SUCESSO na Guerra ou na Paz!



Incrível como as pessoas tem pontos de vista diferentes e podemos acabar traídos por eles!
Lidar com pessoas é uma das tarefas mais difíceis do mundo, isso se não for a mais difícil delas, mas o que nos resta, senão aprender esta verdadeira arte, que nos desafia a cada dia.
Parece fácil para aqueles que não tiveram grandes experiências nos seus relacionamentos sejam profissionais, pessoais e até românticos, porém o tempo nos mostra que as pessoas são em síntese, únicas, com universos individuais, com visões exclusivas daquilo que vêem, sentem, percebem e interagem em seus meios individuais e coletivos.
Digo sempre que as empresas são um contrato registrado em algum lugar que juridicamente têm direitos e obrigações como manda a legislação de cada País, Estado e Cidade, mas em sua essência são formadas por pessoas que interagem com os seus universos individuais, entre outros universos ainda individuais também formam uma coletividade de necessidades, anseios e preocupações coletivas daquele grupo chamado empresa, e se esta definição parece confusa, tente imaginar nesse instante o grupo do seu trabalho, dentro da equipe na qual você pertence... Agora comece a imaginar o cenário dos seus fornecedores... E agora, por fim, dos seus clientes. Neste pequeno exercício você atingiu parte do seu universo, apenas uma parte do todo que interage com a sua empresa, porém, essa interação é a mola propulsora que irá trazer os resultados bons ou não tão bons de SUCESSO ou de fracasso.
Pensando dessa forma, não podemos em hipótese alguma, esperar que as coisas aconteçam por conta do acaso, portanto o SUCESSO está nas mãos daqueles que fazem as coisas acontecerem, independentes da sua simples função, ou seja, pessoas diferentes devem focar-se em uma única direção e para que isso aconteça, a liderança tem papel crucial na focalização dos esforços dos participantes, para que interajam de acordo com as necessidades a que se propõem os negócios, com atuação constante e principalmente, que os grandes envolvidos, os indivíduos, como a palavra diz que são individuais e tendem a agir em busca de anseios próprios, deixem suas buscas isoladas e passem à direção das necessidades da empresa ou dos negócios, sem correrem grandes riscos desnecessários.
O líder preparado consegue alinhar seus objetivos com a sua equipe, como nos conta a história, líderes vencedores, das batalhas, eram aqueles que conseguiam fazer com que seus exércitos acreditassem em sua “causa” e por ela lutassem, abrindo mão até do anseio principal de todos nós, arriscando suas próprias vidas. Claro que hoje não temos guerras armadas a vencer, mas temos a batalha do dia seguinte, onde precisamos manter nossas empresas e empregos, para sustentar nossos sonhos individuais!
Aqueles que fazem parte dos grupos e equipes que transformam os resultados de uma empresa, tem que exercer liderança sobre seus afazeres e às suas responsabilidades com o negócio, colocando sonhos de realização em suas atitudes profissionais, porém sem esquecerem-se dos seus sonhos e da importância deles em suas realizações pessoais, tomando por base que tornamos nossos sonhos e todas as nossas buscas pessoais realidade, a partir do que possa prover essa busca e na grande maioria das vezes é o nosso trabalho.
A partir de nossa individualidade e da interação com nosso universo simples e único, que por conhecermos todo o nosso próprio cenário, nos torna capaz de entendê-lo e tomar atitudes simplistas, assim como do inverso, da complexidade de cada pessoa fora de nós e ainda dos grupos também muito complexos, é que temos que nos tornar versáteis a ponto de nessa interação equilibrarmos verdadeiras necessidades coletivas para obter SUCESSO.
Nas guerras que a história nos conta hoje, venceram e terão sucesso aquele que melhor conseguir interagir com os envolvidos, levando seus objetivos a tornarem-se “CAUSA” para chegarem ao SUCESSO profissional e como conseqüência o SUCESSO pessoal que todos almejam.
Portanto preparem-se para trabalhar muito Rumo ao SUCESSO!
Autor: Eduardo Rodrigues


Artigos Relacionados


Capacidade De Negociação é Fundamental Para Líderes De Hoje

Liderança: Um Papel A Ser Exercido, Não Um Cargo

Liderança E Dedicação

Construindo Uma Equipe De Sucesso

LÍderar É Uma Arte

Três Tipos De Liderança Para Motivar Sua Equipe!

Motivação E Vontade