O exemplo do Ronaldo Fenômeno



Um dos problemas que atinge o trabalhador é a síndrome de Ronaldo Fenômeno. Todos sabemos quem é Ronaldo Fenômeno e o que ele representa para o futebol brasileiro. Outro fato que é de conhecimento de todos é que seu contrato com seu principal patrocinador é vitalício.

Até ai tudo bem, ele merece, pois faz por onde. Porém, isso não o faz ficar menos relapso sabendo que nunca mais na vida ficará pobre. Ele já provou e continua provando que apesar de todas as regalias do mundo precisa dar duro para ser o jogador de sempre, não importa a dificuldade. O que não poderia nunca acontecer é ele ter o sentimento de que está tudo bem, que não precisa cuidar de seu corpo.

O que tudo isso tem a ver com o mundo empreendedor? Bem, tenho conversado com empresários de diversos segmentos e pesquisado uns tantos outros. O que me surpreende é o sentimento que alguns têm em relação a suas empresas. Muitos acham que o fantasma da falência nunca vai passar por eles, que suas empresas são auto-suficientes a ponto de sobreviverem para sempre.

Eu acredito e muito que crise está dentro de nós e que devemos sim procurar soluções inteligentes para driblá-la, porém ser relapso e ver a banda passar é realmente algo que só pode passar na cabeça de quem não tem preparo para continuar no mercado e está apenas brincando de ser empresário.

Amigos, a famosa frase “isto nunca vai acontecer comigo” precisa ser definitivamente banida de nossos vocabulários, o empresário precisa cada vez mais se capacitar e entender que ter uma empresa é algo tão sério quanto constituir uma família. Há no mercado diversos cursos que possibilitam melhor entendimento em custos, finanças, etc. Não façam como muitos que fazem do caixa de suas empresas o local mais visitado no dia, ou seja, qualquer problema de ordem financeira correm para ele. Isto é no futuro pedir pra falir, é estar desatento ao que acontece no mundo aqui fora.

Voltando ao fenômeno, sua capacidade de reação é muito forte. Ele consegue enxergar que superações fazem parte de seu dia a dia, ele estabelece metas e prazos para voltar depois de uma contusão, ele sabe aonde ele quer chegar: bem longe. Ao contrário, alguns empresários acham que suas economias nunca mais acabarão e que a galinha dos ovos de ouro (o caixa da empresa) nunca mais vai parar de funcionar. Talvez isso seja verdade, porém tem que haver domínio disso, saber exatamente quanto entra e quanto pode sair, pois no caixa vive a saúde da empresa e não podemos deixá-lo pegar uma virose sequer.

É uma pena que alguns de nossos empresários ainda pensem assim, que não procurem em pessoas e instituições exemplos que lhes fortaleçam e que os deixem cada vez mais aptos a caminhar com segurança rumo ao topo. Quem dera se todos presidentes, diretores, gerentes e supervisores pensassem e agissem como Ronaldo Fenômeno, que busca algo que todos deveríamos buscar, a excelência.

Amandio Bastos Junior

[email protected]
Autor: Amandio Bastos da Silva Junior


Artigos Relacionados


O Planejamento Financeiro Para O Micro Empresário

O Custo Dos Custos.

A Visão Comercial Fora De 4 Paredes.

Modelo De Fluxo De Caixa Em Excel Direcionado A Micro E Pequenas Empresas

A Visão Comercial Fora De 4 Paredes.

Executar Idéias Ou Ficar No Prejuízo?

A Recuperação De Empresários Em Dificuldade Financeira Provisória