A EVOLUÇÃO NO ENSINO DE IDIOMAS NO BRASIL: O case NetLinguae



A EVOLUÇÃO NO ENSINO DE IDIOMAS NO BRASIL: O case NetLinguae.
Por José Ricardo Martins

O ensino de idiomas tem sido tradicionalmente considerado o estudo da comunicação quotidiana de um povo. No passado foi relegado basicamente às crianças, jovens e adolescentes. Os pais, num misto de frustração e encanto com o “novo mundo” que se abria com os primeiros sinais da globalização, colocavam seus filhos em escolas de idiomas desde tenra idade.

Neste contexto, logica e corretamente os materiais didáticos eram elaborados e concebidos para esse público, ou seja, para as crianças e adolescentes. As lições continham um panache de vocabulário, cenas da vida quotidiana, curiosidades sobre astros de cinema e televisão, sendo na maior parte dos casos situações em contextos artificiais. E para tornar mais artificial ainda, em muitos casos, o ensino era realizado sob a esdrúxula fórmula de traduzir frases.

Com o passar do tempo, os diálogos tornam-se mais interessantes e mais próximos da realidade da vida de uma metrópole americana. Além de aprender a falar sobre astros de cinema, televisão, Disney, final de semana, lazer e entretenimento, foram acrescentados tópicos mais atuais, como os problemas do mundo de hoje (poluição, aquecimento global, entre outros), além das profissões. Contudo, ainda estamos falando de um curso para o jovem. Os adultos, sobretudo os profissionais e executivos, continuam desassistidos na maior parte dos cursos de idiomas.

Um profissional ou executivo do mundo globalizado não tem mais tempo a perder com situações corriqueiras e sem correlação com suas reais necessidades de comunicação profissional. Na verdade, o profissional precisa ser capacitado para poder fazer apresentações, conduzir e participar de reuniões, negociações, tomar parte em tele e vídeo conferências, redigir e-mails e relatórios... enfim, fazer negócios no mundo globalizado.

A NetLinguae Comunicação Profissional é uma empresa que fez um trabalho na contramão. Em 1997, na sua fundação, entendeu que globalização chegou também ao mercado de trabalho brasileiro e elaborou um programa de treinamento voltado para a capacitação de profissionais globais no que refere-se à comunicação, interculturalidade e práticas de negócios internacionais. Por isso, sua missão é capacitar colaboradores e executivos de empresas para uma carreira global. Profissionais de diversas empresas já passaram pela NetLinguae, tais como Bosch, HSBC, Volvo, Renault, Bematech, Blount Industrial, Novozymes, Incepa, KPMG, Deloitte, Groupe Legrand, Perdigão, Seara Alimentos, Bunge Alimentos, Petrobrás, Weg, entre outras. Para a capacitação dos profissionais dessas empresas muitas parcerias foram realizadas, programas foram concebidos e adaptados, incluindo os treinamentos vivenciais, através das imersões.

A NetLinguae, diversamente de uma escola de idiomas regular que trabalha com a linguagem quotidiana e de adolescentes, é uma empresa de treinamento empresarial e consultoria que capacita profissionais para o mercado global e proporciona soluções completas em comunicação profissional internacional, incluindo treinamentos, preparações rápidas para viagens e participação em feiras, traduções, avaliações para contratações de colaboradores e executivos, etc. Esse tipo de trabalho direcionado para as necessidades das empresas e de seus colaboradores e executivos, e dentro do contexto de mundo globalizado que vivemos, resulta em um retorno muito maior do investimento no treinamento realizado. Afinal, a globalização está trazendo muitos desafios para as empresas e muitas oportunidades para os profissionais e executivos brasileiros.

Em se tratando de globalização e a sua conseqüente interligação dos mercados, a NetLinguae não esqueceu um aspecto crucial para o sucesso dos negócios internacionais: a interculturalidade. A interculturalidade é o entrelaçamento das diferentes culturas agindo e interagindo em redes, em níveis e subníveis diferentes (sobrepostas) nos relacionamentos e nas interações comerciais. Ter consciência de nossa diferença cultural em relação à do interlocutor e, também, possuir consciência das diferenças da cultura do interlocutor com relação à nossa, é fator primordial para o sucesso das parcerias e negócios internacionais.

Isto significa que devemos abolir nossas particularidades e nossa cultural? Não! Devemos, sim, nos momentos de interação com uma cultura diferente, tornar-nos mais conscientes das diferenças culturais que estão interagindo naquele momento e deixar em suspenso nossa maneira específica de ser (aquilo que pode causar conflitos) e adotar um comportamento mais neutro para que os negócios possam fluir melhor. Um exemplo banal: não tocar o interlocutor com as mãos e braços e mesmo não se aproximar demais dele(a), respeitando seu espaço (sua bolha invisível de 01 metro).

Assim, nos anos de globalização, a competência intercultural tornou-se tão importante quanto falar a língua dos negócios. No entanto, esse aspecto não vem recebendo o devido valor por parte dos responsáveis pelo desenvolvimento e treinamento das empresas.

A NetLinguae oferece uma imersão intercultural através dos intercâmbios, onde o profissional ou o executivo do mercado escolhe o destino para conviver em uma sociedade e país diferentes, além de estudar a língua, para alargar os horizontes e a compreensão intercultural.

A evolução continua hoje com o sistema de e-Learning. A NetLinguae montou uma área específica para cuidar desse promissor negócio. Hoje cada vez mais os profissionais e executivos do mercado querem aliar flexibilidade com qualidade. A NetLinguae percebeu essa tendência e selecionou uma plataforma francesa (Auralog), com o que existe de melhor no mundo em termos de reconhecimento de voz, inteligência artificial e customização de programa de treinamento para oferecer à sua clientela qualidade e resultados efetivos, com total controle dos seus professores e do responsável pela formação na empresa. Esse sistema de e-Learning pode ser aliado ao presencial.

Para estar mais próximo do cliente, a NetLinguae está selecionando parceiros para estabelecerem pólos de e-Learning nas diferentes cidades do Brasil.

Em suma, o ensino de idiomas no Brasil fez um caminho de adaptação às necessidades das empresas e das tecnologias disponíveis no mercado para que o profissional brasileiro possa ser melhor capacitado para trabalhar e interagir com o mercado global.

www.netlinguae.com.br
[email protected]
Autor: José Ricardo Martins


Artigos Relacionados


Profissionais Investem Na Capacitação Após Os 40

Franquias De Escola De Idiomas Investem Em Cursos Para Executivos

A ImportÂncia Do InglÊs No Nosso Dia-a-dia

Franquia De Escola De Idiomas Está Em Expansão No Mercado

Jovens Investem Em Franquias De Escolas De Idiomas

Capacitação Profissional é Para Profissionais

A Importancia Do Profissional Bilingue No Mercado De Trabalho