Trabalho, logo existo?



A certeza da lógica cartesiana nem sempre se aplica, especialmente no INSS. Talvez melhor se aplique o seu ceticismo fundamental.
Um fato inusitado foi descoberto recentemente. Um segurado, que tem um irmão gêmeo, com um nome muito parecido, quase homônimo, foi a uma Agência da Previdência para requerer aposentadoria e na consulta à base de dados do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) descobriu que lá continha mais vínculos empregatícios do que ele realmente havia trabalhado. Havia inclusive registro de benefício de auxílio-doença do qual nunca usufruiu.
Numa análise mais criteriosa, reconheceu os referidos vínculos, verificando que se tratavam dos de seu irmão gêmeo. Os dados de seu irmão, por sua vez, também empregado há longa data, não se encontravam na base de dados do Instituto, não foi encontrado número do PIS nem outra inscrição, embora o mesmo tenha sido inscrito no PIS por ocasião do primeiro emprego, na década de 80.
Desfeito o engano, concluiu-se que, em determinada ocasião, de data incerta, o INSS unificou os cadastros de ambos. É sabido que o INSS identifica o segurado pelo nome, data de nascimento e nome da mãe. Nesse caso, o nome da mãe e a data de nascimento coincidiam, assim como o nome era muito parecido. Provavelmente, algum servidor, sem atinar que eram irmãos gêmeos, concluiu que se tratava da mesma pessoa, sendo unificado o cadastro, os vínculos e eliminada a outra inscrição.
Um alerta para as mães de gêmeos. Não coloquem nomes parecidos nos filhos sob pena de um deles correr o risco de não existir no mundo da DATAPREV.
Autor: Luis Henrique Vasconcelos


Artigos Relacionados


AuxÍlio-reclusÃo - BenefÍcio Como Meio De Ampaor À FamÍlia Do Detento

Técnicos De Segurança X Levantamento Ambiental Do Inss

Alerta Para Quem Quer Se Aposentar

A Crise Da Previdência E A Insegurança Do Cidadão Na Difícil Procura Pelos Direitos Previdenciários.

A Empregada DomÉstica E Seus Direitos Trabalhistas

Isenção No Ir Por Doença Grave

Escolha De Nome De Bebês