Como fazer automação de força de vendas



Se você é empresário, atua com vendas B2B (business to business – de empresa para empresa) já deve ter pensado em fazer a automação de sua força de vendas. Este artigo não tem a pretensão de ser a última palavra neste assunto, mas dispõe-se a nortear quem queira iniciar este processo.

Sua empresa ainda utiliza talão de pedidos? Seus vendedores ainda transmitem os pedidos via fax? Saiba que você pode agilizar seu processo de vendas e de faturamento, automatizando todo o processo. A automação aumenta a comunicação entre empresa e vendedor. Aumenta o número de visitas diárias. Reduz o corte por falta de produtos em estoque. Minimiza erros de interpretação de caligrafia. Acaba com o retrabalho na digitação de pedidos e notas fiscais. Reduz horas extras. Agiliza a expedição e entrega. Minimiza descontos e prazos fora do padrão. Auxilia na organização e agenda do vendedor. Oferece estoque e análise de crédito em tempo real. Todos estes benefícios podem ser traduzidos em poucas palavras: Eficiência e aumento de produtividade.

Recomendamos que você procure em primeiro lugar uma empresa séria para fornecer o software. Faça pesquisas, peça indicação a amigos que já passaram pelo processo e escolha pela qualidade. Este investimento é o coração do processo. Se o software não for bom, você não terá os resultados esperados.

Uma vez que tenha decidido pelo software, deverá avaliar a possibilidade de envio dos pedidos. São três as opções de envio:

Caso sua equipe retorne na empresa diariamente, os pedidos podem ser descarregados no fim do dia na empresa.
Caso seus vendedores não retornem, os pedidos podem ser enviados via transmissão de dados no fim do dia.
Ainda na hipótese de não retornarem na empresa diariamente, os pedidos podem ser enviados em tempo real, a cada pedido tirado transmite-se imediatamente após o fechamento da venda.
A 3º opção auxilia a supervisão de vendas, que pode monitorar a produção do vendedor baseada no endereço dos clientes e horário de transmissão dos pedidos.

Na opção 1 podem ser utilizados equipamentos simples para coleta de dados (handhelds), onde o envio de pedidos se dará por um cabo conectado diretamente a um computador, na sede da empresa.

Nas opções 2 e 3 o envio deverá ser feito por transmissão de dados, utilizando para isto uma linha telefônica, fixa ou móvel. Com a evolução dos telefones celulares, chegando ao patamar de smartphones (telefones inteligentes – quase computadores) A opção de envio de pedidos por linhas celulares ficou mais viável. Neste caso existem diversos fabricantes de renome, recomendamos que seu fornecedor de software indique o smartphone mais adequado.

Como será necessário transmitir os pedidos, você deve começar a pensar em ter um plano de celular empresarial. Caso já tenha, converse com a sua operadora para ampliação do plano e aquisição dos smartphones. Normalmente as operadoras oferecem os aparelhos gratuitamente, caso isso não seja possível, tente negociar para que ela subsidie o preço. Neste caso a operadora paga uma parte e você pagará a outra. É importante lembrar que as operadoras normalmente querem vender voz e você deverá negociar para que não se comprometa com um plano muito caro.

Já acompanhei este processo em algumas empresas, de 5 a 140 vendedores. Algo que percebi, foi o comprometimento do vendedor com a nova ferramenta. Nas empresas onde o aparelho foi descontado do vendedor em suaves parcelas, houve um cuidado muito grande com a ferramenta. Nas empresas onde os aparelhos foram entregues gratuitamente, houve casos de aparelhos atropelados pelo carro do próprio vendedor com menos de 15 dias de uso.
Autor: Evandro X


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