O MARKETING DOS TOSTÕES



Nasci e fui criado na roça. O sertanejo, na sua inocente sabedoria, sempre encontra uma frase de efeito para explicar as coisas que o rodeiam, dos fenômenos da natureza até a mais corriqueira situação do dia-a-dia. Saí da roça, mas percebi que por esse Brasil de meus Deus as frases de efeito são lugar comum, mesmo nas grandes cidades e também nos negócios.

- Sim, Nelson, isso é um artigo sobre vendas, marketing ou sobre a sabedoria popular?

É que, ainda hoje, me surpreendo com a aplicabilidade dos velhos ditados populares no universo das vendas. Sabe aquele: De grão em grão a galinha enche o papo? Pois é, baseado nessa máxima da sabedoria popular um velho amigo meu desenvolveu aquilo que ele chama de marketing dos tostões, e serve para balizar e acelerar praticamente todo o processo de vendas da empresa para a qual ele trabalha. Vejamos.

O Mário, o meu amigo, depois de passar pelo departamento comercial de grandes corporações acabou caindo no ostracismo provocado pela miopia da maioria das empresas, o Mário envelheceu. Não na cabeça ou na capacidade, inclusive física, mas envelheceu cronologicamente. Está com 64, portanto, velho para o mercado corporativo. Mas aí apareceu o Marcelo na vida do Mário. Jovem e empreendedor, o Marcelo enxergou no Mário a vivacidade dos experientes e a humildade dos aprendizes. Casamento perfeito.

Pare de enrolar Nelson!

Sim, o Marcelo é um dos donos da Cardan, empresa familiar que atua a mais de 30 anos no segmento automotivo fabricando, remanufaturando, ajustando, revisando, vendendo e criando soluções para transmissões cardan (aquele eixo que a gente vê rodando embaixo dos caminhões). A empresa funciona, estrategicamente em rodovias de acesso às cidades, por que é lá, onde supostamente, os motoristas parariam para consertar os caminhões, então bastaria um bom atendimento, um serviço de qualidade para o negócio funcionar, certo? Não para o Mário. O Mário enxergou o mercado com visão ampliada e partiu para cima das empresas. Teve um caminhão ou uma picape é um prospect. Afinal, um dia o cardan vai dar problema!

É aí que entra o marketing dos tostões, ou de grão em grão a galinha enche o papo. O Mário pesquisou a fundo a economia que a transmissão cardan bem regulada pode gerar. Economia em combustível, em pneus, em desgaste de peças acessórias e em tempo de oficina quando a peça quebrar. Então o Mário montou uma apresentação para chefes de oficinas e mecânicos e vai de empresa em empresa mostrando o quanto é importante cuidar bem da transmissão (coisa que poucos observam) e a economia que a empresa pode fazer. São “tostões” que se economiza a cada abastecimento ou troca de pneus, mas que multiplicado pela frota dá um “caminhão” de dinheiro no final do ano.
Claro que ao término da apresentação o Mário credenciou a Cardan como empresa e a ele mesmo como vendedor consultivo. Resultado, a empresa não para de crescer, ganhar mercado e dinheiro.

Quando o Marcelo contratou o Mário a Cardan atuava em Fortaleza, Recife e Maceió. Já expandiram para Mossoró, Terezina, Belém e São Luiz e o Mário já faz um salário, se não à altura da sua capacidade ou ao crescimento que ele proporcionou para a empresa, mas o suficiente para viver com dignidade.

Almocei com o Mário dia desses e o seu projeto de vida é viver até os 120. Se o sucesso não subir à cabeça do Marcelo ou achar que o Mário está ganhando muito, bem antes disso o Mário transforma a Cardan na maior e melhor empresa do segmento no Brasil. Alguém duvida?


Nelson Gonçalves
www.nelsongoncalves.net
Autor: Nelson Gonçalves


Artigos Relacionados


Jogos Do Mario Conquistando Usuário De Todas As Gerações

Mundo Virtual Revisita Jogos Do Mario Bros

Correlações Do “prefácio Interessantíssimo” De Mário De Andrade

Selena Gomez Igualmente Vem A Ser Vítima De Ocorrências Esquisitas

Jogos Do Mario Online Foram Inspirados Em Jogos De Videogame

Veja Nesse Texto Como Os Jogos De Carros Bem Como Os Jogos Do Mario Vem A Ser Muito Desejados Na Web

Mario E A Princesa Peach