Alavancagem Financeira e Análise de Risco



O risco é a possibilidade de incerteza devidamente relacionada aos acontecimentos futuros que podem ocasionar dificuldades financeiras em uma empresa levando-a ao não cumprimento de suas obrigações.

Um importante método para mensurar o grau de risco de uma empresa é a alavancagem financeira, que somente existirá se e somente se a empresa em análise possuir capital de terceiros em sua estrutura de capital.

Pode-se considerar como estrutura de capital os fundos de longo prazo originado das fontes de capital próprio e capital de terceiros que irão “financiar” o ativo permanente e parte do ativo circulante. Então, se existe a presença de capital de terceiros de longo prazo na estrutura de capital, a empresa terá inevitavelmente alavancagem financeira, ou seja, risco financeiro.

A alavancagem financeira pode medir o risco financeiro de uma empresa?

Em primeiro lugar o risco financeiro é originado devido a uma dívida com terceiros, no caso mais comum, os bancos. Neste caso, a empresa estará obrigada ao pagamento da remuneração do capital emprestado que são os juros, tendo que gerar receitas suficientes para conseguir cumprir com o compromisso adquirido.

Em segundo lugar, quanto maior o valor dos recursos captados maior será o valor da remuneração devida à instituição financeira e conseqüentemente maior o risco financeiro. Este fato pode ser observado quando o investimento realizado em ativos permanentes provoca um crescimento pequeno ou nulo da receita bruta de vendas, aumentando o endividamento total e gerando poucos benefícios em termos de retorno para a empresa.

Para calcular o grau de alavancagem financeira há de se compreender a demonstração do resultado do exercício em termos de análise financeira, calcular o Lucro antes dos juros e imposto de renda (LAJIR) e o Lucro antes do imposto de renda (LAIR). Definidos estes valores, basta seguir uma fórmula bastante simples, GAF = LAJIR ÷ LAIR. Onde, GAF = Grau de alavancagem financeira.

Suponha que uma empresa apresente em um determinado período um Lajir = 20.000,00 sem dívidas com terceiros, qual o grau de alavancagem financeira?
Sabendo que o Lajir = 20.000,00 e não existe despesa financeira, então o Lair = 20.000,00. O GAF = 20.000,00 ÷20.000,00; GAF = 1.

Observe por este exemplo que quando há ausência de despesa financeira, ou seja, a empresa não possui em sua estrutura de capital a presença de capital de terceiros pertencente a instituições financeiras, o grau de alavancagem financeira é igual a 1 (baixo risco financeiro).

Por outro lado se esta empresa contrair financiamento e for obrigada, por exemplo, ao pagamento de $ 6.000,00 de juros, qual o GAF?
O cálculo é muito simples, primeiro identificamos o LAJIR = 20.000,00 e dele subtraímos os JUROS = 6.000,00, assim temos LAIR = 14.000,00 e GAF = 1,4286 ( LAJIR ÷LAIR).

Observe que quanto maior for a despesa financeira sem que ocorra aumento de receita bruta de vendas, maior será o grau de alavancagem financeira e conseqüentemente maior será o risco financeiro. Lembre-se que este cálculo de alavancagem financeira é bastante simplificado podendo ser aplicado em algumas empresas sociedade limitada tributadas pelo lucro real.

Conclui-se que todo capital advindo de terceiros ou instituições financeiras devem ser empregados de tal forma que possam contribuir para o aumento e crescimento mercadológico de uma determinada empresa. Promovendo aumento na receita bruta de vendas para que o risco financeiro possa vir a ser controlado dentro de uma estrutura de capital que proporcione o aumento do retorno esperado.
Autor: André Augusto Locatelli


Artigos Relacionados


A Crise Financeira Internacional E As Alternativas De Financiamento Da Pequena Empresa

AdministraÇÃo Do Capital De Giro

Juros Simples E Compostos

Plano Financeiro

Administração Do Capital De Giro

A PolÍtica De Estrutura De Capital - Kleber Tercilio Vicenzi

Alavancagem Financeira Em Start-ups