Navegando em um mundo de informações



Já foi o tempo que o Database Marketing ou DBM de uma empresa era apenas o cadastro de clientes contendo os dados básicos tais como nome, endereço e telefone.

Hoje podemos definir um DBM como “Uma técnica para obtenção de informações a respeito de seus clientes (ou futuros clientes) numa base de dados única e utilizar essa informação para guiar os esforços de Marketing e Vendas de uma empresa”.

Com uma concorrência cada vez mais acirrada, uma exigência cada vez maior por parte dos clientes, orçamentos cada vez mais apertados e necessidade de resultados cada vez mais rápidos, as empresas buscam atrair seus clientes alvo de forma cada vez mais eficiente.

Para isso, a maioria das empresas tem elaborado um DBM com um conjunto de dados detalhados sobre seus clientes, estas informações variam conforme o tipo de negócio, mas sempre com o mesmo objetivo, direcionar os esforços de marketing e vendas para os clientes com maior potencial de retorno e extrair informações para retenção de clientes. Os DBM’s atuais são cada vez mais completos, para termo uma idéia uma empresa de autopeças guardaria informações de quais carros o cliente possui, qual a ultima vez que ele comprou pastilhas de freio ou comprou óleo, que tipo de óleo o cliente costuma usar no carro, quanto gasta em média a cada compra, qual o tipo de pagamento que ele efetua e assim por diante.

Hoje com estas informações em mão é possível determinar o público de sua campanha e minimiza o investimento em soluções inadequadas, por exemplo:

A autopeça sabe que, em média o cliente roda x km, pois durante a venda do óleo o vendedor levantou este dado. Com este dado em mão e sabendo para quantos km é o óleo que o cliente levou, é possível determinar aproximadamente a próxima necessidade de troca de óleo deste cliente.

Supondo que sejam dois meses em média o tempo para troca, após um mês e vinte dias, o cliente recebe um email em seu nome da autopeça falando das vantagens de se trocar o óleo de seu carro em dia, quais benefícios para o veiculo isso trás e ainda, uma promoção de óleo para aquela semana. Com este tipo de direcionamento as chances de este cliente ir a autopeças adquirir o óleo são potencialmente aumentadas.

Com objetivo de analisar todas as variáveis possíveis para uma campanha e para a retenção de seus clientes também é necessário que as empresas olhem com mais cuidado para seus DBM’s, mas não basta investir tempo, esforço e dinheiro para elaborar um ótimo DBM e depois não cuidar dele. Muitas empresas se esquecem de fazer a manutenção das informações, e outras nem sabem quantas versões existem do seu DBM, onde elas estão e quem tem acesso a ele, assim existe a possibilidade que todo um trabalho de anos, seja disponibilizado para qualquer pessoa.

O item segurança deve estar no topo da lista dos gestores de um DBM, pois seu banco de dados em mão erradas podem ocasionar prejuízos enormes a organização, muitas vezes as pessoas não gostam de segregar ou controlar o acesso as informações, mas em alguns casos não dá para deixar “clonarem” sua galinha de ovos de ouro.

A sorte é igual para todos o que tem feito a diferença no mercado atual é, quais técnicas, produtos e recursos você utiliza para se diferenciar de seus concorrentes.


Reinaldo Cavassana
Diretor Comercial SMART AD BRASIL
www.smartadbrasil.com.br
Autor: Reinaldo Cavassana


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