Síntese das Principais Estruturas de Mercado
Monopólio: um monopolista é uma empresa que é a única vendedora em seu mercado. Um monopólio surge quando uma única empresa detém um recurso-chave, quando o governo concede a uma empresa, direito exclusivo de produzir um bem ou quando uma só empresa pode difundir o mercado inteiro a um custo menor do que o poderá ser atingido por duas ou mais empresas. Como um monopólio é o único produtor de seu mercado, ele se defronta com uma curva de demanda de inclinação descendente para o seu produto. Quando um monopolista aumenta a produção em uma unidade, o preço do produto diminui, o que reduz o montante da receita obtida sobre todas as unidades produzidas e vendidas. Em certo sentido, os monopolistas são comuns. A maioria das empresas tem algum controle sobre os preços que cobram. Elas não são obrigadas a cobrar o preço de mercado por seus produtos porque eles não são exatamente idênticos aos ofertados por outras empresas.
Mercado competitivo: um mercado competitivo tem duas características:
-Há muitos compradores e vendedores no mercado.
-Os bens oferecidos pelos diversos vendedores são em grande escala o mesmo. Por causa destas condições, as ações de um comprador ou vendedor individual do mercado tem impacto insignificante sobre o preço de mercado como dado.
Como as empresas competitivas são tomadoras de preços, suas receitas são proporcionais à quantidade produzida. O preço do bem é igual à receita média e a receita marginal da empresa. Em um mercado com livre entrada e saída de empresas, os lucros são conduzidos para zero no longo prazo. Nesse equilíbrio de longo prazo, todas as empresas produzem na escala eficiente, o preço é igual ao custo total médio, mínimo e o número de empresas se ajusta para satisfazer a quantidade demandada a esse preço.
Autor: Augusto Luiz de Almeida
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