Salva-vidas



Vendo uma reportagem sobre Salva Vidas e como eles se empenham em salvar as pessoas que estão no mar, seja afogando ou mesmo se distanciando da praia, iniciei pra mim mesmo uma reflexão sobre esta profissão. De um modo geral, quem é salva-vidas tem que saber nadar muito bem, e saber como abordar as pessoas que estão em perigo. Devem conhecer também os riscos do trabalho em que atuam, como também suas regras. E o mais importante: sempre estar atento para todo e qualquer movimento estranho e diferente entre os banhistas.

Apesar de receberem treinamento para o exercício da profissão, de estarem numa posição mais alta na praia (cadeira alta especial), se não estiverem atentos seus olhos e sentidos e o desejo de levar o trabalho a sério, podem deixar passar uma pessoa que corre risco de vida, e esta vier a perecer. Isto já aconteceu em muitas praias brasileiras e internacionais.

Transportando esta profissão para plano espiritual, de certa forma somos como que "quase" salva-vidas. Não digo que somos radicalmente, porque Jesus é nosso único Salvador. Para todos nós que servimos a um Deus vivo, estamos aqui na Terra não somente para sermos beneficiados pela terra e tudo que nela há, mas principalmente para levar o evangelho a toda criatura. De certa forma somos enviados para salvar vidas. Não das águas, mas suas almas. A diferença é que nosso campo é vasto e está em todo lugar.

A palavra salvar, tem muitos significados. E não se preocupem, não irei colocar os derivados desta palavra. Acredito ser mais importante abordar a importância de ser salvo, como a importância de resgatar almas das trevas para a luz.

Em todo mundo pessoas salvam outras pessoas de catástrofes, enchentes, maremotos, fatos do dia a dia que até as tornam conhecidas. No sentido geral, é trazer de volta a vida, o que parecia estar morto ou já prestes a morrer. Até mesmo quando se morre, salva-se outras vidas através de doação de órgãos. Isto tudo é bom, necessário, e muito lindo. No entanto, a mais importante missão que um homem ou mulher de Deus tem é impedir que vidas morram sem conhecer o evangelho e a Palavra de salvação de Jesus Cristo.

Jesus morreu para salvar todo homem da morte do pecado, e assim todo aquele que se posicionar ao Seu lado, deu autoridade para também ser um enviado, assim como os apóstolos para pregar o evangelho proclamando assim a salvação. Isto não é privilégio para alguns, mas uma palavra para todos. Isto não significa que você tem que estar num lugar especial para levar as boas novas.

Em qualquer lugar há pessoas precisando de alguém que lhes dê a saída que não encontram. Estão perdendo o fôlego, outras estão morrendo em vida, e as águas do sofrimento, armadilhas que estão este mundo, estão tragando-as. O diabo tem feito muito estrago e nós estamos ainda acomodados em nossas casas, satisfeitos com a nossa salvação e nosso bem estar, que nada fazemos para mudar a história das pessoas. Nosso comprometimento com Deus ainda é muito pequeno, devo reconhecer isto.

Recentemente eu pude ver uma mãe salvando seu filhos da enchente que assolava a cidade onde morava. Nada de mais até então. O que me impressionou foi que a mãe não sabia nadar. Ela não pensou duas vezes em tirar seu filho das águas que podiam levar seu filho pela correnteza. Seu amor foi mais forte que seu medo da morte. Depois de pegar seu filho, outras pessoas ajudaram ela sair da água. Foi aí que ela se deu conta que podia morrer.

Depois que vi aquela cena, me perguntei se quando vamos falar do nome de Jesus para alguém, o que vai a nossa frente primeiro: o nosso amor pelo próximo, ou o nosso medo? Há muitos ainda que desconhecem o poder ilimitado do Espírito Santo. Devemos confiar que a Palavra de Deus virá a nossa boca, e que a luz, vem através do conhecimento da Palavra.

Diante de todos estes aspectos que aqui foram colocados, é de crucial importância sabermos como estamos lidando com a salvação de Jesus Cristo e de que forma nosso espírito está indo "salvar vidas", para Cristo. Isto com certeza vai fazer toda a diferença para que Deus honre nosso desejo de trazer almas para o caminho, a verdade e a vida que é Jesus Cristo.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jo 14.6


Autor: Nilma Coimbra


Artigos Relacionados


Curso Rápido De Batismo

Não Tenho Certeza Da Minha Salvação... Graças A Deus!

A Tarefa Principal Do Filho

A Porta Da Salvação Já Foi Aberta Por Jesus Cristo

Você é Escolhido(a) De Deus!

Sem Jesus, Nem Pensar!

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!