COMUNICAÇÃO INTERNA – É A HORA E VEZ DA COMUNICAÇÃO SUPERAR O SILÊNCIO



Cada vez mais me surpreendo, vou explicar. Quando uma empresa passa a realizar ações de COMUNICAÇÃO INTERNA, ela é de fácil identificação. Quando toda a empresa participa de ações de COMUNICAÇÃO até mesmo a qualidade do trabalho melhora. Todos passam a participar, ativamente, das ações da empresa, os problemas passam a ser discutidos por todos. O objetivo é acabar com a famosa rádio pião, eliminar as conversas "fiadas", e passarmos a divulgar as mensagens com exatidão. O que são conversas? O que são mensagens? Será que conversas e mensagens significam MARKETING INTERNO? Em minha opinião estamos falando de "COMUNICAÇÃO".
Para que possamos ter um bom nível de comunicação na empresa, precisamos de três áreas, são elas: Comunicação, Recursos Humanos e Design. Nosso objetivo é fazer com que o objetivo da empresa seja alcançado, não estamos falando aqui em "vender" a empresa para os nossos “colaboradores” empregados, desculpe-me, não estou vendendo nada aos meus “colaboradores” empregados, eles sim, estão me vendendo sua mão-de-obra e, o que espero deles? Espero serviços de qualidade e, para isso vou abrir um canal de comunicação eficaz para que as conversas não cheguem distorcidas aos diversos setores da empresa.
Muitos departamentos da empresa podem colaborar no desenvolvimento da abertura da Comunicação Interna.
Por exemplo:
- Departamento de Design – Departamento especializado em realizar desenhos artísticos, charges e outros recursos audiovisuais, revistas internas, folhetos, jornais internos, revistas, etc. Podemos contar com a participação dos empregados, muitos possuem dons que até então é desconhecido por falta de oportunidade de mostrar o que sabem fazer tão bem;
- Departamento de Comunicação – Responsável por fazer chegar a informação, escrita, falada, televisiva, etc., a todos os níveis hierárquico;
- Departamento de Recursos Humanos - Departamento que tem acesso a todos os empregados e, muitas vezes, conhecendo características que a maioria desconhece.
Algumas organizações já estão contratando pessoas especializadas em jornalismo para desenvolverem projetos de Comunicação Interna.
Ao planejarmos e programarmos uma estratégia de Comunicação Interna, algumas diretrizes devem ser observadas. Antes de tudo, o foco da Comunicação Interna deve ser reconhecido e aceito, totalmente, pelas lideranças.
Já dizia o Velho Guerreiro (Chacrinha):
"QUEM NÃO SE COMUNICA SE TROMBICA".
A arte da comunicação é muito mais forte do que se possa imaginar, é levar a informação, ampliando o conhecimento, é atrair as pessoas em torno de determinados assuntos que até então era desconhecido, é envolver toda uma sociedade através de mensagens claras com objetivos específicos. E, neste processo, todos os empregados podem mostrar seu valor e atuar de forma a tornar uma organização bem informada ou não.
Enfim, uma boa comunicação interna depende de todos nós!
A comunicação deverá estar alinhada a diversas outras ações que possam incentivar a melhoria contínua através da motivação individual. Não se pode exigir qualidade total dentro de um panorama onde a comunicação é truncada, onde as pessoas envolvidas em todo o processo não têm, sequer, o direito em saber para quem ele esta confeccionando aquele serviço.
E ainda dizem que o MUNDO esta globalizado!
Quando passamos a adotar um sistema de comunicação integrado e aberto a todos os níveis, não vamos precisar de grandes divulgações, todos, clientes, comunidade, familiares etc., passarão a perceber as mudanças. E por falar em mudanças... Muitos vão se opor de forma radical achando que determinadas “INFORMAÇÕES” não podem “VAZAR”, que “AQUELAS PESSOAS” , sabe? Aquelas pessoas do chão de fábrica, não podem ter acesso a tudo. Pensamento arcaico! Desde que a linha de montagem foi introduzida nas fábricas por volta de 1913 por Henry Ford, determinados conhecimentos estão fragmentados, cada pessoa faz um pequena parte dos serviços, não vejo a por que de tanto medo. Mesmo que uma única pessoa faça os serviços, será que o medo esta na hipótese desse empregado poder chegar a ser um concorrente? E se isso acontecer, qual o problema? Será que esse empresário de hoje não é concorrente de alguém?
É claro que todos passarão a observar as mudanças através da motivação dos empregados, na qualidade dos resultados, no atendimento, na entrega, nos prazos de pagamento, na conservação dos recursos, na diminuição do absenteísmo, na redução do turnover, na cooperação entre equipes de trabalho, são tantas as melhorias que é preciso ver para crer.
Não precisamos perder horas preciosas de trabalho para descobrir um meio de fidelizar o cliente. Não, precisamos ganhar horas preciosas para que o cliente possa se fidelizar.
Quantas reuniões? Quantas horas de trabalho perdidas? Quantas pessoas em torno de uma mesa oval discutindo qual a melhor maneira de se atingir o cliente? Quantas noites de sono mal dormidas? Quanto dinheiro “INVESTIDO” em ações que só geraram CUSTOS? Quantas pessoas perderam seus postos de trabalho devido a estratégias mal sucedidas?
É através da participação de todos que podemos chegar a resultados mais que satisfatórios todos fazem parte do mesmo problema, todos dentro de uma organização tem uma só missão que é o objetivo final. Pra que penalizar com demissões, enxugamento e outras ações as pessoas que não nem sabem dos insucessos e nem participaram deles? Qual foi o mal que eles cometeram? E quem participou do insucesso teve alguma punição?
Com a participação ativa de todos através de uma boa comunicação, muitas empresas podem achar o caminho para o sucesso. Não se esqueçam de recompensá-los.
Quanto mais envolvido e bem informado os empregados estiverem, com certeza, a missão e objetivo final de seu negócio serão alcançados com qualidade.
Basta uma nova informação bem passada, isso faz ampliar a visão de qualquer pessoa, mesmo aquela mais desinformada, gerando um conhecimento sistêmico de todo o processo.
Para os empregados, as ações da empresa devem representar um sentido, para que o trabalho possa estar alinhado a esse mesmo sentido, só assim ele, o empregado, consiga se comprometer em todo o processo. O empregado deve ser conhecedor da verdadeira importância de seu trabalho dentro desse contexto, o quanto ele é importante na condução de todo o processo.
É através dos empregados que a empresa fica cada vez mais conhecida lá fora, eles são muito bons em fazer esse boca a boca. Vejam que esse boca a boca se transforma no maior meio de comunicação externa. Tudo isso depende de como esses empregados estão sendo tratados pelos supervisores, gerentes, diretores etc. Quando os empregados sentem-se desmotivados, descontentes, sua auto-estima baixa, onde o trabalho não apresenta desafios, eles poderão vir a ser geradores de prejuízos, inconscientemente, tudo isso por falta de sensibilidade e uma boa comunicação. Um bom clima organizacional só se constrói através da valorização do ser humano e de outras ações que possam harmonizar tal convívio.
Saber trabalhar as diversidades é mais que necessário para que se possa atingir objetivos traçados. Saber interagir com todos dentro de uma organização é uma arte e, só conseguiremos isso através da Comunicação, fazer com que os empregados estejam sempre bem informados, fazer com que a informação chegue a todos os níveis, abrir a oportunidade do debate, dando desafios e preparando-os para o futuro. Fazer da Comunicação Interna uma ferramenta eficaz para o atingimento dos objetivos.
Essa troca de informações é responsável por levar a todos os níveis o conhecimento, são interações diminuindo o peso da hierarquização que esta impregnada na organização.
Não consigo relacionar ações de Comunicação interna a ações de Marketing, em minha humilde opinião são vias paralelas, o Marketing abrindo mercado, pesquisando mercado, assumindo o papel de abridor de novos mercados e realizador de ações mercadológicas, enquanto a comunicação interna visa a o tratamento do clima organizacional através de diversas ações onde o empregado possa dar sua contribuição para a satisfação dos resultados esperados por toda a organização e para que se faça cumprir tudo que Marketing planejou para o cliente.
Se o Clima organizacional não estiver totalmente atendido, não tem ação de Marketing que faça com que as coisas melhorem, não tem. Posso me dar o luxo de afirmar que a abertura de uma boa comunicação funciona melhor que muitos remédios dantes já receitados e que não funcionaram.
As mudanças oriundas das ações da Comunicação Interna não podem ser atribuídas ao Marketing, como já mencionei acima, são vias paralelas que no fundo se encontram pois ambas trabalham dentro de um único objetivo. Se for para atribuir ao Marketing essas mudanças, não poríamos deixar de fora o Recursos Humanos, que também trabalha para encontrar o profissional que melhor se alinha a visão, missão e valores da organização através das competências organizacionais. É como se todos os departamentos fossem colocados dentro de um funil onde todos terão que passar pela mesma abertura, essa abertura é o objetivo final, um só pensamento, um só trabalho, uma única missão dividida com diversas pessoas. Não é tarefa fácil!
Na verdade há e um certo impacto psicológico, quando falamos em Marketing Interno, nossas mentes se voltam ao marketing e, passamos a respirar marketing. Marketing, se observada de forma pragmática, a palavra assume sua tradução literal: Mercado. Pode-se, então, afirmar que Marketing é o estudo do mercado.
Marketing é uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços.
FRAGA, Robson, 2006
Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.
KOTLER e KELLER, 2006
Mas por que a Comunicação Interna é tão importante numa organização?
A Comunicação é a forma mais antiga que como ferramenta serve para aproximar as pessoas das pessoas, fazendo-as se sentirem parte importante de um processo complicado chamado organização.
Enfim, uma boa comunicação interna depende de todos nós!
Abraços
Prof. Roberto Pierre Rigaud
Autor: Roberto Pierre Rigaud


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