O QUE É OPORTUNIDADE?



... É UM CONJUNTO DE EVENTOS OU CIRCUNSTÂNCIAS QUE NOS DÁ A POSSIBILIDADE DE FAZER MUDANÇAS POSITIVAS.

Você já notou que sempre estamos esperando por oportunidades. Alguns dizem que nunca tiveram oportunidades, outros que a oportunidade passa somente uma vez. Ayrton Senna, na sua visão de ajudar o próximo, dizia que todo ser humano deveria ter pelo menos uma oportunidade na vida.
Segundo o dicionário, oportunidade circunstância conveniente, útil ou benéfica. Porém o sentido da palavra oportunidade surgiu na época das grandes navegações, no século XVI. Na época, as caravelas não possuíam mecanismos propulsores, de maneira que, para a embarcação sair do porto rumo ao mar aberto, devia esperar por um vento forte que vinha do continente de tempos em tempos. Obviamente, que para aproveitar este vento inconstante, os marinheiros deviam estar preparados para içar as velas da embarcação, assim que o vento mudava em seu favor, a fim de seguirem viagem. Este vento recebia o nome de “oportunidade”. O historiador Inglês Thomas Fuler já aconselhava no século XVII que “quando o vento soprar, você deve içar sua vela”.
Algumas lições podem ser tiradas desta pequena curiosidade histórica.
1) A sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade. Não existe oportunidade aproveitada, sem preparação.
2) Não espere parado, aprenda e desenvolver-se constantemente. As legiões romanas passavam seu tempo de “paz” treinando para a guerra e se tornaram invencíveis. Ayrton Senna treinava em dias chuvosos, durante suas férias em Interlagos, para aproveitar as corridas com chuva, para ganhar de seus oponentes menos preparados.
Porém, por que muitas pessoas continuam deixando o vento da oportunidade passar? Por que e nunca içam suas velas? É importante compreender que toda oportunidade aproveitada significa uma mudança, a qual, esperamos, seja para melhor. E toda mudança, implica em correr algum risco. Sair do porto, aproveitando o vento da oportunidade, implica em navegar pelo oceano onde o risco é maior. Há muitas pessoas que enterram seus projetos de vida pelo medo de correr riscos. Adiam decisões e se escondem das oportunidades. São pessoas que querem atingir seus objetivos, mas não ousam. Procuram transformar seus sonhos em realidade, mas se inquietam com os riscos da jornada.
A existência é um contrato de risco. Não devemos correr riscos pelo risco, mas devemos saber que realizar sonhos impõe riscos diários. Não perca o próximo vento que vier do continente!
Autor: Rafael Andrade Filho


Artigos Relacionados


As Primícias De Uma Precipitação Pluviométrica.

PÉ De Vento

Reason To Live

Vozes Ao Vento

O Vento E O Grão

O Vento Do Espirito Santo Soprando Sobre NÓs!

O Vento, A Bruma E A Chuva