volta dos 50 anos de idade metade dos homens e 4 em cada 10 mulheres roncam. Além de ser um incômodo à vida pessoal, o ronco alto e intenso é um dos principais sinais da apneia, transtorno caracterizado por repetidas interrupções na respiração durante o sono. Outros sintomas bastante comuns são o sono agitado, cansaço crônico, irritação, dor de cabeça pela manhã e, principalmente, sonolência excessiva durante o dia, a qual está relacionada com graves acidentes de trânsito e de trabalho.
Para diagnosticar o problema é necessário consultar um médico que irá solicitar o exame do sono - polissonografia. Durante esta avaliação, enquanto a pessoa dorme, vários parâmetros são medidos e a apneia do sono pode ser classificada em leve, moderada ou grave.
O Dr. Fausto Ito é Dentista Especialista em Anatomia Aplicada da Cabeça pela USP, Diretor da ITO Clínica (RJ) e explica: “A mandíbula pequena favorece a obstrução porque a língua fica muito próxima da garganta. Durante o sono, devido ao relaxamento muscular e à ação da gravidade a língua desliza para trás e juntamente com outras estruturas da garganta, impedem a passagem do ar. Para aliviar essa situação, o ideal é manter a mandíbula para frente com a ajuda do aparelho bucal que é indicado para ronco, apneia leve e moderada. Para casos de apneia grave a indicação é a máscara nasal (CPAP), porém se a pessoa não se adaptar o aparelho bucal pode ser utilizado”.
As pessoas que utilizam os aparelhos bucais notam melhora logo nos primeiros dias de uso, entretanto, “para comprovar o sucesso do tratamento o ideal é realizar a polissonografia de controle com o aparelho bucal", completa o Dr. Ito.
Utilizando regularmente o aparelho bucal associado a algumas mudanças de comportamento com relação à alimentação, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e atividade física, o ronco desaparece, os sintomas da apneia são reduzidos e a pessoa passa a dormir e respirar adequadamente, ou seja, a sua qualidade de vida melhora.

Mais informações: www.roncoeapneiadosono.blogspot.com
Autor: Fausto Ito


Artigos Relacionados


Rrrrrrrr... Ronco E Apnéia? Saiba Quando Procurar Ajuda?

Odontologia E Fonoaudiologia Juntas Contra O Ronco.

(artigo Jornal Do Brasil). Ronco, Apneia Do Sono E Aparelhos Bucais.

Dentistas Do Rio De Janeiro Conquistam Patente Inédita De Aparelho Bucal Para Ronco E A Apnéia Do Sono.

Jornal Hoje - DistÚrbios Do Sono TÊm Tratamento!

Apneia Do Sono, Ronco, InsÔnia E A PopulaÇÃo Idosa.

Aparelho Bucal Inova No Tratamento Da Apneia Do Sono