Ética pedagógica: é falar de uma convivência humana.
O principio da ética pedagógica fundamenta-se de que o outro é um sujeito de direitos e que sua vida deve ser digna e plena de liberdade, pautada na ética da convivência humana, não apenas pautada no que já se tem no que já se realizou e no que se é, mas também por tudo aquilo que se pode vir a ter, a realizar e a ser alicerçado nos deveres e direitos de cada um.
Define-se, então, que a ética pedagógica encontra-se presente em todas as disciplinas educacionais comprometidas com o desenvolvimento integral da pessoa, preparando-a para saber ser, um ser critico, reflexivo, afetivo, participativo, comprometido e saber conviver como um cidadão do mundo e para o mundo.
A propósito o texto de Edgar Morin faz lembrar que ética ensina a:
Civilizar e solidarizar a terra, transformar a espécie humana em verdadeira humanidade torna-se objeto fundamental e global de toda educação que aspira não apenas o progresso, mas à sobrevida da humanidade. A consciência de nossa humanidade nesta era planetária deveria conduzir-nos à solidariedade e à comiseração recíproca de individuo para individuo, de todos para todos. A educação do futuro deverá ensinar a Ética da compreensão planetária. (MORIN, 2000: p.78).
É na escola com sua função social que a ética pedagógica encontra o seu norte, possibilitando a construção de uma convivência humana pautada na justiça, no respeito, na igualdade cívica, na dignidade da pessoa, na democracia, na solidariedade.
Referencia Bibliográfica
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino Médio/Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília DF: MEC/SEF, 1999.
MORIN, Edgar, A cabeça bem feita. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
Autor: Yara Kassab
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