MERCADO MUNDIAL DE MADEIRAS NATIVAS



Desde o 2° semestre de 2005, devido às constantes valorizações de nossa moeda, o setor de base florestal vem enfrentando dificuldades na produção e venda rentável de seus produtos.

Somado a isso os valores de insumos e mão-de-obra aumentaram e dificultaram ainda mais a vida de empresas desse setor.

O impacto dessa crise poderia ser melhor absorvido pelo mercado florestal brasileiro se tivéssemos melhor conhecimento dos preços praticados pelo mercado internacional.

Uma comparação entre alguns preços do mercado brasileiro e o mercado internacional pode ser vista na TABELA 01.

TABELA 01 – PREÇOS PRATICADOS NO BRASIL E EXTERIOR PARA PRODUTOS DE MATAS NATIVAS

-----VER TABELA NO ARTIGO COMPLETO-----


Pode-se perceber que todos os produtos citados estão abaixo do preço do mercado internacional, uma ressalva feita ao compensado brasileiro que se aproxima do valor comercializado internacionalmente.

Na TABELA 02 podemos ver a defasagem de preços dos produtos brasileiros em relação ao mercado mundial, chegando a um patamar de mais de 50%, para madeira serrada, abaixo do valor praticado internacionalmente.

TABELA 02 – PORCENTÁGEM QUE OS PREÇOS DE PRODUTOS DE FLORESTAS NATIVAS BRASILEIRAS DEFASAM DOS PRATICADOS INTERNACIONALMENTE

-----VER TABELA NO ARTIGO COMPLETO-----


Essa realidade é passível de mudança, mas não instantaneamente. O mercado brasileiro deve procurar especializar-se e aos poucos chegar mais próximo aos preços praticados internacionalmente, tornando assim a estrutura florestal brasileira mais sólida e competitiva.

Ao valorizarmos nossos produtos de origem florestal e continuarmos seguindo normas exigentes de padrão de qualidade, estima-se que em quatro anos poderemos estar alcançando os preços praticados pelo mercado internacional.

GRÁFICO 01 – PERSPECTIVAS DO CRESCIMENTO DE PREÇOS DE PRODUTOS DE FLORESTAS NATIVAS NO BRASIL

-----VER GRÁFICO NO ARTIGO COMPLETO-----


Hoje o Brasil contribui com menos de 5% das exportações mundiais, o que facilita a nossa valorização sem que o mercado internacional reaja negativamente à alta de preços dos produtos brasileiros.

Dentre os produtos analisados vemos que empresas que detém maior tecnologia, especialistas em mercado e vendas, são as que conseguem elevar seus preços ao patamar do mercado internacional, mantendo-se sólidas e consistentes mesmo em meio à crise do câmbio.
Autor: *Ernesto Augusto Garbe* EAGARBE


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