A Liderança e os Sistemas de Gerenciamento



A Liderança e os Sistemas de Gerenciamento

O corre-corre dos dias atuais nos obrigam a fazer várias coisas ao mesmo tempo: ler o jornal enquanto tomamos café, analisar um relatório durante uma conversa com nossos filhos e até falar ao celular dirigindo, mesmo que isto seja proibido, isto tudo, para "ganharmos tempo."

Diariamente, recebemos uma gama de informações bastante superior a que nossos pais recebiam e para digeri-las é extremamente importante a simplicidade e a objetividade das mensagens.

Nas empresas isto não é diferente. São inúmeros relatórios, telefonemas, e-mail''''''''s e outras coisas mais para serem feitas sistematicamente. Além disto, temos que treinar nosso pessoal, tornar as informações mais ''''''''palatáveis'''''''' para que de alguma maneira o que queremos faça sentido para todos.

É principalmente neste momento que estamos cometendo alguns equívocos, usando por exemplo, palavras diferentes como sinônimos. Usando e abusando das metáforas, confundindo a cabeça das pessoas para depois cobrá-las a assertividade.

Uma das confusões que estamos fazendo é o uso incorreto dos conceitos de liderança e gerência.

Gerenciar, é um termo que vem do latim, e está calcado em: planejar, organizar e controlar. Com estes três conceitos trabalhamos a nossa necessidade de prever o futuro. Analisamos o resultado do que foi feito, controlamos como estamos fazendo as coisas atualmente e , em cima disto, tomamos as decisões futuras.

Grande parte das coisas dentro de uma organização funciona assim, sendo apenas gerenciadas. Porém, se tudo funcionasse desta maneira estaríamos hoje sendo administrados por máquinas baseadas em sistemas matemáticos binários:( sim ou não!). Não precisaríamos das pessoas no processo de tomada de decisões, seria só informar os dados e teríamos as respostas nas mãos em poucos segundos. Não existiria os talvez...

Mas acontece que existe o imponderável, o imprevisível. E para a tristeza de muitos o que deu certo ontem, pode dar errado amanhã e vice-versa. Então o que fazer?

É preciso gerenciarmos, é claro, pois sem o mínimo de planejamento, organização e controle nós não conseguimos nada. Mas é necessário que sejamos algo mais: sejamos líderes.

Líder é uma palavra de origem inglesa que vem do verbo "to Lead", significando conduzir, pessoa que dirige(do latim, directus - quem dá a direção, direito) e orienta os membros de uma equipe.

Quando se trabalha com pessoas e é o que fazemos todos os dias, temos que pensar no imprevisível, pois assim é o ser humano, sofremos por ansiedade, temos ambições e somos (sempre somos!) diferentes.

Aí está a diferença: o líder ousa, nos conduz de um lugar para o outro, tem sentimentos, erra e assume o seu erro. O líder é alguém que chama para si a responsabilidade. Para resumir, enquanto o líder pega o controle do barco e nos leva a um outro porto, o gerente-técnico somente, é levado pela direção do vento, muitas vezes.

Para as coisas que estão dando certo, que estão funcionando "redondinho" o gerenciamento é importante. Para as rotinas, os sistemas de gerenciamento são fundamentais. Mas temos que deixar o nosso espírito de líder atento pois a calmaria de hoje pode ser o aviso da tempestade de amanhã.

É nesta hora que as empresas precisam de líder: nas exceções, na administração de conflitos, na mudança de paradigmas, no imponderável. E eles não devem reclamar disto, até porque este é o charme da função.

Mas eles não devem se apegar às benesses do cargo, tem de ser profissionais, lutar pela empresa, lapidar os talentos e tomar cuidado para não sofrer da "síndrome da cadeira" nem mesmo e, principalmente, quando se deparam com um colaborador mais competente do que eles mesmos. Nestas horas é preciso lembrar Ricardo Semler, que disse que o papel do líder é o de tirar as pedras do caminho, não para si mas para a empresa e as pessoas que o estão seguindo.
Autor: Walace Alves


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