NO CAMINHO DE EMAÚS



NO CAMINHO DE EMAÚS

No Evangelho do dia, publicado nos populares do jornal o Povo de Fortaleza, este meio de comunicação nos oferece a oportunidade de lermos in loco passagens destes belos ensinamentos cristãos. Ano-B: Dia 15/04/2009 - onde explicita Lucas 24, 13-35, vemos a parte bíblica denominada de: “No caminho de Emaús”. Lendo atentamente como gostamos de fazer vemos que dois seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús. Este povoado dista 10 quilômetros de Jerusalém, e eles estavam comentando o que acontecera com Jesus, a sua morte através da crucificação. O próprio Jesus se aproximou dos dois homens e passou a caminhar na companhia deles, mas com a preocupação de não ser reconhecido. No entanto Jesus perguntou aos dois? O que é que vocês estão conversando pelo caminho? Eles de repente pararam e com jeito triste um deles, chamado Cleopas, disse: - Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu, nestes últimos dias? Jesus perguntou: o que foi? E eles responderam de imediato. O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em palavras e atos. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel.

Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo de Jesus. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns de seu grupo foram comprovar indo ao túmulo e viram o que realmente aconteceu, às mulheres confirmaram tudo, mas não chegaram a ver Jesus. Então Jesus lhes disse: - Como vocês demoraram a entender e crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse Deus toda a glória. Explicou todas as Escrituras sagradas que falavam dele, iniciando com o Pentateuco Mosaico e os escritos de todos os profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe. Mas eles insistiram com ele pra que ficasse, dizendo: - Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem caindo. Então Jesus entrou para ficar com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Aí os olhos deles foram abertos e conheceram Jesus, mas ele desapareceu. Ficaram espantando porque o Mestre estava ali com eles se o mesmo foi morto e crucificado.


A ciência tem estudado com seriedade os fenômenos mediúnicos de origem físicos e entre eles está a ectoplasmia. O que seria a ectoplasmia? A sinonímia refere-se à formação de objetos diversos, os quais, as mais das vezes, parece sair do corpo humano e tornam a aparência de uma realidade material. O ectoplasma é o nome que se dá ao fluido, de natureza psicossomática, oriundo de médiuns de materialização e do qual se servem os Espíritos para tornarem-se visíveis e tangíveis aos olhos e ao tato humano. Como Jesus cristo ressuscitou em espírito e para passar 40 dias no orbe terrestre teve que fazer uso dessa substância. Quando Maria de Magdala o viu pela primeira vez, Jesus estava na forma quase intangível, mas como sua simetria com Madalena era muito grande, ela o reconheceu e correu para abraçá-lo. Porém ele disse não me toques, pois ainda não subi ao Pai. Quando Thomé afirmou que só acreditava que o Mestre estaria na terra se o visse e o pegasse.

Então Jesus aparece a Thomé e disse: homem de pouca fé toca aqui nas minhas chagas e disse a frase: - Feliz daquele que não vê e acredita. Jesus sempre aparecia com constância em diversos lugares, ele usava a substância viva, exteriorizada e amorfa, sobre a qual se exercem as ideias-forças, inerentes à subconsciência do médium. Matéria viva no seu estado mais indiferenciado é notadamente sensível à ação do pensamento. Esta força materializante é como as outras manipuladas em nossas tarefas de intercâmbio, independente de caráter e das qualidades morais daqueles que a possuem, constituindo emanações do mundo psicofísico, das quais o citoplasma é uma das fontes de origem. Todo ser humano e mais ou menos médium e também possuidor de ectoplasma. Paulo em suas epístolas já afirmava que no mundo espiritual não havia lugar para carne e sangue.

Depois de cumprida a sua missão terrena, Jesus não poderia levar para o mundo espiritual nada que fosse material e quando ele subiu aos céus deixa uma substância esbranquiçada que muitos neófitos dizem ser nuvens, mas o que acontece realmente é a desmaterialização com a liberação do ectoplasma que ele mesmo usou para materializar-se aqui na terra. Qualquer espírito quando deseja se comunicar com o mundo material o faz através do ectoplasma a sua materialização. O maior médium de efeitos físicos era conhecido carinhosamente como Peixotinho, sendo cearense e nascido na cidade de Pacatuba. “E assim, por processos de laboratório, o Dr. Osty ia surpreender a formação ectoplasmática, ab ovo, a substância na sua fase ainda invisível, aquilo a que já Crawford, o professor de mecânica de Belfort, dava o nome de alavanca psíquica, isto é, o aparelhamento fluídico de que os Espíritos se serviam ou se servem para produção de fenômenos físicos.

Já o cientista Russo Alexandre Asakof passou grande parte de sua vida estudando o corpo humano e na conclusão de seus estudos chegou à conclusão de que o corpo humano não é constituído somente de matéria. Nele está inserido outro corpo semimaterial que ele chamou de corpo bioplasmático e de tão sutil não era perceptível aos olhos humanos quando o mesmo se libertava corpo, após a estagnação biológica. A este mesmo corpo Allan Kardec deu o nome de Perispírito. Jesus subiu aos céus em Perispírito. A ressurreição dá idéia de voltar à vida o corpo que já está morto, o que a Ciência demonstra ser materialmente impossível, sobretudo quando os elementos desse corpo já se acham desde muitos tempos dispersos e absorvidos. Os mais céticos diriam, mas para Deus tudo é possível. Porém Deus jamais derrogou sua própria Lei e por isso Jesus teve que passar por nove meses de gestação. Jesus Cristo foi o maior médium, o único Espírito Puro a pisar o Orbe Terrestre.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E DA ALOMERCE
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


Identidade De Jesus

A Forma Pela Qual Nos Aproximamos De Deus.

Jesus Ressuscitou Aleluia!

A Presença Motivadora De Jesus No Caminho De Emaús

Nascimento De Jesus, O Cristo

Lucas 24 - 13 - O Encontro De Emaús

Apocalipse De Jesus