Repense o seu canal de distribuição



Se você fornece produtos, sabe que o sucesso de suas vendas está diretamente ligado à escolha correta de seu canal de distribuição. Algumas empresas contam com distribuidores, outras vendem para atacadistas, algumas fazem sua venda através de marketing de rede, comércio eletrônico ou ainda a venda direta ao consumidor.
Numa época em que o computador estava iniciando sua popularidade mundial, algumas empresas como IBM, Compaq e HP estavam dispostas a vendê-los em larga escala, passando por distribuidoras ou, por grandes canais varejistas até que enfim o consumidor final tivesse acesso. A grande dificuldade sentida pelo cliente,era a falta de flexibilidade nas configurações dos equipamentos. Em 1984 um universitário de nome Michael Saul Dell percebeu que estes canais de distribuição poderiam ser aperfeiçoados. Ele se dispôs a ouvir seus clientes e vender os equipamentos com as configurações desejadas por eles. Nascia no dormitório da faculdade um negócio que iria faturar US$ 6 milhões no primeiro ano.
Com a chegada da Internet e das vendas on-line estabeleceu-se um cenário ainda melhor para os negócios da empresa. Hoje em dia a Dell é conhecida justamente por não ter atravessadores entre suas fábricas e seus clientes. Evidentemente seu esforço em publicidade é muito maior que o de seus concorrentes. Suas vendas são apoiadas por esforço de marketing em televisão, internet, anúncios em revistas e mala direta para seus clientes. A grande sacada de Michael foi olhar para as necessidades dos clientes, ele acreditou que investindo poderia ganhar dinheiro com esta deficiência do mercado. A partir da estratégia da Dell o mercado de informática mudou muito e nós como consumidores temos acesso a uma maior variedade de ofertas.
Ficou inspirado pela história de Michael Dell? Visite o blog Mundo das Marcas e conheça melhor a trajetória de sucesso da empresa. Visite também o site da Dell e confira como são flexíveis as configurações dos equipamentos.
E o seu produto, está sendo distribuído pelo canal mais eficaz? Você já ouviu o que seu cliente tem a lhe dizer? Está utilizando o potencial da internet para divulgar e vender seu produto? Pense sobre isso e quem sabe você não revoluciona a maneira que o mercado tem em vender seu produto. Abraços e boas vendas!

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Autor: Evandro X


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