As Amarras Do Nosso Inimigo



                AS AMARRAS DO NOSSO INIMIGO

 

JUÍZES 15.14-Chegando ele a Lei, os filisteus lhe saíram ao encontro, jubilando; porém o Espírito do Senhor de tal maneira de apossou dele, que as cordas que tinha nos braços, se  tornaram como fios de linho queimados, e as suas amarraduras  se desfizeram das suas mãos.

O povo filisteu subestimou o Poder de Deus na vida de Sansão. Como também o seu próprio povo. Sabiam de seus feitos e o que Deus agia por ele e com ele.

Nasceu e cresceu sendo homem de voto, para com Deus, sendo pessoa  dos propósitos de Deus aquele povo. Daquele povo saiu parte do ensino, de como andar com Deus.

Sansão, um homem usado por Deus, para os seus propósitos e desígnios.

Os filisteus, ao matarem sua esposa, e seu sogro, atiçaram raiva em Sansão, e este matou a muitos. Indo morar numa fenda de rocha. Lá ficando até que o seu povo com receio de vingança por parte dos filisteus, veio  prendê-lo para que fosse entregue aos inimigos que os dominava, para que estes não os destruísse.

Amarraram a Sansão em fio de linho e o estavam levando a presença dos filisteus, para que fosse julgado. Solicitando aos seus, que não o molestassem, fez com que se comprometessem em não matá-lo. Percebendo Sansão, que se fosse entregue nas mãos dos filisteus, poderia vir a perder sua vida, arrebentou as cordas que o prendiam e com uma cajada de jumento que estava próxima, veio destruir a muitos novamente. Após ser tomado pelo Poder de Deus, que lhe veio como fogo , queimando as amarras de fio de linho. Ficando livre dos nós que os prendia e indo para cima de seus inimigos,  veio destruir a muitos mais, que oprimiam a seu povo.

Sansão fazia de pequenos objetos,  uma poderosa arma  em sua mão. Em suas lutas, conseguia pela graça de Deus, destruir grande número de inimigos do seu povo.

Deus o havia  capacitado a lutar mais do que a ninguém  do seu  próprio povo.

Até então, sendo Sansão,  homem da promessa , e estando ele  obediente ao que o anjo do Senhor havia determinado à sua mãe, que enquanto não  chegasse a navalha em sua cabeça, a UNÇÃO do Senhor estaria sobre a sua vida. Deus estava com ele.

Eis que assim é como acontece nos dias de hoje, mesmo aos seus  escolhidos e ungidos, pessoas de promessas de Deus, pela liberdade de ação dos homens; e, pela astúcia do inimigo do povo de Deus, as coisas  acontecem contra a vontade Daquele que determina.

Deus orienta para que os seus procedam  de uma determinada forma, e,  andem por esta forma. Mas o homem é mau por  descendência. E sendo mau, sua  intenção milita contra o seu espírito, levando-o a caminhos de morte e a atitudes de morte.

Sansão  poderia ter abençoado gerações. Era um líder e julgava sobre muitos. Poderia quem sabe, ter se tornado pai de  nações. Pois havia vindo ao mundo para que a Glória de Deus  transparecesse pela sua vida. Contudo, se deixou seduzir pelo brilho de uma mulher e pelo que esta mulher lhe proporcionava, ou seja, os prazeres da carne e, o afago das concupisciências humanas. A intenção do seu coração falou mais forte  do que vontade do seu Senhor. Sansão não havia sido criado para a morte, mas, para ser uma máquina de morte ao povo que guerreava contra o povo de Deus.

O afago de uma mulher  lhe cegou o entendimento, e, fez com que ele  se esquecesse da promessa de seus pais, e, na determinação do anjo à sua mãe, para que não se soubesse o seu segredo e não se chegasse o fio de navalha ao cabelo. Pois  era consagrado a Deus  deste o ventre de sua mãe até o dia em que morresse.

Poderia Sansão ter  vivido mais tempo se quisesse? Se tivesse estado vigilante às artimanhas do astuto inimigo que  queria ridicularizar o ungido de Deus? Todavia que sim. Pois assim com  está, que  somos nascido para a vida em abundancia, Sansão também o era, mais ainda, por ser um querido de Deus, um escolhido aos seus propósitos. O que veio ser até com sua morte. Mesmo em sua agonia de estado físico e espiritual, após ter reconhecido que havia errado, Deus sondou o seu coração e lhe trouxe vingança. Matando em sua morte mais que em toda a sua vida. E servindo de exemplo até aos dias de hoje, para que o tenhamos como modelo de conduta humana e conduta de filhos de Deus , aonde nos fala que aquele que pensa em estar em pé, cuidado para que não caia.

Sansão, sabia que andava com Deus, O Espírito de Deus andava com ele, até o momento que quis brincar com o fogo que lhe consumia as entranhas.  Dando vazão às suas emoções e paixões, veio a conhecer à Dalila,  e esta, possuída, por profundo desejo de engano, ardilosamente fez com que Sansão saísse dos planos de Deus. Morreu Sansão espiritualmente, quando se deixou amar por Dalila. Morreu fisicamente, quando por Dalila, foi sabido do seu segredo. Entregue aos filisteus veio a perder sua visão. Dormindo nos braços de Dalila, perdeu o seu cabelo, após confessar a sua aliança para com Deus.

Foi cortado o elo físico e espiritual que o unia a Deus. Após diversas brincadeiras com Dalila que o fazia dizer o segredo, mas que ele a enganava com respostas erradas. Até o momento que não agüentando mais ao seu assédio, veio a compartilhar com ela, o que o fazia forte. Por diversas outras vezes, Sansão se fazia de fraco. Até o momento que pensando ter enganado novamente, veio a ficar definitivamente fraco. Confiou demais em sua capacidade física. Sua emoção o cegou. Sua confiança em Dalila o cegou.

Assim somos nós , em nossa vida com Deus. Poderemos estar brincando com as artimanhas de satanás, contra a vontade de Deus. Pensando estar fortes. Quando nos acordarmos nos braços das Dalílas deste mundo, poderemos nos deparar com nosso cabelo cortado, nossa aliança com Deus  rompida. Depois, mortos na alma, clamaremos em espírito, para que Deus tenha misericórdia, para que não venhamos a morrer junto com os nossos inimigos. Que se fazendo de amigos, nos conduzirão a sermos  amarrados e, ridicularizados. Pois poderemos estar  acorrentados às coisas, que podem estar sendo oferecidas, como se boas fossem. 

Sabemos que somos de Deus, mas Deus sabe que o mundo inteiro jaz no Maligno.

Sabemos que hoje não mais  vivemos pela Lei. Mas devemos saber que se procedermos bem, seremos aceitos. Mas se todavia, procedermos mal, o pecado nos tragará, porque o desejo do nosso coração, será contra nós. Cabe a todos nós, dominarmos nossas emoções e os desejos de nossa carne. Pois o pecado está  à nossa porta e, ele não bate para entrar. Mas,  dantes tudo, devemos saber que Jesus o nosso  Libertador e Único Salvador bate querendo entrar e fazer morada. Nosso inimigo vem para cegar, para amarrar, para fazer ridicularizar as nossas atitudes, e, ainda vem para  sujar a nossa casa de entulhos. Mas Jesus Cristo vem para limpar a nossa casa, pois Ele só irá habitar em casa limpa. Por isso, em querer limpar a minha e a sua casa.  Quebrando todas as  cadeias e correntes que nos uniam às coisas deste mundo. Passaremos a ser livres num mundo de presos, pois estaremos  unidos e pregados numa mesma cruz, que pelo sangue derramado do Justo que verteu, nos purifica de todo  pecado. Não estaremos acorrentados, mais sim, pregados junto com Cristo em sua Cruz.

Em Oséias 6.3 fala :- Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor, pois como chuva serôdia Ele descerá e regará a terra.

O Pai conhece os seus filhos. Conhecendo, sabe das nossas necessidades.

Como filhos, devemos  conhecer ao nosso Pai. Conhecendo, haveremos de prosseguir em conhecê-Lo mais. Pois, seu Espírito Santo nos alcançará, e, nos derramará o Seu Santo Consolo, para que as nossas angústias sejam saradas.

 Juízes 15:14 – E o Espírito Santo de uma tal maneira se apossou dele , que as cordas que tinha nos braços se queimaram  e as amarraduras se desfizeram das suas mãos.

É questão de nos posicionarmos e,  pela misericórdia de Deus clamarmos para que o que foi não nos torne a ser. E o nosso inimigo, como inimigo que de Deus também o é, seja derrotado.

Valdir Carvalho – Cascavel-Pr, 19.8.2005


Autor: Valdir Carvalho


Artigos Relacionados


Sonhar é Viver

O Processo Da Independência Do Brasil

Mostre Quem é Você

Água...

O Xiita E Sua Prece

Quem Sabe ??!!....

Como Ganhar Almas