RESSOCIALIZAÇÃO



RESSOCIALIZAÇÃO

O ser humano desde as primeiras inserções no mundo vem procurando através das lutas e batalhas conquistar os meios, as mudanças e as estratégias para qualificar de maneira saudável e insofismável o meio em que vive. A cada ano, a cada década, a cada século a humanidade passa por transformações feéricas ou geênicas moduladas pela inteligência hominal. Esta dádiva divina veio abarrotada de benesses imantadoras proporcionando a colheita de frutos geradores, de energias alternativas para o equilíbrio e o fortalecimento das ações benfeitoras que estão por vir. Através do livre-arbítrio o homem escolhe as decisões certas ou erradas para a sua vida terrena, demonstrando através da mente privilegiada uma paixão soberba pelas ciências. Elas servirão de pilotis de sustentação, bem como uma base retilínea onde possa alçar voos cada vez mais altos, à cata de um mundo melhor e mais acolhedor.

Viver em sociedade sempre foi um ponto fundamental para qualquer cidadão. Sociedade é uma palavra que tem uma sinonímia muito rica e com variedades importantes. Como a maioria das palavras deriva do latim societate e vem conjugar um agrupamento de seres que vivem em estado gregário, como também um rol de pessoas que vivem em certa faixa de tempo e de espaço, seguindo normas comuns, e que são unidas pelo sentimento de consciência do grupo e corpo social. Pode formar um grupo de indivíduos que vivem por vontade própria sob normas comuns, comunidade, em cujo meio humano o indivíduo se encontra integrado e relacionando-se entre pessoas, vida em grupo, participação, convivência, comunicação. Não fica por aí, formam conjuntos de indivíduos que mantêm relações sociais e mundanas, grupo de pessoas que se submetem a um regulamento a fim de exercer uma atividade comum ou defender interesses comuns; agremiação, centro, grêmio, associação que podem ser companhia de pessoas que se agrupam em instituições ou ordens religiosas; companhia, parceria, associação.

Na Sociologia o corpo orgânico é estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político, e obediente a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo; coletividade. “Especialistas apontam mais caminhos eficazes e norteiam o que não funcionam para aqueles que se embrenharam no mundo mundano”. A sexualidade desabrida, os complôs, os vícios, o egoísmo, a inveja, o apego material entre outros males são fatores negativos que impedem a progressão humana. Nos dias atuais o homem tem transformado sua inteligência e perspicácia em proveito próprio. É vero o que afirmamos e se nenhuma medida para esmaecer estes senões o mundo poderá passar por um caos total, e quem sabe por uma possível terceira guerra mundial, visto que determinadas nações querem mostrar força, poder, arrogância e prepotência, através da força nuclear. Mísseis de longo alcance, bombas atômicas e de destruição moral são os objetivos de inúmeras nações neste século, além do maléfico terrorismo. É o mundo querendo mostrar força e poder e esquecendo as coisas básicas inerente ao habitante do orbe terrestre.

Do somatório de todas as desgraças pensamos nas crianças, nos meninos e meninas do Brasil, que além da fome, da miséria, a falta de educação, a ausência da saúde em suas vidas. Vão diamantizar as energias negativas que se embrenham de corpo e alma nas drogas lícitas e ilícitas como válvula de escape para tentar encobrir o sofrimento oriundo da pobreza que toma um percentual elevado da população tupiniquim. Maconha, crack, cocaína, solventes, colas entre outros são o escoadouro destas infelizes criaturas. Lugar de criança e na escola, mas as escolas são pontos vulneráveis e os traficantes soltam seus pombos correio fazendo à festa, e no andar da carruagem curtem a desgraça alheia. Professores, diretores, inspetores e pais de família podem ser surpreendidos a qualquer hora, pois a desgraça do crack tem levado muitas crianças, jovens e adolescentes ao crime e a degeneração. Para a população ter uma ideia na FEBEM, muitos chegam sem perspectiva de fazer nada. Depois se engajam nas atividades, começam a se olhar e a querer pensar em uma nova forma de conduzir a vida. Este é o momento de o psicólogo que está lá atuar.

Alguns fatores políticos levam profissionais à inércia e após seis meses de internação, os adolescentes terão seu estado emocional ainda mais agravado, passando a predominar os impulsos derivados da pulsação da morte e o apagamento dos impulsos da pulsão da vida. Os que fogem ou provocam desordem voltam às ruas em condições piores e passam a delinquir com mais violência e impulsividade. Que País é este em que as crianças são mirins deliquentes? As crianças viciadas estão expostas a violência, ao suicídio, a falência da grande máquina cerebral, mesmo que deixe o vício poderá ser uma grande vítima do mal de Alzheimer e Parkinson.

Em tempos passados a criação dos pais era mais rigorosa e não se via tantas aberrações como nos dias atuais. O Código de Defesa da Infância e da Adolescência tem sido desvirtuado em sua finalidade, bem com Os Direitos Humanos. Quem sofre com estas desvirtuações são os menores não infratores e os humanos direitos. A droga corre solta pelo mundo e no Brasil já virou pandemia não sendo mais caso de Polícia e sim de Segurança Nacional. Vemos no Rio de Janeiro e São Paulo os traficantes marcarem seus territórios e os mais despercebidos que ingressam nas linhas divisórias são recebidos a bala e mortos pela sanha assassina destes demônios em pessoa. A jornalista Patrícia Pereira, cursando Filosofia na USP (Universidade de São Paulo) fala com bastante propriedade sobre o assunto “Reconstrução Social.

As FFAA (Forças Armadas) são grandes escolas a disposição da jovialidade brasileira, mas pelo desprezo que vem passando por governos incautos tem proporcionado aos jovens receios ou medo de ingressar nestas escolas que são de nível superior. Talvez sejam as escolas que formam melhor o cidadão e depois de formado o emprego é garantido, mas nos parece que a mocidade de hoje não gosta de acordar cedo, fazer educação física, marchas a pé, exercícios militares. A tarefa do militar é árdua e quem está lá é por vocação e amor a Pátria. São medidas que nos vieram à mente e que aqui colocamos como um viés positivo para a reconstrução social dos jovens delinqüentes. Os desvios de finalidade de algumas religiões que estão inteiramente voltadas para o capitalismo são co-responsáveis pela degeneração de muitos fiéis.

O que nos preocupa é a prática exacerbada do abuso sexual, da pedofilia, inserida nas religiões. Autoridades do meu Brasil Varonil nós estamos carentes da ajuda benéfica de nossos representantes, o que se passa nos Congressos, nas Câmaras, nas Assembléias Legislativas tem nos levado ao descrédito e ao estarrecimento. Clamamos por líderes neste País Gigante e bonito por natureza. Já pleiteiam um terceiro mandato para o presidente Lula, e a Constituição onde fica? Mão Santa senador pelo estado do Piauí é contra e disse não acreditar que esta proposição se torne real. Alertou dizendo: “Se esta aberração acontecer é hora dos militares fecharem o Senado Federal”. É gostoso comer quando se tem fome. A natureza foi muito sábia ao gratificar a saciedade dos instintos. A necessidade traz um desconforto que motiva o animal a buscar a saciedade. O animal vive dentro do ciclo da necessidade/saciedade e prazer/ desprazer. Suas vontades são ditadas pelos instintos. Se estas vontades fossem ditadas pela razão o mundo estaria bem melhor e mais humano.

“Içam Tiba em seu livro: “Quem ama Educa” diz que os humanos adotam o comportamento estilo animal nas seguintes situações:” Repetem os mesmos erros, não usam sua racionalidade, suas vontades estão acima da adequação, fazem só o que foi aprendido e não criam novidades, agem impulsivamente, mesmo que depois se arrependam, agem egoisticamente, sem pensar nas demais pessoas, desrespeitam ética relacional e as normas sociais, pirateiam e danificam o meio ambiente e usam a lei do mais forte. Por usar na maioria das vezes o instinto como demonstração de força o homem será um derrotado, pois quem age pelo instinto será sempre um ser arrependido e preocupado com o que fez de errado. Os que não se arrependem mesmo praticando o mal ficam no écran, no rol dos sem jeito. Pensem Nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE
Autor: Antonio Paiva Rodrigues


Artigos Relacionados


O Medo Atormenta

Falta De Amor E Espiritualidade

A Escola E A Liberdade

QuerÍamos Acreditar

Terrorismo

SituaÇÕes Adversas

Violência Na Escola