Lean Manufacturing - Manufatura Enxuta - tudo tem um começo



A manufatura enxuta está sendo implantada em muitas empresas de diversos setores no Brasil, mas quando começamos a implantar essa filosofia em 2006 na galvânica de uma grande empresa de auto-peças surgiu a dúvida: será que isso vai funcionar para produção em “batelada” ? Como “puxar” a produção sem ter estoques intermediários ? Como produzir uma peça de cada vez se o tanque para galvanização comporta centenas ou milhares de peças ?
Em vez de procurar respostas teóricas, apostamos que a prática nos responderia. Uma das primeiras providências foi criar uma área para trabalhar o conceito. Não apenas um espaço físico para colocar os dados, reunir o pessoal ou talvez alojar o coordenador; mas uma sala de aprendizado, onde todos os envolvidos se encontrariam com suas dúvidas e sem medos inúteis. Alias, não tínhamos um coordenador. Ao ser questionado pelo diretor a respeito disso, respondia simplesmente que nós todos éramos responsáveis pela implantação. Aposta temerária ou corajosa, o tempo diria.
Mas logo os resultados provaram que a vontade de aprender supera em muito a falta do professor formal. Tornamo-nos especialistas em pedir dicas, visitar outras áreas, copiar soluções por vezes díspares, sem o menor preconceito e gastando o mínimo do mínimo. Afinal para manter o negócio de galvânica era preciso ter custo muito competitivo, mas sem abrir mão da legalidade ambiental.
Implantamos o conceito da “puxada de apoio técnico”,pelo qual os times das linhas de produção informam, através de kanbans (cartões) a necessidade da presença do técnico adequado na reunião matinal. Assim, toda manhã, o escritório se encontrava na fábrica, via a situação no quadro geral com todos os kanbans da puxada técnica, cada pessoa retirava os que lhe cabiam e participava da reunião na linha. Além de suportar e orientar, o desafio foi ouvir, ver e perceber o que se passava. Existem excelentes ferramentas para acompanhar o clima como, por exemplo, o quadro indicador do humor de cada funcionário, mas ir ao encontro das pessoas requer também sensibilidade.
As metas e resultados foram expostas em quadros bem próximos à área do café. Tínhamos consciência de que, como em qualquer ciência, a formula ou gráfico é uma pequena fotografia da verdade: muito útil, mas insuficiente. Por isso a transparência foi aprimorada a cada dia, em todos os meios de comunicação, especialmente o contato direto entre pessoas. A dúvida exposta, quando bem recebida, gera credibilidade e compromisso.
Desde criança fomos treinados a responder, mas a experiência como professor me ensinou como é difícil fazer perguntas e elaborar uma boa prova. Ao longo dos meses nos demos conta do tesouro que recebemos: excelentes perguntas. Através de reuniões semanais o grupo de implantação foi estudando conceitos, ações e resultados. O debate entre teoria e pratica nos ofereceu a maioria das respostas. Descobrimos também que nem todas as ferramentas são imutáveis ou essenciais. Existem bons caminhos conhecidos e outros tantos a se descobrir. Nós estávamos desbravando o caminho da fabricação enxuta para a galvanoplastia.
No final de 2007 podia-se escolher facilmente quem seria nosso coordenador para 2008, porque do estagiário ao gerente todos estavam convencidos de que jamais deixariam de ser alunos, inclusive o coordenador.

Alguns resultados em um ano :
inventário em produção : menos 75%
índice de não qualidade : menos 50%
índice de entrega : 100%

Carlos Roberto Lopes

Professor da Facamp e Metrocamp, Palestrante, Consultor de Estratégia e Manufatura Enxuta.
[email protected] www.carobelopes.com.br
Autor: Carlos Roberto Lopes


Artigos Relacionados


Lean Manufacturing - O Segredo Da Melhoria Contínua

Lean Manufacturing – Filosofia Em Crise ?

As Contribuições Do Coordenador Pedagógico Na Prática Do Professor No Ensino Fundamental Do Colégio “x” No Município De Riachão Das Neves

A UtilizaÇÃo Das Ferramentas Da Qualidade Nos Processos Organizacionais Em Um EscritÓrio De Contabilidade Da Cidade De Natal/rn.

Já Pensou Em "enxugar" Sua Empresa?

A Coordenação Pedagógica E Os Seus Questionamentos

Just In Time E O Kanban