REQUISITOS PARA UMA BOA FORMAÇÃO ACADÊMICA



O mundo acadêmico sempre revela para os alunos que nele ingressam importantes revelações e surpresas a partir da convicção de que estes estão saindo do Ensino Médio e do tradicional paternalismo do mundo Escolar e ingressando em um local onde vai desenvolver uma nova postura e um novo modelo de aprendizado onde a autonomia é primordial para o alcance pleno do conhecimento. Vale ressaltar que a vida acadêmica requer a busca do conhecimento de forma mais forte e de maneira mais individualista pelo aluno embora a cooperação seja fundamental para a caracterização do conhecimento acadêmico. No mundo acadêmico não temos os costumeiros horários de saída e entrada , mas isso não dá ao aluno a oportunidade da chegada atrasada nem a saída mais cedo que tem sido comum em aulas das Faculdades e Universidades de diversos cursos. Mesmo não sendo cobrado em termos de horário é fundamental que o aluno tenha posturas firmes em relação ao cumprimento de horários para aproveitamento completo do conteúdo e dos processos de conhecimento gerados nas aulas ou encontros com os professores.
É fundamental para o aluno universitário adquirir hábitos de leitura e procurar sempre ser pontual na entrega de trabalhos, fichamentos, resumos ou seminários e avaliações designados pelos professores das diversas cadeiras que não são mais matérias e obedecem a um ritmo diferente no conteúdo , na maneira de aprendizado e na relação professor x aluno. Os acadêmicos deverão sempre buscar o conhecimento firme, autônomo e relacional para sua formação acompanhando sempre periódicos, jornais e revistas que tenham relação direta ou indireta com o curso ao qual o aluno esteja vinculado. É vital também que os alunos estejam firmemente engajados com o processo de pesquisa gerado em sua instituição participando ativamente de grupos de pesquisa, de estudo e até mesmo de movimentos culturais e políticos gerados em sua Instituição de Ensino. O conhecimento deve ser uma busca constante sendo pautado numa lógica de cumplicidade entre alunos e docentes para formar sempre hábitos e desejos de pesquisa no processo de geração de idéias que sempre foram características de nossas Faculdades e/ou Universidades.
Outro requisito fundamental para o aluno de Instituições de Ensino Superior é o zelo pelo seu local de ensino procurando sempre representar bem os cursos aos quais pertença numa ação lógica de produção teórica seja ávido a servir ao desenvolvimento científico e tecnológico do país para desenvolver incessantemente ações lógicas que tenham como elemento fundamental o desenvolvimento do conhecimento e o aprofundamento de uma formação que não deve parar na graduação e ir além da formação acadêmica. É importante também buscar a superação do conteúdo gerado em sala de aula avançando no conhecimento gerado e partindo celeremente para produção de idéias veiculadas em textos publicados em jornais, revistas científicas indexadas e livros ou revistas acadêmicas o que certamente contribuirá para um melhoramento do nível curricular do aluno.
Importante também para o aluno é sua participação em seminários, colóquios e atividades dentro e fora da Instituição ao qual pertence numa participação sempre ativa com produção de textos, apresentações de trabalhos e engajamento individual e coletivo no desenvolvimento da pesquisa no ambiente acadêmico e na sociedade em geral. O aluno universitário deve – se reconhecer como um ser privilegiado diante da exclusão tão comum no mundo da educação e buscar sempre superar a situação de miséria, pobreza e segregação comum em nossa sociedade procurando ser um ser ativo no desenvolvimento da cidadania e na melhoria do nível científico e cultural do local do qual faz parte e vive.
Autor: Francisco Djacyr Silva de Souza


Artigos Relacionados


Cidadão Crítico

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

Ctrlv- Ctrlc - Q Que Fazer?

A Importância De Metodologia Do Trabalho Científico Nos Cursos De Bacharelados E Licenciaturas

Síntese: Toda A Prática Pedagógica Gravita Em Torno Do Currículo

Blogs, Orkuts E Sites À ServiÇo Da EducaÇÃo

Pedagogia Do AbraÇo