Síntese das Principais Estruturas de Mercado



Oligopólio: é um tipo de competição imperfeita, em essência, um mercado oligopolista é aquele em que há poucos vendedores. Como resultado, os atos de qualquer vendedor do mercado podem ter grandes impactos sobre os lucros de todos os outros. Ou seja, as empresas oligopolistas são interdependentes de uma forma que as empresas competitivas não são. Como em um mercado oligopolista há somente um pequeno número de vendedores, uma característica-chave do oligopólio é a tensão entre a cooperação e o interesse próprio. O grupo de oligopolistas de beneficia se coopera e age como se fosse um monopólio produzindo uma pequena quantidade de produto e cobrando um pouco superior ao custo marginal. Mas, como cada oligopolista se preocupa somente com seu próprio lucro, há fortes incentivos em ações que impedem que um grupo de empresas mantenha os resultados de um monopólio.
Monopólio: um monopolista é uma empresa que é a única vendedora em seu mercado. Um monopólio surge quando uma única empresa detém um recurso-chave, quando o governo concede a uma empresa, direito exclusivo de produzir um bem ou quando uma só empresa pode difundir o mercado inteiro a um custo menor do que o poderá ser atingido por duas ou mais empresas. Como um monopólio é o único produtor de seu mercado, ele se defronta com uma curva de demanda de inclinação descendente para o seu produto. Quando um monopolista aumenta a produção em uma unidade, o preço do produto diminui, o que reduz o montante da receita obtida sobre todas as unidades produzidas e vendidas. Em certo sentido, os monopolistas são comuns. A maioria das empresas tem algum controle sobre os preços que cobram. Elas não são obrigadas a cobrar o preço de mercado por seus produtos porque eles não são exatamente idênticos aos ofertados por outras empresas.
Mercado competitivo: um mercado competitivo tem duas características:
-Há muitos compradores e vendedores no mercado.
-Os bens oferecidos pelos diversos vendedores são em grande escala o mesmo. Por causa destas condições, as ações de um comprador ou vendedor individual do mercado tem impacto insignificante sobre o preço de mercado como dado.
Como as empresas competitivas são tomadoras de preços, suas receitas são proporcionais à quantidade produzida. O preço do bem é igual à receita média e a receita marginal da empresa. Em um mercado com livre entrada e saída de empresas, os lucros são conduzidos para zero no longo prazo. Nesse equilíbrio de longo prazo, todas as empresas produzem na escala eficiente, o preço é igual ao custo total médio, mínimo e o número de empresas se ajusta para satisfazer a quantidade demandada a esse preço.
Autor: Augusto Luiz de Almeida


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