Conectividade - Tecnologias de Tendencia ou rotina Parte II



Conectividade – Tecnologias de Tendencia ou rotina – Parte II
Por Luiz Dos Reis Lana

No artigo anterior vimos a relevância dos dispositivos de conectividade nos equipamentos de áudio e vídeo automotivos atuais onde a tendencia e utilização de recursos de conectividade se torna imperioso para se dizer que se trata de um equipamento que possui bons recursos e oferta conforto, satisfaçao e modernidade ao usurário. Para lidarmos bem com a conectividade vamos aprender melhor o que cada sigla e conceito significa, artigo recomendado tanto para usuário final – consumidores - como para complementação de conhecimento de profissionais do ramo.
Usb – Universal Serial Bus – conector utilizado para transferência de dados que pode ser tanto arquivos de musica em formatos mp3, wma ,aac ou outro, quanto de dados como programas e arquivos do Office. sua maior aplicação no aparelho de auto é receber o tocador de musicas via uma fonte de dados que pode ser: um pen drive , tocadores de mp3 ou telefone celular que armazena dados.
Bluetooth – Conexao sem fio de curta distancia entre dois dispositivos onde quando há pareamento, comunicam entre si. Que pode ser de áudio ou informática. Sua aplicação maior em aparelhos automotivos é para o uso do celular no automóvel onde “pareando” (sincronizando) o aparelho de celular com o do automovel consegue-se que o aparelho de acordo com seus recursos faça algumas funções do celular como: atender chamadas, discar, agenda de nomes e numeros etc.
S vídeo in/out – Um tipo de conexão de vídeo com conector mini din denominado super vídeo , onde fornece sinal de vídeo com qualidade superior ao conector de vídeo composto (rca amarelo) utilizado em DVD e monitores LCD . É um dos conectores de vídeo mais presentes da atualidade em todos os equipamentos de vídeo por sua versatililidade e qualidade devemos quando um equipamento apresenta opçoes de conectores composto e s video optar por ela, esta conexão foi lançada no mercado em 1987 pela Jvc .
Aux in – Conexao de entrada áudio estereo cuja funçao é quando ativa ou seja chaveada, recebe o sinal de audio de um equipamento externo como saída de fone de ouvido de um Ipod, tocador de mp3 portatil etc.para que seje reproduzido no veiculo.Eerroneamente confundida com saída auxiliar. Pode usar tanto um plugue do tipo P2 femea quando esta no painel do aparelho quanto um par de rca.
Sub out – saída para subwoofer ativo, é utilizada para fornecer o sinal de sub – baixa freqüência para um amplificador ou caixa de sub externa. Utiliza conector rca, nos equipamentos mais completos consegue-se regular o corte de freqüência de sub – ponto da freqüência máxima que queremos que o sub woofer reproduza.
Sd card In – Entrada para cartão de memória tipo Sd card (Secure Digital card), são equipamentos capazes de ler cartões de memória tipo sd card , onde pode-se gravar nestes cartões de memória arquivos compatíveis com o formato de leitura do aparelho que ele reproduz como MP3, WMA, AAC etc. Possuem diversas capacidades de armazenagens .
Mmc in – Entrada para cartao de memoria tipo multe media card , sendo que o que varia da entrada sd, é o tipo de cartão que é um cartão multemedia card, há uma competitividade no mercado.
Video Out/In – saída de vídeo, normalmente usa um conector de vídeo composto (rca ou P2 femea) visto que as demais saída de vídeo usam as denominações de seus conectores como: s vídeo out, componente out, hdmi out etc.
Rds – Sigla de Radio data systems, trata-se de um pacote de dados que é enviado junto com o sinal da radio , onde no aparelho que possui decodificador RDS , é possível ver no painel do automóvel ou deste , informações do transito, cotação do dólar dentre outras. Os rádios de veículos originais virou tendência.
GPS - sistema de posicionamento global, por satelete, utilizado para auxilio na direção/localização no transito, onde através de um sistema de localização por sateletes consegue-se ter o auxilio sendo fornecido na tela mapas de cidades guiados por voz e localização exata do veiculo.
Pen drive – dispositivo portátil de armazenamento de dados, sua comunicação com o aparelho se da via porta USB e quando é também tocador de mp3 possui plugue para fone de ouvido.
Sat Radio – aparelhos capazes de reproduzir estações de radio que são transmitidas via satelete.
HD radio - é o radio em alta definição de áudio, o AM com a qualidade de Fm e o FM com qualidade de CD esta tecnologia tende a crescer e ser agregada em todos os aparelhos daqui em diante.
Ipod in - conector de entrada para Ipod , Ipod é um aparelho criado pela Apple que armazena dados e é um reprodutor de áudio e vídeo de arquivos compactados. Virou um símbolo de modernidade e uma tendencia mundial , tanto em automóveis como em home áudio.
Out L/R - saída de áudio direita de esquerda usa normalmente conectores do tipo Rca.
IP Bus - tipo de conexão de dados onde é feito o controle de equipamentos externos como disqueteiras interfaces para ipod , esta conexão é mais usada em produtos Pioneer.
Parking Brake - comando utilizado para cortar a imagem do DVD com o carro em movimento para atender a legislação do transito.
Cdc in - símbolo de compact disc changer in, entrada para disqueteiras conector que controla a disqueteira.
Wi Fi - tecnologia de comunicação sem fio entre dois dispositivos.
Mic in - entrada para microfone,
Divx - tipo de arquivo de vídeo compactado baseado no formato MP4. Possui excelente qualidade para compactar sinais de vídeo e ocupa pouco espaço na mídia gravada.
Div X ultra - significa que o player tocador suporta tudo que o arquivo divX pode oferecer como legenda , menus dentre outros recursos. É uma evolução do formato divX , normalmente só aparelhos certificados que são capazes de ler este tipo de arquivo. Vêm com a stampa DivX ultra.
Autor: LUIZ DOS REIS LANA


Artigos Relacionados


Os Aspectos Técnicos Dos Ipods

Videos De Celular - Como Criar

Ipod Touch

Por Dentro E Por Fora Do Home Theater

Dicas De Compras De Mp3 Player

Por Dentro Do Ipod

ComparaÇÕes Entre Recursos E Desempenho De Softwares Conversores De VÍdeo