Os problemas do Brasil e a sua solução



Os problemas do Brasil e a sua solução

É impressionante a quantidade de fatos negativos que ocorrem diariamente em nosso país, alguns com uma freqüência cada vez maior, o que nos conduz a um sentimento de impotência e ao pessimismo. A violência crescente dos crimes, os acidentes de trânsito cada vez mais comuns e de uma violência incrível, as notícias de corrupção em muitos setores, inclusive na política, as deficiências em inúmeros serviços públicos como no atendimento à saúde, na educação, na segurança pública, nas estradas de rodagem, muitas quase intransitáveis, o desperdício de água, de energia, de alimentos, de verbas públicas etc. Essa sequência interminável de carências do Brasil, que o faz ser classificado como subdesenvolvido, apesar das suas fabulosas riquezas naturais, nos conduz a uma frustração que já perdura por muito tempo.
Quando refletimos sobre os inúmeros problemas de nosso país, temos a impressão de que a sua solução é quase impossível a curto prazo. Ao contrário, tenho a convicção de que isso não corresponde à realidade. Pretendo demonstrar inclusive, que esses problemas tem uma única causa. Embora seja difícil de admitir que deficiências em setores tão diversos, com uma complexidade que supõe uma infinidade de causas, possa ter origem em um único fato, é o que mostraremos a seguir.
Consideremos os acidentes de trânsito, cada vez mais freqüentes em nosso país, que matam um número impressionante de pessoas por ano, e incapacitam milhares de acidentados, tal como uma guerra interminável. O Brasil é um dos países com maior número de acidentes de trânsito. Sabemos que esses acidentes tem como causa principal, a imprudência dos condutores dos veículos, que não obedecem as leis e regulamentos do trânsito. Concluímos que eles são muito indisciplinados. Se em nosso país há mais acidentes que em outros países é porque o brasileiro é muito indisciplinado. Ora, a falta de disciplina conduz o ser humano a uma infinidade de erros, como provaremos em nossa exposição.
Examinemos a questão da violência crescente em nosso país. Qual a principal causa da violência? Todos afirmam que é a miséria. Mas então, por que a violência é maior nas grandes cidades do que nas regiões mais pobres do país? Por que não vemos pessoas praticando violência para conseguir um pedaço de pão para comer? Ao contrário, o que vemos é criminosos assaltando pessoas ou bancos para conseguir grandes somas de dinheiro. Esses criminosos que assaltam e matam para obter dinheiro, certamente não estão passando fome. Na realidade, o que constatamos é que o que move a maioria dos bandidos é o dinheiro. A impressão (ilusória) que todos têm é que o dinheiro traz a felicidade, pois permite obter muitos bens materiais, por isso pessoas sem formação, como os criminosos, tentam por todos os meios, consegui-lo. As pessoas de bem também desejam o dinheiro, mas trabalham honestamente e lutam para obtê-lo. Qual a diferença entre um bandido e uma pessoa de bem? É justamente a sua formação, que lhe ensina que devemos conquistar o que desejamos trabalhando arduamente e não praticando a violência. Isso significa que as pessoas de bem são disciplinadas, conforme lhe foi ensinado quando da sua educação. Então a criminalidade é resultado da falta de uma educação com disciplina.
A corrupção também é o resultado da indisciplina, porque o corrupto, com a sua obsessão pelo dinheiro, despreza os preceitos de sua consciência, numa fraqueza de caráter, que é resultado da falta de disciplina.
Por que há tanta deficiência nos serviços públicos no Brasil? Esse fato que vem de há muito tempo, prova a ineficiência de muitos políticos que mais se preocuparam com o seu enriquecimento do que em resolver os problemas do Brasil. Ao não cumprirem o seu dever, eles colocaram os seus interesses pessoais acima do bem do país e provaram que são indivíduos sem patriotismo, com falta de princípios, e deixaram se levar por seus desejos egoístas, o que significa que tiveram uma educação sem disciplina.
Outro fator que tem contribuído para a decadência do ser humano, não só no Brasil como em todo o mundo, é um conceito falso de liberdade que conduz as pessoas a agir sem preocupação com os seus deveres e com a sua consciência, independentemente dos prejuízos que provocam aos seus semelhantes, o que é fácil de perceber em nosso país, onde predomina esse modo de pensar, resultado também da falta de disciplina.
A razão da importância da disciplina é o fato de que todo ser humano tem a tendência de ser levado por suas paixões e seus desejos egoístas e por isso ele necessita de uma educação baseada nesse autocontrole, que refreie essa propensão para agir sem considerar os prejuízos dessa conduta para os seus semelhantes. Esse fato tem contribuído para o aumento da violência, devido aos conflitos resultantes de tal comportamento, assim como para a degradação do ser humano, que se tornou escravo de suas paixões. A disciplina, em última análise consiste em agir racionalmente, superando os impulsos resultantes das nossas paixões, resultando em um comportamento mais conveniente para nós mesmos e para o convívio mais harmônico com nossos semelhantes.
Podemos concluir que a maioria das deficiências do nosso país decorre de uma educação em que não se dá prioridade ao ensino do autocontrole, ou disciplina, desde os primeiros anos de vida. Como as crianças, nos primeiros anos estão com a sua educação sob a responsabilidade dos pais, há uma dificuldade em se realizar tal providência. Isso devido ao fato de que a maioria dos pais trabalha fora e não têm o tempo necessário para um cuidado maior com seus filhos. Por esse motivo, seria necessário encaminhar as crianças o mais cedo possível a creches onde deveríamos ensinar as crianças a agir disciplinadamente. É necessário ensinar as crianças desde os primeiros anos de vida porque se elas não aprenderem a controlar seus impulsos desde cedo, fatalmente viciarão no seu comportamento ditado por suas paixões, tornando inútil as tentativas de corrigi-las mais tarde. É preciso salientar que quando falamos em ensinar a disciplina, não queremos dizer que devemos submetê-las a um regime severo, com punições caso não obedeçam, como se fazia no passado, mas simplesmente ensinar um autocontrole, mostrando que quando se age com disciplina, se age mais racionalmente e os resultados são melhores.
Assim a afirmação muito comum no Brasil de que o nosso subdesenvolvimento só será superado pela educação, é muito verdadeira. Apenas temos a observar que simplesmente alfabetizar todo o povo, ensinar-lhe as ciências, técnicas e artes necessárias para tornar o indivíduo uma pessoa plenamente capacitada para o trabalho e mesmo ensinar-lhe as regras da moral e da ética, absolutamente não são suficientes para a sua formação. Há muitas pessoas que tiveram uma educação de nível superior em nosso país e que são criminosos ou corruptos, provando isso. O mais importante é ensinar as crianças a terem o autocontrole ou disciplina, o que fará das mesmas, cidadãos responsáveis, honestos e produtivos, pois cumprirão o seu dever para com o Brasil e o conduzirão rapidamente ao progresso do pleno desenvolvimento, que todos desejamos.
Apesar de se afirmar, a todo momento que a solução dos nossos problemas seria promover a educação do povo, não vemos nenhuma ação decidida dos governos com esse objetivo. Seria necessária uma revolução pela educação no Brasil, mas infelizmente só ouvimos discursos e propostas que nunca se concretizam.

Alvaro Leite Pereira de Souza
Autor do livro Redescobrindo a Sabedoria Milenar Scortecci Editora SP
[email protected]
Autor: Alvaro Leite Pereira de Souza


Artigos Relacionados


Carnaval 2011, Fantasias De Sangue E Carros Alegóricos Da Morte!

Educação: Onde Tudo Começa

Os Maus Exemplos Vêm De Cima

Educação Brasileira: Ela Tem Solução?

Atualmente Educamos Violência?

Pobreza E A ViolÊncia No Brasil

Direito, Sem Educação